Buscar

A2 - Mecanismos de Agressão e Defesa Aplicados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Biomedicina
	Turma: BIOM 3 MA
	Data:
	Unidade Curricular: Mecanismos de Agressão e Defesa Aplicados
	Professor: Rephany Fonseca Peixoto
	Nome do Grupo: Mariana Claudino
AVALIAÇÃO2 – UNIDADE 1
	
Estudo de caso 
INSTRUÇÕES:
-As respostas devem ser respondidas no presente arquivo e encaminhada à professora via blackboard, até às 23h59 do dia 15/04;
- Deve ser realizado em grupos de 4-6 alunos;
- O presente estudo de caso envolve todos os assuntos citados em aula até o presente momento;
- Pesquisas adicionais podem/devem ser feitas para a resolução da presente problemática;
- O feedback da professora será realizado na próxima aula.
Contaminação da Água (imunodetecção)
Os alimentos de origem animal ou vegetal, frescos ou processados, incluindo a água, podem veicular diversos microrganismos patógenos, causadores de diversas perturbações fisiológicas nas pessoas que os consomem. A água que, eventualmente, esteja contaminada por microrganismos causadores de doenças, ao ser ingerida, permite que os patógenos ou os seus metabolitos invadam os fluídos ou os tecidos do hospedeiro, causando algumas doenças graves. O quadro sintomatológico, é caracterizado por um conjunto de perturbações gástricas, envolvendo geralmente vômitos, diarreia, febres e dores abdominais, que podem ocorrer individualmente ou em combinação. As doenças veiculadas à água podem ser provocadas por diversos grupos de microrganismos, incluindo bactérias, fungos, protozoários e vírus. As bactérias, pela sua diversidade e patogenia, constituem, de longe, o grupo microbiano mais importante e mais vulgarmente associado às doenças transmitidas pela água. 
Estudo de Caso:
Em uma cidade no interior da Bahia, 45 pessoas foram encaminhadas para o pronto socorro central com febre alta (40 °C), forte diarreia, calafrios, dor de cabeça e de barriga. Sendo que 10 delas apresentaram manchas rosadas pelo corpo, fezes com sangue e fraqueza muscular. A provável contaminação das pessoas foi um abatedouro que estava jogando água da lavagem das carcaças de frango no rio onde as pessoas nadavam e consumiam água. 
Os procedimentos laboratoriais:
1. O ensaio de caldo triptona de soja (TSB) com anticoagulante (polianetol sulfonato de sódio – SPS) na concentração 0,0025 %. Foram utilizados frascos com 5 mililitros de sangue semeado (correspondeu a 10 % do volume do caldo de cultura). Os frascos uma vez semeados com sangue, foram incubados em estufa microbiológica a 37°C e examinados diariamente. Aqueles que não apresentaram crescimento até o 15° dia foram considerados negativos. 
2. Nos meios que tiveram turvação do caldo foram feitos repiques em placa ágar SS (Salmonella e Shigella). Após incubação de 24 horas das placas ágar SS, 5 a 10 colônias claras (Prova bioquímica: lactose -).
3. Pela técnica de estrias de esgotamento os meios que turvaram foram semeados no ágar MacConkey. Após 24h de incubação a 37°C foram observadas colônias transparentes ou incolores, sem alteração da cor do meio.
4. Pela técnica de estrias de esgotamento os meios que turvaram foram semeados para o ágar XLD (Xilose Lisina Desoxicolato). Após 24h de incubação a 37°C o meio de cor avermelhado ficou rosa com colônias pretas. 
5. A partir do desenvolvimento de colônias no meio MacConkey foi passada uma colônia para o meio Rugai com Lisina. Após 24h de incubação a 37°C indicou que a bactéria era Sacarose negativa, Glicose positiva, Lisina positiva e tinha motilidade.
Questões:
1. Qual o possível patógeno?
Salmone lla ssp
2. Qual o tratamento indicado? 
Tomar bastante liquidos. Durante o tratamento da infecção intestinal é importante beber bastante água para repor os líquidos perdidos pela diarreia.
3. Qual a prevenção? 
Para prevenir é necessario ter alguns cuidados basicos de higiene, como; lavar bem as fruas e verduras, cozinhar bem os alimentos. Evitar alimentos de origem animal crus.
Produtos usados para limpeza; de água sanitária diluídae agua tratada .
4. Identifique as características e uso para cada meio de cultura, testes bioquímicos e imunoensaios utilizados para análise?
Caldo triptona de soja; sem adiçao de agar sua turvaçao é sinal de crescimento microbiano.
Agar SS; Específicos para Salmonela, Enriquecimento em caldo sele nito antes da cultura em SS possui componentes que inibem o crescimento de Gram positivos.
Ágar MacConkey; Meio seletivo Inibidores: sais bilares e cristal violeta, inibem o crescimento de Gram positivas
Ágar XLD ; É um meio para diferenciação moderadame nte seletivo utilizado para o 
isolamento e diferenciação de elementos patogénicos entéricos gram - negativos 
(Salmonella e Shigella ) provenientes de amostras clínicas. É especialmente 
adequado para o isolamento de espécies de Shigella.
5. Sugira uma análise alternativa para a identificação deste patógeno?
Teste sorológico
6. Qual a importância da identificação de sorovares? 
é importante o conhecimento dos sorovares prevalentes e/ou incidentes e, também, das vias de transmissão, para que os órgãos de vigilância em saúde intervenham com medidas mais efetivas de prevenção e controle da doença. Ao mesmo tempo, a regularidade na identificação dos sorovares evidencia a introdução de novos tipos sorológicos numa região
7. O que caracteriza um surto? Podemos caracterizar este caso como um surto?
incidente no qual duas ou ma is pessoas apresentam uma determinada doença causada por uma fonte comum, sim pois surgiu de uma mesma fonte e tem 45 pessoas contaminas.
 (
Avenida Monsenhor Walfredo
 Leal
, 
512. Tambiá CEP: 58020-540
João Pessoa / PB
Tel: 83-3133-2900
Fax: 83-3133-2915
)

Outros materiais