Buscar

Ad2 - Etica Polo rocinha mat19117130172


Continue navegando


Prévia do material em texto

Favela tour
Nota – se que é um assunto muito complexo que sempre quando vem átona causa polêmica.
Favela tour é uma tendência internacional de conversão de territórios pobres e segregados em atração turística.
A rocinha possui um mercado turístico consolidado há mais de uma decada. Em setembro de 2006 a rocinha passou a figurar entre os pontos turísticos oficias da cidade do Rio de janeiro.
 Graças a esse projeto de lei de autoria da vereadora Lilian Sá.
Há muitas controvérsias em relação à favela tour. Principalmente na rocinha. 
 Percebe – se que alguns habitantes dos lugares turísticos, que se beneficiam economicamente com a presença dos turistas, não estão precisamente interessados em receber os turistas como hóspedes e a realizar com eles trocas culturais, mas sim. Em receber o dinheiro trazido pelos turistas. 
Os turistas (gringos) que participa do tour pela rocinha, ajuda nessa percepção em que o dinheiro trazido por eles é bem-vindo, eles praticamente distribui dinheiro por qualquer motivo, se avistam uma criança descalço ou se pedem para ir ou banheiro, tiram 50 reais do bolso para dar.
 Com isso acabam atraindo conflitos de interesses, como seu dinheiro e bem vido mais a sua visita não.
Concordo quando David Fennell diz “Favela tour é apenas um nicho que o turismo encontrou para explorar”.
 Sem dúvidas essa exploração tem pontos positivos, apesar do choque cultural. Um exemplo seria intercambio de culturas. Por outro lado o ponto negativo é a invasão de privacidade.
 Não Gostaria que pessoas totalmente desconhecida parassem em frente a porta de minha casa e tirassem fotos minhas e de minha família, ainda fazendo alguns tipos de comentários. 
Favela tour é uma atividade turística imensurável. Com experiência educativa única, abordando uma visão profunda da sociedade.
Acho que deveria ter um marketing maior sobre o Favela tour.
O Favela tour seria totalmente positivo na rocinha, desde que uma parte desse dinheiro fosse para famílias mais necessitadas da comunidade. Essas famílias para ganhar esse dinheiro deveria ser cadastrada e assinar algum documento autorizando o acesso do turista a sua privacidade, também poderia ter alguma tipo de regras para o turista, para que ele não distribui-se dinheiro durante o tour.
 Assim colocaria o fim dos interesses dos visitados, que seria o dinheiro do turista e não haveria polêmicas sobre Favela tour.
Nome: André Luiz Sodré Dos Santos
MAT: 19117130172
Polo: Rocinha