Buscar

MODULO 1 PCP A DIVERSIDADE DA CIÊNCIA PSICOLÓGICA UNIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MODULO 01
1 -  O texto sobre a Diversidade da Psicologia refere-se ao dogmatismo e ao ecletismo, como sendo atitudes adotadas por alguns psicólogos, quando se deparam com as diferentes concepções e teorias que caracterizam a Psicologia contemporânea. Escolha abaixo a afirmação correta, segundo o texto lido:
R- D - os autores não consideram o ecletismo uma atitude aceitável, uma vez que o psicólogo considerado eclético trata várias abordagens diferentes como se fossem iguais, ficando impedido, assim, de desenvolver-se, já que não enfrenta as diferenças inerentes a elas.
JUSTIF. O psicólogo eclético, ele compreende que existem outras psicologias, porém ignoram que em muitos casos, são radicalmente diferentes e incompatíveis e acredita, erroneamente, que todas elas pretendem as mesmas coisas, ele adota todas as abordagens indistintamente, como se as diferenças não existissem
2- Considerando a diversidade da Psicologia, de acordo com o texto lido, pode-se afirmar que:
R- B - a origem do pensamento psicológico provém de matrizes que permitem definir quais abordagens psicológicas são conciliáveis em seus pressupostos.
JUST. - Matrizes são grandes conjuntos de valores, normas, crenças metafísicas, concepções epistemológicas e metodológicas que subjazem às teorias e às praticas profissionais dos psicólogos. Matrizes são condições para gerar as teorias, cada espirito da época (Zeitgeist) gera uma matriz, posso diz que, todas as teorias originaram-se de uma matriz. Podemos entender as matrizes como formas de pensar que estiveram presentes em determinadas circunstâncias históricas, sociais e culturais diferentes na história da humanidade.
  3 - Imagine que diferentes psicólogos fizeram as seguintes afirmações:
            P1: “Uso quase todas as abordagens que conheço e não me envergonho disso. Acho que esta divisão da Psicologia em abordagens não faz sentido porque todas, no fundo, querem a felicidade do ser humano”.
            P2: “Acho que frequentar a faculdade de Psicologia é perda de tempo. Por que fazer o aluno estudar esse monte de teoria quando, na realidade, é evidente que uma delas, a que sigo, é a única que poderia ser considerada correta e científica, sob o ponto de vista de muitos estudiosos”.
            P3: “A divisão da Psicologia em abordagens é uma mera questão de linguagem. Se formos olhar bem, todas as abordagens pretendem atingir os mesmos objetivos e usam os mesmos métodos. O que varia é a linguagem que elas utilizam para explicar seus resultados.”
            De acordo com o texto que você leu sobre Diversidade, as afirmações dos psicólogos, revelariam, respectivamente as seguintes atitudes:
	
R - E- P1: ecletismo; P2: dogmatismo; P3: ecletismo. 
JUST. Ambos eclético e dogmático não aceitos, não são adequadas porque impedem o crescimento e desenvolvimento da Psicologia e psicólogos. No contexto o autor (Figueiredo,1992) e outros filósofos, temos que considerar para ocorrer crescimento quando alguma coisa se confronta com seu diferente, com o outro, com aquilo ou aquilo que não é você , nomeado de “alteridade” .
4 –    Com base no texto, assinale a alternativa correta:
R. C: Vários são os fenômenos estudados pela psicologia. Dentre eles estão: a mente, o inconsciente, o comportamento, as relações humanas, a fisiologia, o ambiente em que ele vive. Isso é que faz dela uma ciência diversificada.
Just.: A resposta C, refere-se ao pensarmos na psicologia como um todo, ela estuda os vários fenômenos humanos. A Psicologia, diferentemente de outras ciências, não tem um único objeto de estudo e não tem uma forma única de abordagem, ou seja, não possui um único método de estudo.
5- Figueiredo (1992), refere-se a um “psicólogo que acha que no fundo existe uma unidade entre as teorias e sistemas, que as técnicas e instrumentos se complementam” e que as utiliza segundo as necessidades de seus clientes etc.
De acordo com o texto lido, essa atitude do psicólogo poderia ser identificada como:
R- B: um exemplo de ecletismo. 
Ser um psicólogo eclético, ele não visualiza que cada cliente como individuo, tem necessidades distintas, ele utiliza todas as abordagens ao mesmo tempo, desconsiderando as diferenças entre elas.
6-    (ENADE 2009) A psicologia, ao participar do desafio contemporâneo do diálogo inter, multi e transdisciplinar, tem sua definição precária de identidade dissolvida, revelando seu potencial de olhar para a complexidade de seu objeto. Tal situação tem o potencial de propiciar a construção de novas formas e práticas de se pensar o saber psicológico. Todavia, convida à realização de atividades cada vez mais em sintonia com outros saberes. Assim, uma dupla tarefa impõe-se: dialogar, ultrapassando fronteiras antes demarcadas, e sustentar um discurso construtor de uma identidade específica do saber psicológico. Considerando-se o texto, assinale a afirmação CORRETA.
R-C: A psicologia, ao participar do diálogo inter, multi e transdisciplinar, tem reconstruído as fronteiras de sua identidade, pois, no contato com saberes diversos, revela sua característica: a complexidade epistemológica e metodológica.
Justif,: Em determinado momento da historia, aquilo que se pensava sobre várias coisas relacionadas ao seu ser humano era diferente e variava em termos de valores e normas, nos leva as perguntas e respostas, como: “O que é certo ou errado?”, crenças metafísicas, nos leva as perguntas e respostas: “Quem criou o mundo e o homem?”, na concepção epistemológicas e metodológicas, nos leva as perguntas e repostas: “Como se obtém o conhecimento?”. No decorrer da historia as perguntas e respostas nem sempre foram as mesmas, consequentemente determina as diferenças na trajetórias da construção do conhecimento psicológico assumiu, a busca por este conhecimento sobre essas diversas “mães” ajudaria os psicólogos, a entender aquilo que aparentemente, seria sinal de caos e desorganização.
7  Alguns autores referem-se à Psicologia como um “espaço de dispersão”. Essa imagem é usada para representar a idéia de que:
            (I) a Psicologia não consegue definir um único fenômeno a ser estudado, pelo fato de ela lidar com seres humanos, diferentes uns dos outros e mutáveis por natureza.
            (II) a Psicologia é feita por e para seres humanos. Sendo assim, é inevitável que uma característica humana nela se manifeste: a curiosidade humana, a impossibilidade de fixar sua atenção em apenas uma coisa de um mundo tão variado.
            (III) a Psicologia ocupa um espaço que contém um conjunto de conhecimentos que não têm as mesmas origens e nem buscam as mesmas metas.
            Assinale a alternativa correta:
R-C: a afirmação III está correta.
Justif.: No contexto, conforme o autor, refere-se a essa característica da Psicologia como o “estado fragmentar do conhecimento psicológico, isto é o Psicólogo é considerado um “espaço de dispersão”, que suas abordagens não são únicas.
8 –    A diversidade da Psicologia fica evidente quando se observa que, como área de conhecimento, ela contém a especificação de diferentes objetos de estudo, bem como diferentes métodos de estudo desses objetos. 
            Reflita sobre as afirmações a seguir:
            I. A Psicologia deve se dedicar à produção de conhecimento sobre os fenômenos cognitivos humanos (raciocínio, inteligência, pensamento, etc.)
            II. A forma apropriada de se obter conhecimento sobre os fenômenos psicológicos envolve a utilização da observação e da experimentação.
            III. A tarefa da Psicologia é conhecer os comportamentos e ações humanas e seus fatores determinantes.
            IV. O conhecimento produzido pela Psicologia deve estar submetido ao critério da razão e da crítica daqueles que a estuda 
V. A Psicologia estará cumprindo seu papel na medida em que acumular conhecimento sobre as emoções e a afetividade humana.
            Escolha a alternativa CORRETA relacionada às afirmações acima:
R-D: A afirmação IV faz referência ao método de estudo que a Psicologia deveria utilizar.
Justif.: APsicologia diferente da ciência, não tem um objeto único de estudo e não uma forma única de abordá-lo, isto é, não possui um método de estudo único [...] a Psicologia é marcada pela Diversidade: teórica, metodológica, prática, de crenças e etc... 
1

Continue navegando