Buscar

av1 adulto e idoso

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá 
	Avaliação: AV1
	Disciplina: Ensino Clínico em Saúde do Adulto Idoso Teórico
	Professora: Lanecley Gouveia Neves Fulco
	Assinatura do aluno: Dayanne Treyce Santiago da Silva
Responda as questões discursivas individualmente, de forma objetiva, clara, explicando como você compreendeu cada situação ou condição descrita, devendo constar em suas respostas a referência bibliográfica de base. 
1.O Alzheimer no estágio inicial, ocorrem esquecimentos e perda sútil da memória. Podem surgir pequenas dificuldades no trabalho e nas atividades sociais, mas o paciente apresenta uma função cognitiva adequada que oculta a perda, podendo funcionar de maneira independente, nesse período é muito comum ter depressão. (Brunnet & Suddarth, 9ª Ed) 
Quais as manifestações clinicas do Alzhaimer e seus estágios? Comente com suas palavras as implicações da doença na família?
R: Definição de Alzheimer: é uma doença degenerativa do cérebro, incurável, que se agrava ao longo do tempo e atinge sobretudo pessoas entre 60 e 90 anos. O Mal de Alzheimer caracteriza-se por demência ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, comportamento, linguagem, cálculo), causada pela morte de células cerebrais.
Por ser uma doença progressiva ela apresenta três tipos de evolução:
ESTÁGIO INICIAL: parece confuso e esquecido. As palavras e 
ESTÁGIO INICIAL: parece confuso e esquecido. As palavras e 
ESTÁGIO INICIAL: parece confuso e esquecido. As palavras e 
Estágio inicial: Parece confuso e esquecido. As palavras e os pensamentos são inacabados e esquecem de fatos recentes.
Estágio Intermediário: Necessita de muita ajuda para realizar as tarefas do dia a dia, não reconhece seus familiares e vestuários.
Estágio Avançado: Deteriora-se completamente a memória, a capacidade de raciocínio, no qual é necessário ajuda-lo em todos os aspectos rotineiros. As retrações musculares e fraqueza muscular são predominantes nos estágios avançados da patologia.
O acompanhamento de um idoso com Alzhaimer é totalmente desgastante, tanto físico, quanto mental e financeiro para o familiar que cuida, pelo fato do paciente perder gradativamente suas funções cognitivas e evoluir para quadros de total dependência e é de difícil aceitação de ambos os lados.
2 . Descreva os fatores de riscos associados a polifarmácia no idoso e cite 06 orientações ao idoso e a família que deverá ser realizado pelo enfermeiro na consulta de enfermagem.
R: Os fatores de risco associado a polifarmácia no idoso são: O uso excessivo de medicamento, reações adversas, medicamentos inapropriados, uso concomitante de medicações previamente prescritas por um profissional de saúde.
Orientações ao idoso e família: 
· Ter uma boa comunicação com o paciente; 
· O paciente levará todas suas medicações ao médico;
· Desfazer-se de fármacos velhos; 
· Se for possível “integrar” as doses dos fármacos dentro da própria rotina do paciente, como por exemplo: a hora de preparar o café, ou antes, de escovar os dentes, etc.; 
· Selecionar um fármaco que tenha utilidade para vários sintomas; 
· Contar com terceiras pessoas que supervisionem o regime do paciente.
3. Com o processo de envelhecimento, algumas mudanças ocorrem em diferentes órgãos, tecidos e células do organismo. Em especial, o sistema digestório é afetado nas estruturas da cavidade oral (boca, língua), esôfago, estômago, pâncreas, fígado, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Descreva as alterações que ocorrem no envelhecimento e quais ações de enfermagem podem ser orientadas ao paciente idoso, familiares ou cuidadores.
R: O envelhecimento que ocorre de forma geral, é um conjunto de transformações estruturais e funcionais que se acumulam de forma progressiva e específica para cada indivíduo.
Ocorrem também alterações na composição corporal do idoso, como por exemplo, o aumento da gordura corporal, diminuição da imunidade, perda da independência relacionada à perda da força motora.
Ações de Enfermagem
· Orientar o idoso a fazer exercícios físicos conforme sua possibilidade.
· Identificar métodos e técnicas de ensino/aprendizagem mais adequadas às necessidades dos cuidadores. 
· Orientar a família à fornecer alimentos saudáveis, de preferência seguir uma dieta.
· Prevenção e controle do tabagismo.
4. Defina fatores de risco para Diabetes e quais intervenções de enfermagem devem ser aplicadas na assistência ao paciente idoso.
R: A diabetes é um distúrbio metabólico que pode ser de origem genética 
ou adquirida onde há um aumento da concentração de glicose no sangue 
(hiperglicemia), e pode provocar danos aos rins, lesões cardiovasculares, 
danos à retina, danos neurológicos e a cetoacidose (coma diabético). 
 
 Fatores de risco
· Idade acima de 45 anos;
· Obesidade;
· História familiar de diabetes em parentes de 1º grau;
· Diabetes gestacional;
· Alterações prévias da regulação da glicose;
Intervenções de Enfermagem
· Conscientização e educação do paciente, sem a qual não existe aderência. 
· Alimentação e dieta adequada para o paciente.
· Monitoração dos níveis de glicose sanguínea conforme indicação.
· Orientar o indivíduo sobre o tipo adequado de exercício para o seu nível de saúde, juntamente com o médico e/ou fisioterapeuta.
· Interagir com a família do diabético para que a mesma compreenda certas manifestações do paciente e a correlação com a enfermidade. 
· Incentivar o paciente a manter uma higiene bucal adequada e relatar quaisquer casos de hemorragias, edemas ou dores na gengiva.
Referências/
https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/ANTONIO-MARCIO-OLIVEIRA.pdf
https://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a23.pdf
https://www.polifarmacia-em-pacientes-idosos?q=Descreva%20os%20fatores%20de%20riscos%20associados%20a%20polifarm%C3%A1cia%20no%20idoso%20e%20cite%2006%20orienta%C3%A7%C3%B5es%20ao%20idoso%20e%20a%20fam%C3%ADlia%20que%20dever%C3%A1%20ser%20realizado%20pelo%20enfermeiro%20na%20consulta%20de%20enfermagem.
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/evelhecimento_saude_pessoa_idosa.pdf
https://www.isaude.com.br/noticias/detalhe/noticia/conheca-as-alteracoes-que-ocorrem-com-o-envelhecimento/
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000600009
Livro NANDA/NIC

Continue navegando