Buscar

AÇÕES POSSESSÓRIAS E PETITÓRIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AÇÕES POSSESSÓRIAS E PETITÓRIAS
ATIVIDADE AULA 09
1) Enquanto as ações possessórias visam à defesa da posse (situação de fato), as ações petitórias têm por finalidade a defesa da propriedade (situação de direito). As ações petitórias são aquelas em que o autor quer a posse do bem, e ele assim deseja pelo fato de ser proprietário.
2) Segundo o art. 562 do CPC, estando a petição inicial devidamente instruída, o juiz deferirá, sem ouvir o réu, a expedição do mandado liminar de manutenção ou de reintegração, caso contrário, determinará que o autor justifique previamente o alegado, citando-se o réu para comparecer à audiência que for designada.
Porém contra as pessoas jurídicas de direito público não será deferida a manutenção ou a reintegração liminar sem prévia audiência dos respectivos representantes judiciais.
3) Na ação de nunciação de obra nova, ao ajuizar a ação, o autor irá requerer o embargo para que fique suspensa a obra e se mande, ao final, reconstituir, modificar ou demolir o que estiver feito em seu detrimento (obrigação de não fazer).
Já na ação de dano infecto, o proprietário ou o possuidor de um prédio a utilizam para fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha (obrigação de fazer).
4) Trata-se de ação não possessória com o intuito de conferir posse a quem ainda não a tem, no qual a pessoa tenha o título de domínio sobre determinado bem, como, por exemplo, uma Escritura de Compra e Venda de imóvel.

Continue navegando