Buscar

FARMACODINÂMICA I - AVALIANDO APRENDIZADO

Prévia do material em texto

FARMACODINÂMICA I
	Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Os fármacos para serem absorvidos e distribuídos pelo organismo requerem a passagem através de membranas. Em relação aos tipos de transporte através da membrana assinale a alternativa verdadeira:
		
	
	A difusão passiva ocorre a favor do gradiente de concentração, com gasto de energia e com cinética de saturação para o carregador;
	 
	A difusão de fármacos lipossolúveis através da membrana depende do coeficiente de partição efetivo;
	
	Fármacos hidrossolúveis com PM maior do que 200 daltons penetram nas células através de canais aquosos da membrana, sem gasto de energia;
	
	O transporte ativo ocorre a favor do gradiente de concentração, como envolve carregador é saturável;
	
	A difusão facilitada ocorre com transportador e gasto de energia.
	Respondido em 13/06/2020 19:45:09
	
Compare com a sua resposta: a) As fibras são simpáticas, b) regidas pelo neurotransmissor noradrenalina que tem efeitos em diferentes órgãos, tais como c) cardiovascular: aumento da frequência e força de contração e elevação da pressão; respiratório: broncodilatação; TGU: relaxamento do músculo detrusor e contração do esfíncter; olhos: midríase.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Todos os fármacos são tóxicos em alguma dose, isso significa dizer que nenhuma substância pode ser certificado como completamente segura. Os objetivos dos estudos sobre toxicidade são:
		
	 
	Identificar as toxicidades potenciais.
	
	Prever as toxicidades mais revelantes a serem monitoradas nos experimentos clínicos.
	 
	Prever os efeitos benéficos do fármaco.
	
	Planejar e definir os mecanismos tóxicos.
	
	Prever as toxicidades específicas.
	Respondido em 13/06/2020 19:45:53
	
Compare com a sua resposta: A inibição da COX-2 reduz a síntese de troboxano A2 que é responsável pelo processo de agregação plaquetária. Caso o estudante queira explicar como o AAS atua especificamente na coagulação, ele deve explicar que o mesmo tem efeito inibindo a tromboxano sintetase, o que impediria a síntese de troboxano.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Baseado na natureza físico-química dos fármacos que são administrados pela via oral e sua relação com o perfil absortivo, pode-se dizer que
		
	
	O aumento do tamanho de partículas de uma determinada substância aumenta sua relação de dissolução em decorrência da facilitação de entrada de água entre as partículas.
	
	Várias substâncias hidrofóbicas são muito ativas na via parenteral e possuem a mesma efetividade quando da sua administração por via oral, sem influência da sua relação de biodisponibilidade.
	 
	O pKa e o pH, no qual as formas ionizadas estão em proporção maiores que as formas não ionizadas e, por isso, muito menos absorvidas.
	
	A velocidade de absorção do fármaco será maior assim que todas as moléculas estiverem mais associados, formando complexos iônicos, resultando no maior efeito sinérgico e clínico.
	
	 O estado de ionização da molécula é um fator determinante de absorção, já que, isoladamente, a fração ionizada do fármaco é geralmente bem absorvida.
	Respondido em 13/06/2020 19:46:12
	
Compare com a sua resposta: F; F; V;V;V; F; F;V; V;V
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Um fármaco ácido, de pKa 7,4, vai se apresentar quantos % ionizado quando estiver no plasma, onde o pH é 7,4?
		
	 
	50%
	
	1%
	
	90%
	
	99%
	
	100%
	Respondido em 13/06/2020 19:46:10
	
Compare com a sua resposta:
A resposta é falsa, pois embora a PGE2 seja produzida por uma ação enzimática catalizada pela COX-2, os corticóides induzem a expressão de anexina 1, um inibidor da fosfolipase A2, além de inibir a transcrição do gene da COX-2 induzido por diversos estímulos inflamatórios, o que também resulta em diminuição da PGE2.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	UM FÁRMACO CUJA CONCENTRAÇÃO TECIDUAL É MAIS ELEVADA QUE A PLASMÁTICA POSSUI COMO CARACTERÍSTICA FARMACOCINÉTICA?
		
	
	ABSORÇÃO ELEVADA
	
	BAIXA DEPURAÇÃO RENAL
	
	ALTA DEPURAÇÃO RENAL
	 
	ALTO VOLUME DE DISTRIBUIÇÃO.
	
	BAIXO VOLUME DE DISTRIBUIÇÃO
	Respondido em 13/06/2020 19:53:04
	
Compare com a sua resposta: a) 480 horas b) Como o fenobarbital é um fármaco de caráter ácido a alcalinização da urina contribui para ionização da molécula diminuindo sua reabsorção tubular e aumentando sua eliminação urinária
	Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Sobre a equação representada: FÁRMACO + O2 + NADPH + H+ = FÁRMACO--OH + H2O + NADP+, assinale a alternativa correta:
		
	
	Representa a fase II de biotransformação de fármacos com oxidação ao passar pelo fígado pelas enzimas do complexo citocromo P450
	
	Representa a fase II de biotransformação de fármacos com oxidação ao passar pelo fígado
	 
	Representa a fase I de biotransformação de fármacos com oxidação ao passar pelo fígado
	
	Representa a fase II de biotransformação de fármacos com redução ao passar pelo fígado pelas enzimas do complexo citocromo P450
	
	Representa a fase III de biotransformação de fármacos com redução ao passar pelo fígado pelas enzimas do complexo citocromo P450
	Respondido em 13/06/2020 19:54:35
	
Compare com a sua resposta: F; F; V;V;V; F; F;V; V;V
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A farmacodinâmica de um fármaco ocorre por sua interação química com os seus receptores biológicos, são alvos receptores agonistas e antagonistas dos fármacos, exceto:
		
	 
	Enzimas ciclooxigenases (COXs)
	
	Proteínas Transportadoras
	
	Proteínas estruturais
	
	Canais Iônicos
	
	Receptores sete alfa transmembrana
	Respondido em 13/06/2020 19:55:00
	
Compare com a sua resposta: A alternativa para aumentar a excreção seria alcalinizar a urina, uma vez que o aumento do pH urinário faz com que o fármaco ácido se encontre numa maior concentração de sua forma ionizada, dificultando sua reabsorção tubular e, consequentemente, aumentando sua excreção.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Os fármacos são eliminados pelo processo de excreção sem qualquer alteração, ou são convertidos em metabólitos. Com relação à eliminação de fármacos em nosso organismo, pode-se afirmar que:
		
	
	A excreção de drogas pela saliva é de importância quantitativa.
	
	A excreção renal de gases é importante.
	
	A conjugação com ácido glicurônico diminui a eliminação.
	 
	Os compostos polarizados geralmente são mais eficientemente eliminados.
	
	A maioria dos fármacos lipossolúveis é eliminada.
	Respondido em 13/06/2020 19:55:26
	
Compare com a sua resposta: a) 480 horas b) Como o fenobarbital é um fármaco de caráter ácido a alcalinização da urina contribui para ionização da molécula diminuindo sua reabsorção tubular e aumentando sua eliminação urinária
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A absorção, distribuição, biotransformação e eliminação do fármaco e de seus metabólitos do organismo são a base da Farmacocinética. Em relação ao mecanismo geral de ação dos fármacos, assinale a alternativa correta.
		
	
	A difusão passiva apresenta alta especificidade estrutural enquanto que o transporte ativo ocorre independentemente da adenosina trifosfato.
	
	A via sublingual é usada para fármacos bem absorvidos no trato gastrointestinal, como a insulina.
	 
	A via transdermal tem como característica a oferta prolongada do fármaco, por conta da velocidade de absorção. A nitroglicerina, fármaco antianginoso, pode ser administrada por esta via.
	
	A lipossolubilidade influencia fortemente a passagem do fármaco para o filtrado glomerular, desde que os fármacos não estejam ligados à albumina.
	
	São considerados bioequivalentes, fármacos com relação de biodisponibilidades significativamente diferentes, desde que apresentem tempos diferentes para alcançar o pico de concentração plasmática.
	Respondido em 13/06/2020 19:56:25
	
Compare com a sua resposta: A meningite bacteriana é tratada imediatamente com antibióticos intravenosos afim de combater a bactéria quelevou ao aparecimento da doença e o corticosteróides deverá ser também administrado por via intravenosa a fim de suprimir o processo inflamatório.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	As enzimas monooxigenases da classe citocromo P450, localizam se:
		
	
	No retículo endoplasmático das células renais
	
	Na superfície das células renais
	 
	Nas membranas do retículo endoplasmático e citoplasma dos hepatócitos
	
	Nas membranas do retículo endoplasmático e citoplasma das células parietais
	
	No citoplasma das células epiteliais estomacais
	Respondido em 13/06/2020 19:57:15
	
Compare com a sua resposta: A alternativa para aumentar a excreção seria alcalinizar a urina, uma vez que o aumento do pH urinário faz com que o fármaco ácido se encontre numa maior concentração de sua forma ionizada, dificultando sua reabsorção tubular e, consequentemente, aumentando sua excreção.
	Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A ação da epinefrina em receptores beta adrenérgicos resulta no seguinte efeito:
		
	
	Vasoconstrição profunda
	
	Broncoconstrição
	 
	Broncodilatação
	
	Vasodilatação periférica
	
	Bradicardia
	Respondido em 13/06/2020 19:58:12
	
Compare com a sua resposta:
A resposta inflamatória envolve processos de ativação celular com produção de mediadores, enzimas e espécies reativas de oxigênio e nitrogênio, que são fundamentais para a eliminação dos patógenos. Entretanto, quando o estímulo inflamatório é intenso e persistente, os mesmos produtos liberados pelas células ativadas para eliminar os microrganismos podem causar lesão tecidual, necessitando de intervenção terapêutica com o uso de agentes antiinflamatórios
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Qual dos fármacos abaixo é utilizado no tratamento da hipotonia de bexiga:
		
	
	Acetilcolina
	
	Pilocarpina
	 
	Betanecol
	
	Metacolina
	
	Ecotiopato
	Respondido em 13/06/2020 19:58:52
	
Compare com a sua resposta:
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
		Qual das seguintes respostas é característica da estimulação parassimpática?
		
	
	Inibição da secreção brônquica.
	 
	Contração do músculo circular da íris. 
	
	Aumento da frequência cardíaca.
	
	Diminuição da motilidade intestinal.
	
	Contração do esfíncter da bexiga urinária.
	Respondido em 13/06/2020 19:59:52
	
Compare com a sua resposta:
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A interação entre fármaco e receptor pode ser descrita em termos de afinidade e eficácia, sendo afinidade, a tendência de um fármaco se ligar a um receptor, e eficácia, a tendência de um fármaco de, uma vez ligado, ativar o receptor. Desta forma, é correto afirmar que:
		
	
	Um antagonista não possui afinidade, nem eficácia
	
	Tanto um agonista como um antagonista possuem eficácia
	
	Um antagonista não possui afinidade pelo receptor
	 
	Um agonista possui afinidade e eficácia, enquanto um antagonista possui afinidade, mas não eficácia
	
	Um agonista possui afinidade, mas não possui eficácia
	Respondido em 13/06/2020 20:00:34
	
Compare com a sua resposta:
Os fatores de crescimento e as citocinas são substâncias polares, hidrossolúveis e, portanto não atravessam a membrana celular por difusão lipídica. Estas substâncias se ligam num domínio extracelular e ativam receptores ligados a quinases transmembranares que por sua vez iniciam uma cascata intracelular de fosforilação de proteínas e ativação de fatores de transcrição. Por outro lado, os hormônios esteroides são lipossolúveis e atravessam facilmente a membrana celular e ativam outra classe de receptores, os receptores nucleares, que são receptores intracelulares e estão diretamente relacionadas com respostas de transcrição gênica e síntese protéica.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A acetilcolina interage com os receptores:
		
	
	alfa adrenérgicos e nicotínicos
	 
	nicotínicos e muscarínicos
	
	muscarínicos
	
	alfa e beta adrenérgicos
	
	nicotínicos
	Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O glaucoma é uma das causas de cegueira, caracterizada por uma pressão intraocular aumentada que não está associada inicialmente a sintomas. Se não for tratada resulta em dano à retina e ao nervo óptico com restrição dos campos visuais e finalmente cegueira. O diagnóstico é realizado nos exames oftalmológicos de rotina. Selecione a alternativa que apresenta dois medicamentos utilizados no tratamento do glaucoma de ângulo aberto:
		
	
	Neostigmina e Propranolol
	 
	Ecotiofato e Timolol
	
	Atropina e Galantamina
	
	Edrofônio e Piridostigmina
	
	Ecotiofato e felnilefrina
	Respondido em 13/06/2020 20:02:52
	
Compare com a sua resposta: Gabarito: Fármacos Beta bloqueadores - como timolol - bloqueio do receptor Beta adrenérgico, reduzindo a atividade secretora (humor aquoso) e a pressão intraocular. Anticolinesterásicos: Fisostigmina, demecário, ecotiofato - são inibidores da colinesterase e aumentam a concentração de acetilcolina endógena nos colinoceptores. O aumento da drenagem reduz a pressão intraocular. Agonista muscarínico - Pilocarpina - Agonistas muscarínicos instilados no saco conjuntival causam contração do esfíncter muscular liso da íris (resultando em miose) e do músculo ciliar (resultando em acomodação). Ambos os efeitos facilitam o efluxo de humor aquoso e promovem redução da pressão intraocular.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Um paciente com insuficiência renal deve ser submetido a cirurgia abdominal. Qual agente bloqueador neuromuscular competitivo pode ser utilizado neste paciente como adjuvante da cirurgia?
		
	
	Succinilcolina
	
	Galantamina
	 
	Atracúrio
	
	Decametônio
	
	Pipercurônio
	Respondido em 13/06/2020 20:03:23
	
Compare com a sua resposta:
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Sobre o mecanismo de ação dos Anti inflamatórios Não Esteroidais (AINEs). Assinale a alternativa incorreta.
		
	
	Os AINEs apresentam a sua atividade anti inflamatória, por inibirem a enzima COX - 2 induzida nos processos da inflamação
	
	O efeito dos AINEs frente a COX-1 está relacionado com os efeitos colaterais no trato gástrico, podendo desenvolver para gastrites e úlceras com sangramento
	 
	Os AINEs seletivos atuam inativando a COX-2. O efeito frente a COX-2 está relacionado com os efeitos colaterais no trato gástrico, podendo desenvolver para gastrites e úlceras com sangramento
	
	Os fármacos com maior atividade analgésica e antipirética apresentam uma possível inibição da COX-3, relacionada com a produção de protaglandinas na área de termorregulação do hipotálamo
	
	Os diferentes fármacos que fazem parte dos AINEs podem atuar em diferentes enzimas ciclooxigenases (COXs), sendo elas as COX-1, COX-2 e COX-3
	Respondido em 13/06/2020 20:05:35
	
Compare com a sua resposta: Não devemos dispensar. Omeprazol não é um medicamento de uso contínuo. Como tem a função de diminuir a secreção de ácido, através da inativação da bomba de prótons, poderá ser utilizado para tratamento de úlceras ou em casos onde o paciente está utilizando outro medicamento que diminua a produção de muco, como o caso dos AINES.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	São ações da atropina, EXCETO:
		
	 
	Aumento do peristaltismo.
	
	Broncodilatador.
	
	Xerostomia (boca seca).
	
	Taquicardia.
	
	Diminuição do número de micções.
	Respondido em 13/06/2020 20:06:08
	
Compare com a sua resposta:
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	São considerados agonistas indiretos adrenérgicos todos os fármacos abaixo, EXCETO:
		
	 
	Fenilefrina
	
	Anfetamina
	
	Tiramina
	
	IMAO
	
	Metanfetamina
	Respondido em 13/06/2020 20:06:31
	
Compare com a sua resposta: a) Na Fase I: principal grupo de enzimas é o citocromo P450; ocorrem reações de oxi-redução; alterações que tornam a molecula mais hidrofílica, porém, menos que na fase II; alterações mais brandas da estrutura química; pode gerar metabólitos tóxicos, ativos, menos ativosetc. Na fase II são realizadas adições de ácido glícurônico, reação com glutationa, sulfato, Acetato. As alterações são bem mais significativas. Quando um fármaco sobre fase II acaba se tornando tão hidrofílico que é eliminado por via renal, etc. b) 1 é uma conjugação com ácido glicurônico (fase II); 2 é uma adição de sulfato (fase II); 3 utiliza cofatores NADPH e NADH, utilizados em reações de oxi redução (fase I); 4 é uma conjugação com glutationa (fase II). c) Em doses altas de paracetamol, pode ocorrer a saturação da conjugação do metabólito tóxico com glutationa, fazendo com que ocorra o acúmulo deste metabólito. Nestes casos pode-se verificar a presença de lesão hepática no paciente. d) paciente com insuficiência renal irá apresentar menor capacidade de eliminação dos metabólitos, assim como do próprio paracetamol, fazendo com que haja a necessidade de ajustar dose, evitando acúmulo e risco de toxicidade.

Continue navegando