Buscar

pre 1

Prévia do material em texto

Plano de aula - Rotina Pedagógica
Unidade Escolar:E.M.Maria de Lourdes.M.P.Barreto.							 Professor: Nathalia Porto	Turma:Pré I	Turno:	2
Data:19/02/2024	
O Planejamento é uma ferramenta que possibilita a organização de todos os passos necessários para o alcance dos objetivos, e requer intencionalidade no processo educativo. Portanto, é primordial se pensar na importância do planejamento para o desenvolvimento da aprendizagem.
	
Competências Gerais da BNCC
	( ) Conhecimento	(x ) Pensamento Científico, crítico e criativo	( ) Autogestão
( ) Senso Estético e Repertório Cultural	( x) Comunicação	( x) Empatia e Cooperação
( ) Cultura Digital	( ) Argumentação	(x ) Autoconhecimento e Autocuidado	( x) Autonomia
	
Direitos de Aprendizagem
	(x) Conviver	(x) Brincar	(x) Participar
(x) Explorar	(x) Expressar	(x) Conhecer-se
	Saberes e Conhecimentos/ Conceitos
(Intencionalidade Pedagógica)
	
Artes plásticas, Artes cênicas, contação de histórias e recreação.
	
Campos de Experiências
	( ) O eu, o outro e nós	( ) Corpo, gestos e movimentos
(x) Traços, sons, cores e formas	( ) Escuta, fala, pensamento e imaginação ( ) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
	Objetivos de Aprendizagem e desenvolvimento.
Códigos alfanuméricos
	EI03TS02 - Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
	
Objetivos Específicos
	Experimentar as diversas possibilidades de representação das cores utilizando o próprio corpo e instrumentos como lápis, giz de cera e massa de modelar, a fim de promover a sensibilização e a percepção.
	Estratégias metodológicas/Práticas Pedagógicas que possibilitem
A aprendizagem e o desenvolvimento.
	Adaptação é proposto para ser desenvolvido ao longo do mês de fevereiro, com o objetivo de despertar nas crianças o encantamento pela escola e a convivência entre elas e funcionários, pois através de vivências lúdicas e atividades envolventes, proporcionamos um ambiente acolhedor, tornando este espaço um lugar divertido.
Por isso, foi escolhido para a turma o livro “Gildo” de Silvana Rando, que relata a história sobre o elefante Gildo, que gosta de fazer diversas atividades que exigem coragem com os seus colegas, mas sente muito medo de bexigas, o que o impede de se divertir nas festas de aniversários. Gildo, muito corajoso, enfrentou o seu medo por bexigas e nesse processo descobriu o quão divertido era brincar com elas,ficando muito
animado a cada convite de aniversário que lhe era enviado.
Ao longo da leitura, é possível relacionar e identificar interações entre as crianças no dia a dia, estimular a empatia, respeitando os medos e os desafios pessoais, mas ao mesmo tempo,incentivando para que consigam superá-los. O medo é um sentimento muito presente no período de adaptação e a escolha desse livro ilustra o quão importante é a superação para que possamos vivenciar novas experiências.Também abordaremos noções de autonomia, valores, combinados e conhecimentos artísticos, além dos literários e matemáticos. Após confeccionaremos uma linda dobradura de elefante.
	
Recursos/Materiais
	Livro,papel colorido,lápis colorido ,canudo e imaginação.
	
Avaliação / Observações:
	
image6.jpeg
image7.png
image9.jpeg
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg
image8.jpeg

Continue navegando