Buscar

Roteiro para aula pratica da formula de Karvonem (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina Fisioterapia aplicada á Cardiologia
Roteiro para aula prática da formula de Karvonem / Tanaka e Duplo Produto
Nome
Data
As equações de predição da freqüência cardíaca máxima foram propostas por Karvonen (220 - idade) e Tanaka (208 - (0,7 x idade) e são semelhantes para predição da freqüência cardíaca máxima, de indivíduos do sexo masculino e feminino, com faixa etária de 12 a 69 anos, demonstrando boa correlação (r = 0,72) com a freqüência cardíaca máxima medida durante o teste ergométrico na esteira.
Para mensurar a frequência cardíaca de treinamento utilizamos a formula de Karvonem:
(FC máxima – FC de repouso)X % + FC de repouso.
Intensidade: leve: 40 a 60 bpm
Moderada: 60 a 80 bpm
Alta: acima de 80 bpm
Para pacientes que fazem uso de betabloqueador o calculo da FCT, depende da quantidade do fármaco. Por isto utilizamos a seguinte formula: % redução = (Y + 95.58) / 9.74 = % da redução, Y = dose do farmaco (mg).
Duplo Produto: É a multiplicação da pressão arterial sistólica (PAS) pela FC. O DP é uma variável, cuja correlação com o consumo de oxigênio miocárdico (MVO2) faz com que seja considerado o mais fidedigno indicador do trabalho do coração durante esforços físicos contínuos de natureza aeróbia. Isso não impede que o DP tenha valor na apreciação da sobrecarga imposta ao músculo cardíaco. O DP de 23500, pode ser colocado como valor limite para coronariopatas, de 32798 para pessoas jovens saudáveis e de 26636 para idosos entre 65 a 75 anos e 23133 para idosos com mais de 75 anos. 
Após leitura do texto acima, responda os casos clinicos:
1) Paciente, 35 anos de idade com diagnóstico de Insuficiênca cardíaca direita com pressão arterial sistólica em repouso de 150/90 mmHg, FC de repouso: 85 bpm, foi encaminhado ao serviço de reabilitação cardiaca do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte. Este paciente fez teste ergométrico, no pico do exercicio a FC dele foi 200 bpm e a PAS 180 mmHg. Calcule a Frequencia cardiaca máxima.
Calcule a frequencia cardiaca de treinamento com intensidade de 60% da FC maxima, utilizando a formula de Karvonem.
Calcule o duplo produto em repouso e durante o esforço máximo e compare com os valores descritos acima.
Este paciente começou a utilizar propanolol (antagonista beta adrenergico) 10 mg 3 vezes ao dia. Calcule a FCT para este paciente com intensidade de 70% da FC máxima. FC repouso 60 BPM.

Outros materiais