Buscar

estudo do caso corrigido Síndrome de Willian

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso
É um grande desafio para uma professora mudar a visão que um aluno, possui dos anos anteriores, com diagnóstico tardio de síndrome de Willians, porém é necessário mudar essa realidade.
 Através dos valores e das atitudes, todos são chamados a aceitar o desafio e trabalhar para que a Educação para Todos seja, efetivamente, para todos, em especial para os mais vulneráveis e com mais necessidades.
Nesta perspectiva, o professor deverá ter um olhar cuidadoso e minucioso com este aluno; ser capaz de estruturar os conteúdos do currículo para que estes alunos aprendam de uma forma ativa e significativa, de forma que as aprendizagens tenham um sentido e que avancem pouco a pouco no domínio de estratégias que os ajudem a aprender por si próprios.
Oportunizar os alunos momentos prazerosos por meio de atividades lúdicas, oferecendo suporte para sanar as dificuldades; orientar e motivar a família a colaborar e participar da vida escolar do aluno, promovendo uma maior interação fazer adaptações curriculares de acordo com a necessidade do aluno.
O professor deve estabelecer limites claros e objetivos para desenvolver um comportamento adequado.
Proporcionar trabalho em grupos pequenos que favoreçam oportunidades sociais.
Intercalar atividades de alto e baixo interesse durante a aula, em vez de concentrar o mesmo tipo de tarefa; permitir movimento na sala de aula, solicitando para buscar algo, assim ao sair da sala se estiver agitado recupera-se o auto-controle.
É imprescindível melhorar a didática (de forma objetiva), altera o tom de voz, ensinar de maneira interessante, tudo para que ela se sinta recompensado pelo processo de aprendizagem, associar o assunto da aula a alguma situação do contexto que interessa ao aluno, utilizar-se de estímulos audiovisuais ou sensoriais, os quais têm grande poder de memorização.
 O aluno pode ser estimulado a fazer leituras em voz alta; apresentar trabalhos criando paródias, ou mesmo música. Utilizar em aula músicas cujas letras tenham relação com o conteúdo estudado também é uma boa estratégia.
 Além disso, materiais gráficos, como fotografias, vídeos e ilustrações, também são excelentes formas de abordagem, já que os portadores da síndrome de Willians se sentem motivados a trabalhar com este tipo de material, que pode também ser ferramenta eficaz no ensino da Matemática.
No caso da dificuldade motora, reduzir o uso de “lápis e caneta” adotando, por exemplo, o computador como ferramenta de trabalho e, quando não for possível.
O professor deve sempre elogiar ou incentivar o aluno o que têm de bom é valioso, isso ajuda na auto-estima, estimular os alunos para que se sintam capazes de sonhar e apreender, o aluno motivado se coloca disposto ao aprender.
Este processo de transferência do controle da aprendizagem do professor para o aluno poderá realizar-se de forma lenta e incompleta, mas o mais importante é que a interiorização de novas aprendizagens permita a realização das tarefas por si própria. 
A escola deve proporcionar o aluno condições para que ele possa desenvolver suas potencialidades, pois dessa forma, não é aluno que se molda ou adapta á escola, mas a escola que, consciente de sua função, coloca-se á disposição do aluno. Oferecer um ensino de qualidade, considerando que cada aluno apresenta características próprias e um conjunto de valores que os tornam únicos e especiais, desafio prazeroso.

Outros materiais