A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
28 pág.
Projeto Estágio Angélica Aredes

Pré-visualização | Página 2 de 3

pude constatar que todos os dias na acolhida possui a brincadeira com massinha e em seguida a contação de hstórias segundo a professora serve para eles descontrair um pouco devido a aula ser na parte da manha muitos ainda estão com sono.
A observação foi feita nos respectivos dias e os seguintes conteúdos aplicados pela professora regente da turma: 
· Segunda feira (02/03/2020): conhecer os números e colar algodão na figura de ovelhas, em seguida brincadeira em sala e por ultimo parque.
· Terça feira (03/03/2020): trabalhar variedade de cores e em sequencia pintar um palhaço de forma colorida, brincadeira de caça ao ursinho.
· Quarta feira (04/03/2020): roda de conversa sobre o alfabeto e leitura do mesmo na lousa, ligar o pontilhado da letra C, vídeo de desenho educativo Leo o caminhão.
· Quinta feira (05/03/2020): leitura sobre Cachinhos de Ouro e desenho livre sobre a história, vídeo educativo sobre alfabeto.
· Sexta feira (06/03/2020): cobrir a letra D e pintar a figurado dado pontilhado com canetinha.
Depois de realizada a observação ouve a entrevista com a professora regente e o responsável pela escola segue abaixo o questionário de forma individual:
Professora Regente
1) O que te levou a escolher essa profissão?
2) Como se organiza o trabalho didático na escola (formas de planejamento, definição de procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados)?
3) Em que espaços e com qual frequência são realizadas às formações docentes? Quais assuntos são mais tratados nesses encontros?
4) Você acredita que relacionar a teoria que sustenta a proposta pedagógica escolar à prática utilizada em sala de aula é um a dificuldade encontrada pelos professores? De acordo com a sua experiência, por que ocorre essa dificuldade? 
5) Qual o papel do professor (a) no processo de aprendizagem?
6) Como motivar alunos de baixa renda e de famílias socialmente desestruturadas?
7) A empatia é algo relevante no contato social, sobretudo no ambiente de ensino e aprendizado. Em sua opinião como identificar as individualidades em uma turma de alunos? 
8) Quais suas atribuições para com os alunos?
Responsável Escolar 
1) Como você enxerga a educação no Estado de Rondônia hoje? O que poderia ser diferente?
2) Qual sua experiência profissional em uma Unidade de Ensino Pública?
3) Que expectativa você acha que tem os professores quanto ao seu trabalho?
4) Faça uma avaliação do seu trabalho como profissional.
5) Quais os maiores desafios e/ou dificuldades na realização do seu trabalho?
6) Participa de cursos de capacitação ou formação continuada? Citar os últimos cursos realizados.
7) Qual sua concepção em relação ao PPP da escola?
8) Qual o nível de relação da escola com as famílias?
Ressaltando que durante a regência os temas dos planos de aula será decidido pela professora regente da turma, pois eles têm uma rotina e um roteiro a seguir, sendo que o planejamento é feito de forma semanal. O projeto de intervenção será decidido em cima do conteúdo programático que a professora esta trabalhando.
2.2 CRONOGRAMA 
	Data
	Turno e horário
	Atividade
	02/03/2020 a 06 ̸ 03 ̸ 2020
	Matutino, 07h00min às 11h 00min.
	Observação
	07/03/2020
	Matutino, 07h00 as 11h00min.
	Regência 01 e Entrevista 01 (professora regente)
	08/03/2020
	Matutino, 07h00min às 11h. 00min.
	Regência 02 e Entrevista 02 (responsável pela instituição)
	09/03/2020
	Matutino, 07h00min às 11h 00min.
	Regência 03
	10/03/2020
	Matutino, 07h00min às 11h 00min.
	Regência 04
	11/03/2020
	Matutino, 07h00min às 11h 00min.
	Regência 05
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Anne. Ludicidade como instrumento pedagógico. v. 12, 2009.
CORRÊA, Daniela, S. O Espaço na Sala de Aula na Educação Infantil https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/69870/000875125.pdf?sequence=1.Acesso em: 25/03/2020.
CRISTINA Sandra, F "Reflexão Sobre o Brincar na Educação Infantil" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 11.03.2020. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/reflexaobrincar/.
LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vigotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
PACIEVITCH, Thais. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em: https://www.infoescola.com/educacao/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao/. Acesso em: 25/03/2020.
Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
REINALDO, José, A, P. A Ausência dos Pais na Vida Escolar das Crianças de Ensino Fundamental. Disponível em: https://psicologado.com.br/atuacao/psicologia-escolar/a-ausencia-dos-pais-na-vida-escolar-das-criancas-de-ensino-fundamental. Acesso em: 25/03/2020.
ZAGURY, T. Escola sem conflito: parceria com os pais. Rio de Janeiro: Record, 2002.
ANEXOS
· Estando disponíveis aqui os planos de aula e o Roteiro de Observação: 
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO 
· Entrevista com o Professor Regente e Responsável pela escola, em sequencia o Projeto de Intervenção.
ENTREVISTA PROFESSOR REGENTE:
1. O que me levou a escolher essa profissão foi o amor pela docência e pelas crianças.
2. O trabalho didático na escola é feito o planejamento semanal em concordância com o plano anual.
3. As formações são realizadas maior parte na escola e sempre quando tem alguma renovação de planos de aula, mudanças na área da educação.
4. Relacionar a teoria que sustenta a proposta pedagógica a teórica é desafiadora, pois os conteúdos precisam ser adaptados à limitação das crianças e a falta de equipamentos dificulta a realização das atividades.
5. O papel do professor no processo de aprendizagem do aluno é como mediador e gerenciador do conhecimento.
6. A forma de motivar alunos de baixa renda e de famílias socialmente desestruturadas é oferecendo apoio através de psicólogo para a criança e para os pais, a escola doa material escolar, roupas, cestas básicas.
7. A forma de identificar a individualidade em uma turma de alunos é através da exclusão na hora das atividades, o aluno fica afastado dos demais não interage com a turma.
8. Minhas atribuições para com os alunos é me dedicar ao meu trabalho, estar em constante formação para oferecer coisas novas a eles.
ENTREVISTA RESPONSAVEL ESCOLAR:
1. A educação poderia ser diferente através de um melhor auxilio aos profissionais e ter maior reconhecimento por parte dos governantes, pois nossos alunos de 07 a 14 anos ficam esse período na escola, mais quando chegam aos 15 anos saem, então há uma evasão escolar.
2. Minha experiência em uma escola pública é como professora de series inicial á 09 anos, pois é muito prazeroso ver o desenvolvimento de uma criança.
3. As expectativas que os professores possuem quanto ao meu trabalho como líder que eu esteja sempre bem informada e que mantenha no âmbito escolar um lugar organizado e prazeroso para se desenvolver um bom trabalho com as crianças.
4. A avaliação do meu trabalho como profissional é que independentemente do setor que esteja faço meu trabalho com amor, e procuro me capacitar cada dia, dando o melhor de mim.
5. As maiores dificuldades ou desafios enfrentados na realização do meu trabalho é atuar em um setor desconhecido onde tive que aprender muita coisa, mais é através dos desafios que pude crescer profissionalmente.
6. Sim, estou em constante busca por formações, juntamente com a SEMEC e SEBRAE, a última formação foi da BNCC.
7. Minha concepção em relação ao PPP da escola é que ele rege nossa escola, então sempre precisamos nos orientar por ele.
8. O nível de relação da escola com as famílias é que a escola sempre esteve de portas abertas para a comunidade escolar, onde os pais participam assiduamente das reuniões, datas comemorativas e sempre se teve um bom relacionamento de ambas as partes, pois é por causa deles que estamos aqui.
PROJETO DE INTERVENÇÃO
		
Centro Universitário Leonardo Da Vinci
Educacional Leonardo Da Vinci
ANGÉLICA ARÊDES

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.