Buscar

Apresentação slides ESTÁGIO ANOS INICIAIS

Prévia do material em texto

AFETIVIDADE E LUDICIDADE NOS ANO INICIAIS
AMOR
AFETO
Conversa
Dedicação
Resumo: 
O meu trabalho de Estágio tem como objetivo apresentar, de um forma mais leve e diferenciada a importância da Afetividade e da Ludicidade nos inicias também.
Os pensadores que eu peguei referência e me identifiquei foram: Vygostky,Wallon.
Meu estágio foi realizado no Colégio Antônio Peixoto, localizado no estreito, onde conta com turmas de berçário ao terceirão. Escolhi a turma de 1º ano do fundamental, na sala tem 25 alunos com idades de 6 á 7 anos de idade. Todos já sabem ler, porém nem todos são alfabetizados , tem 18 que são apenas letrados . É uma turminha agitada, bem comunicativa, bem curiosa, mas também bem receptiva e disposta a aprender o novo. A professora regente da turma é a Prof Cristina, que tem em sua formação magistério, graduada em Licenciatura plena em pedagogia pela Ufsc. Me auxiliou em todo processo, me deixou bem a vontade como dominante da turma por diversas vezes fiquei com eles por quase a tarde toda.. Me mostrou como ela faz, o que fazia efeito com a turma, foi uma troca muito legal.
Porque esse Tema?
Escolhi esse tema tendo em vista que, ao observar como tratamos as crianças na Ed infantil com todo afeto, na acolhida, em todos momentos percebi como eles aprendem e se divertem bem mais com conteúdos lúdicos e temos respostas mais rápidas dai pensei: Porquê não darmos continuidade nesse processo de acolhida, afetividade, ludicidade também nos ano iniciais! Percebi que por muito tempo do dia a dia a afetividade e a ludicidade ficam de fora do currículo nos anos iniciais. Eles precisam de conteúdos , dar conta das atividades da apostila, cumprir suas tarefas enfim. E ás vezes não nos damos conta que a criança precisa de tempo, atenção, carinho, estímulo. Pode ver a criança que está com a autoestima baixa , que erra frequentemente, que fracassa nas atividades certamente é aquele aluno indisciplinado, tem rendimento ruim perceba isso. O professor tem que estar atento, para perceber, tem que se atualiza, buscar uma metodologia de ensino mais lúdica, mais atrativa , ter mais afeto com alunos, mais conversa fazer com que esse aluno se sinta acolhido, encorajado a aprender e desenvolver atividades com prazer, o aluno quando se sente seguro com professor, se sente introduzido na sala de aula ele se sente capaz, o rendimento aumenta, o comportamento muda , e assim ele passa exemplo para os colegas..
Wallon já dizia que : “Afetividade está sempre presente em todos os momentos assim, como o motor e a cognição. ”
A afetividade e ludicidade também é uma forma das crianças adquirir conhecimento. Durante a realização do meu estágio, trabalhei com eles brincadeiras, jogos pois são excelentes instrumentos de mediação entre o prazer e o conhecimento e portanto essenciais para o processo de formação integral do indivíduo.
Vivência do estágio
1º Dia: Me apresentei para turma, expliquei o motivo pelo qual eu estava ali, conversamos sobre as atividades que preparei para o dia. Eu li para a turma a história do Zumbi o pequeno Guerreiro, para mostrar a eles de uma maneira não muito aprofundada importância da cultura Africana na nossa cultura Brasileira. Feito isso , no segundo momento coloquei um vídeo sobre a história das bonecas Abayumi onde frisa bastante a cultura africana e mostra afetividade das mãe para com seus filhos.
ABAYOMI: significa estou doando o melhor de mim para você. Ao contar a história da boneca feita com retalhos da barra da saia da mãe dentro dos navios , percebi o interesse deles em saber com era feita, então depois nós confeccionamos a própria boneca, foi um momento de alegria, e descontração entre eles, se divertiram muito. Já aproveitado o mesmo tema cultura africana propus atividade impressa de matemática como um dominó imitando o jogo sonar africanos, e depois um bingo de palavras com direito a pirulito como premiação.
2º DIA: Iniciei a aula falando sobre os assuntos propostos no dia, depois farei a Leitura do poema de Pedro Bandeira, Identidade e nome da gente, Depois farei a reflexão sobre a identidade como é cada um , e depois disso eles descreverão no caderno como cada um é. Descrever sua identidade.
Como eles se enxergam. 
Segundo momento :Conversar com os alunos sobre os rótulos das embalagens, Apresentar embalagens com vários tipos de rótulos de diversas marcas , perguntar se conhecem ou não os rótulos apresentados, fazer ordenação dos rótulos por: produtos doces ou salgados, produto de higiene, alimentos saudáveis e não saudáveis, alimentos perecíveis, etc. Mostrar as letras iniciais dos rótulos e depois perguntar quais são. Expor aos alunos os folhetos de supermercado e explicar sobre os números, preços. Onde confeccionamos um cartaz.
 Foi uma aula bem participativa, eles gostaram pois tiveram que se 
observar , escrever de si mesmo, depois se compararam com os outros,
isso mostra afetividade e aprender a lidar com as diferenças tb.
3º DIA: Apresentarei a família do numeral 90, contar história dos noventolinos, passarei atividade no quadro para que possam copiar no caderno , e reproduzirem no quadro também.
Ex: 90-91-92-93-94-95-96-97-98-99, logo após darei duas atividades (em anexo) para que possam fazer a fixação dos números e fazer a sequência numérica de 0 á 99. 
Segundo momento :Conversaremos em sala sobre, a cooperação, sobre como é importante e legal ajudar o colega, mostrar á eles que não estamos sozinhos, que quando fazemos as coisas juntos é bem melhor e mais divertido. Em seguida finalizaremos no parque com a dinâmica de grupo, a brincadeira com balões amarrados nos pés, em dupla elas terão que estourar os balões das outras duplas, porém, deverão cuidar dos seus balões e dos balões do seu parceiro. Foi muito mais muito divertido, eles poderam perceber como um precisa do outro!!
4º DIA: Iniciarei conversando com a turma, a respeito de todas as atividades propostas no dia e começaremos pela disciplina de Português.
Na aula de Português os alunos irão conhecer a família silábica do X , como é feito a escrita em letras Maiúsculas e minúsculas e como se pronuncia a letra X. Em seguida entregarei a eles um texto sobre a Bruxa para que façam interpretação de texto. 
Segundo momento: Na aula de Filosofia momento em que iremos trabalhar a coletividade , em uma brincadeira muito divertida , onde com um lençol grande eu uma bola, colocarei todos alunos em torno do lençol, cada um segurando uma ponta, o objetivo e não deixar cair a bola no chão. Um ajudando o outro.
5º DIA: Iniciarei conversando com a turma, a respeito de todas as atividades propostas no dia e começaremos pela disciplina de Ciências. Na aula de Ciências alunos irão conhecer os 5 sentidos que temos em nosso corpo humano ,(Tato, Paladar, olfato, visão, audição), e para que serve cada um . Sentaremos em uma roda , e trabalharei coma caixa tátil que existe na escola , colocando diversos matérias com textura diferentes para que toquem e tentam adivinhar o que é. Depois brincaremos de vendar os olhos e apresentar frutas diferentes no qual eles experimentarão , usarão o olfato para descobrir. Após tudo isso colarei uma atividade , para que eles liguem o que cada figura está de acordo com os sentidos . 
Segundo momento: Iniciaremos a aula de matemática com uma conversa sobre subtração quais dificuldades tiveram e as atividades da aula anterior, corrigiremos as atividades, e faremos mais brincadeiras com material dourado que a escola fornece .Depois as crianças farão no quadro algumas continhas e apresentarão para os amigos da turma, depois em dupla resolverão as operações juntos. 
 
 Depois conversaremos me despedi deles, brincamos muito..
Considerações finais : Minha vivência do estágio foi uma experiência em partes mais tranquila porém foi uma mistura de nervosismo, ansiedade, insegurança, e ao mesmo tempo em que eu entrava em sala de aula e era abraçada pelas crianças tudo mudava, o carinho e o conforto que eles me davam me fizeram sentir que estavana profissão certa e no momento e lugar certo! Todas as atividades realizadas durante o estágio foram intencionais com objetivo de trabalhar na construção de conhecimento, no desenvolvimento da criança no seu cognitivo, na fala, audição e sua interação social. Principalmente na afetividade e companheirismo entre eles. Deixei meu afeto e sai de lá com dever cumprido pois na semana já haviam demonstrações de mudanças de comportamentos estavam mais socioafetivos. Foi mais um conhecimento adquirido importante para a minha formação, não tive dificuldades, tive muito apoio dos envolvidos, tive a sensação que poderia ter feito mais, mais foi uma experiência muito boa, acredito ter contribuído na aprendizagem das crianças e conquistado o afeto deles. Fui muito bem acolhida pela escola e seus gestores, Milene Guesser (regente de estágio) Principalmente a professora Cristina parte fundamental do meu estágio , foi ela que me acompanhou durante todo o estágio me deu todo aparato necessário para que eu pudesse desempenha-lo, sempre me deixando livre para poder mostrar meu trabalho e meu potencial. Alguns momentos ela intervia me ajudando dando opiniões, e durante meus dias de regência ela ficava observando no fundo da sala como eu estava me desenvolvendo, sempre observando tudo atenta e acompanhando com a cópia do projeto de estágio que foi entregue a ela. Essa parte de experiência e vivência no estágio e de suma importância para nós acadêmicos, pois o contato com a profissão no dia a dia a chance de aprender alguém estar ali pra te ensinar te orientar é muito gratificante. Aprendemos muito e vamos levar mais uma bagagem de conhecimentos para nossa vida.. Só tenho a agradecer e tenho certeza que fiz a diferença, que minha postura , minha conduta e meu talento foram executados com perfeição..

Continue navegando