Buscar

Capital Intelectual e Modelos de Avaliação

Prévia do material em texto

1 - Depois de assistir o vídeo VALUATION, faça uma Resenha Crítica com as seguintes questões:
Qual o papel das pessoas dentro de uma empresa para determinação do valor da empresa-alvo? 
Quais as condicionantes para alavancar esse desempenho fazendo com que gerem mais riqueza para os donos do capital?
Resenha:
Entendem-se por “Valuation” de acordo com o lecionado em aula pelo Professor Marcelo Brum, como sendo: 
A precificação de uma empresa através do entendimento operacional atual e suas projeções futuras. Medindo assim suas estratégias de crescimento e manutenção do negócio, e qual é o seu contexto no mercado globalizado e local. Avaliando quantitativamente os fatores históricos em consonância com os fatores qualitativos que são as previsões e expectavas. 
A criação do “Fair Value” é o principal objetivo de uma Avaliação, onde busca-se o preço real e justo pela companhia-alvo da negociação. Dentre todos os outros tópicos muito importantes que precisam ser analisados como: Documentações, Demonstrações Financeiras, Valor de Marca, Certidões e Regulamentações etc...
O entrevistado aponta um outro tópico muito importante que é a análise da precificação do Capital Intelectual que já está somado dentro da empresa-alvo.
Deve-se observar e analisar, todo o valor agregado ao negócio, sobre esse prisma de visão. Pois nele também tem enraizado a cultura e clima desta empresa. 
As pessoas com suas respectivas habilidades, competências e comportamento exercem papel extremamente importante. E direcionando-as com as condições corretas e favoráveis geramos viabilidade econômica.
Assim, se conseguir quantificar o peso do seu capital intelectual dentro da organização, estamos ganhando valor de mercado também. 
Chiavenato (2004) (...). Em termos organizacionais, (...) o maior patrimônio de uma organização é algo que entra e sai pelas suas portas todos os dias, ou seja, são os conhecimentos que as pessoas trazem em suas mentes – seja sobre produtos, serviços, clientes, processos, técnicas, etc.
E atualmente, com o avanço tecnológico cada vez mais agressivo, ganha-se mais importância quem tem seu Capital Intelectual motivado e engajado com o negócio, criando assim mais e mais ideias e soluções para os produtos/serviços da companhia. Ou seja, agregando Valor de Mercado.
Pode-se atualizar Treinamentos, Palestras de engajamento, Canais seguros e claros de comunicação, Aplicação de benefícios diretos e indiretos, Reconhecimento de conquistas, etc. Tudo isso a fim de criar um ambiente de trabalho favorável e reter esse Capital Intelectual, desenvolvendo-o cada vez mais.
Jornal Estadão (2017), (...)um estudo conduzido pelo especialista Andrew Oswald, da universidade de Warwick (Reino Unido), apontou que empregados felizes são 12% mais produtivos. Sonja Lyubomisky, da universidade da Califórnia (EUA), mostra que há aumento de 37% nas vendas e 3 vezes mais criatividade dos funcionários mais satisfeitos. No entanto, caso haja uma insatisfação, o desempenho pode ser prejudicado.
E por isso o Capital Intelectual de uma empresa não pode ser esquecido ou subvalorizado no momento da Avaliação de Valor de Mercado de uma Empresa.
2 – Pesquise sobre Modelo de Avaliação Patrimonial Contábil (MAPC), Modelo de Avaliação Patrimonial de Mercado (MAPM), Modelo de Análise Intrínseca (MAI) e Modelo de Análise Relativa (MAR) e prepare uma Resenha Crítica sobre cada um dos Modelos de Avaliação.
Resenha:
O processo de avaliação de uma empresa consiste na busca do valor econômico, ou um valor que expresse o seu potencial de futura geração de caixa da organização - rentabilidade.
Para direcionar a empresa na tomada de decisão, existem vários métodos de avaliação e todos tem o mesmo objetivo: gerenciar o valor, buscando otimizar a riqueza dos acionistas e proprietários. São eles:
Modelo de Avaliação Patrimonial Contábil (MAPC): 
Fornece o valor da empresa por meio do balanço patrimonial contábil. 
É calculado somando o Valor do Passivo com o Patrimônio Líquido (PL), com base nos princípios contábeis e reflete o passado, não tendo em consideração as operações que estão ocorrendo e que irão ocorrer, o que torna esse modelo inadequado na estimativa do valor futuro
Modelo de Avaliação Patrimonial de Mercado (MAPM) 
Deve-se liquidar toda a empresa a fim de descobrir seu valor de mercado.
O cálculo do valor da empresa é feito pela avaliação conjunta do ativo, assim como o somatório das suas obrigações do passivo, a preço de mercado
Após isso, calcula-se o valor do Passivo e PL para encontrar o valor da empresa-alvo. Esse método também não utiliza os fluxos de caixa futuro, e também se baseia nos princípios da contabilidade. 
Modelo de Análise Intrínseca (MAI) 
Nesse modelo utiliza-se uma “Taxa Real”, que é o somatório dos juros de Capital Próprio mais o Juros de Capital de Terreiros, denomina-se como “Taxa de Desconto da Empresa”.
Então aplica-se essa Taxa Real de Desconto ao Fluxo de Caixa Futuro da empresa, com isso temos o FCD (Fluxo de Caixa Descontado).
Esse modelo já se baseia nos fundamentos da própria organização (geração de caixa, aumentos de faturamento, riscos operacionais e financeiros) e qualitativos (nível da equipe gerencial, padrão de tecnologia adotado nas operações e tradição da marca no mercado consumidor).
A partir desse ponto, projeta-se o FCD: Anual, Semestral, Mensal, Semanal e Diário.
Levando em conta itens como: Faturamento, Contas a Pagar, Contas a Receber, Outras Receitas ou despesas. E o Ideal é que sejam vistos em cenários: positivos, negativos e realistas. 
 
Modelo de Análise Relativa (MAR) 
Nesse modelo, é realizado uma avaliação em comparação com outra empresa do mercado. Com o objetivo de saber o quanto o mercado pagaria pela companhia em questão.
Deve-se contextualizar a empresa em um cenário comparativo. Precisando assim relativizar o “concorrente de estudo” para o mesmo tamanho e porte da empresa-alvo.
Conclusão:
Em conclusão ao estudo, percebe-se que a determinação do valor das empresas é um processo complexo. Contudo, nota-se também que para uma avaliação eficiente devem ser levados em conta não somente os valores dos ativos, passivos e patrimônio líquido, mas também outras variáveis importantes, que sejam por exemplo, credibilidade e participação no mercado, carteira de clientes e fornecedores, Capital Intelectual, Tempo e ramo de atuação, dentre outras.
A avaliação de empresas torna-se com isso uma ferramenta importante a ser utilizada pela administração na determinação da melhor opção para seus investidores e estratégias para o mercado.

Continue navegando