Buscar

Parada para a Prática 03 Aspectos filosoficos

Prévia do material em texto

Pergunta 1
	
	0.2 / 0.2 pontos
Leia o excerto a seguir:
"[...] o anarquismo tem quatro princípios geradores: a autonomia individual (como ação social baseada em cada um dos indivíduos); a autogestão social (como contrária a todo tipo de poder institucionalizado); o internacionalismo (a construção de uma sociedade libertária através da dissolução dos estados-nações) e a ação direta (sendo principais atividades a propaganda e a educação). O papel da educação está justamente na construção coletiva da liberdade, pela denúncia das injustiças e dos sistemas de dominação, além da criação de indivíduos desajustados, ou seja, aqueles que não se compatibilizam com o Estado e com a estrutura capitalista [...]."
BARCHI, R. Pedagogia libertária: anarquistas, anarquismos e educação. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 13, n. 38, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 24/06/2015.
Com base no trecho apresentado, podemos tipificar os principais traços do movimento anarquista no Brasil. Analise a tipificação sobre o anarquismo no Brasil e, a seguir, assinale V para aqueles que compõem esse modelo e F para aqueles que não compõem.
I. ( ) Autonomia individual afastando-se de uma cultura de massa.
II. ( ) Autogestão social, contrária ao exercício institucionalizado do poder.
III. ( ) Sociedade libertária marcada pela ação direta dos cidadãos.
IV. ( ) Previa a manutenção da Igreja como uma instituição que daria limites morais para a sociedade.
V. ( ) Construção coletiva da liberdade, tendo o Estado como indutor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
		a) 
	V, V, V, F, F.
	
		b) 
	V, F, F, V, F.
	
		c) 
	V, V, V, F, V.
	
		d) 
	F, V, V, F, F.
	
		e) 
	V, V, F, V, F.
	Exibir Comentários
	Pergunta 2
	
	0.2 / 0.2 pontos
Leia o excerto a seguir:
"A ação governamental no Estado Novo foi caracterizada por diretrizes para a formação de uma pretensa identidade brasileira, fator aglutinador em torno da ideia de configuração de uma nação única. Por todo o país, recursos variados foram utilizados na infiltração da ideologia pretendida, com ênfase naqueles que tinham um destino especial: o sistema educativo escolar."
SANTOS, A. V. dos. Educação e fascismo no Brasil: a formação escolar da infância e o Estado Novo (1937-1945). Revista Portuguesa de Educação, 2012, 25(1), p. 137-163, 2012, CIEd - Universidade do Minho.
Considerando o contexto apresentado no texto anterior, e também o conteúdo a respeito das escolas étnicas abordado no texto-base, avalie as seguintes asserções e a relação propostas entre elas.
I. Muitos decretos foram promulgados durante o governo Vargas, tais documentos regulavam desde o idioma usado no material didático até a nacionalidade dos profissionais da educação.
Porque
II. O ideário do governo Vargas era que por meio de uma farta legislação de controle seria possível preservar e impulsionar a identidade brasileira e abafar manifestações culturais estrangeiras.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
	
		a) 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
		b) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
		c) 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
		d) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
		e) 
	As asserções I e II são proposições falsas.
	Exibir Comentários
	Pergunta 3
	
	0.2 / 0.2 pontos
Leia o texto a seguir:
"Na formulação política da institucionalização de uma nova escola primária para a formação do cidadão republicano, o Estado valeu-se amplamente de leis de reformas do ensino público, numa clara ofensiva normatizadora. Todos os aspectos da organização escolar passaram a ser regulamentados com preciosos detalhes: prescrições sobre o tipo de escolas, localização e provimento, normas para a matrícula e frequência, sobre os programas de ensino e o método, o material escolar, a forma de fiscalização e controle das escolas, as competências de professores, diretores e funcionários, a escrituração burocrática, a higiene escolar, a disciplina dos alunos, prêmios e punições, o calendário escolar e o emprego do tempo."
SOUZA, R. F. de. Tempos de infância, tempos de escola: a ordenação do tempo escolar no ensino público paulista (1892-1933). Educação e Pesquisa, v. 25, n. 2, São Paulo, jul./dez. 1999.
O texto anterior apresenta as características de um período histórico marcante para a educação brasileira: a instituição dos grupos escolares. Considerando esse tema e o conteúdo apresentado no texto-base, assinale a alternativa que aborda corretamente esse processo.
	
		a) 
	Os grupos escolares tinham uma abordagem dicotômica, o intuito era formar grupos que seguissem sistemas próprios de educação.
	
		b) 
	Os grupos escolares mantiveram um sistema de educação unificado, seguindo a mesma ideia de educação do período Imperial.
	
		c) 
	No período dos grupos escolares, havia grande flexibilização de fatores como rotina, calendário e currículo.
	
		d) 
	A implantação dos grupos escolares teve início no estado de São Paulo. Para atender a esse processo, foram feitos altos investimentos em educação com o intuito de torná-la uma referência nacional.
	
		e) 
	No ideário do Partido Republicano Paulista, os grupos escolares deveriam se afastar do molde europeu e, por consequência, do Iluminismo.
	Pergunta 4
	
	0.2 / 0.2 pontos
"[...] Com ritmos e especificidades próprias, entre as regiões, essa disseminação, situada entre o fim do Império e a primeira metade da República, inaugura o novo modelo de ensino primário no Brasil: as escolas graduadas ou grupos escolares [...]. Os grupos escolares, portanto, passaram a caracterizar um novo modelo organizacional de escola que corroborava com as ideias de disseminação do ensino a toda a população. Ideias estas difundidas, como já adiantamos, por intelectuais da época para possibilitar o desenvolvimento nacional [...]".
SILVA, V. de M. O ideário educacional republicano e a implantação dos grupos escolares no Brasil: uma leitura. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA. Anais... Disponível em: <http://www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/textos/ST%2006%20%20Vivia%20de%20Melo%20Silva%20TC.PDF>. Acesso em: 24/06/2015.
Com base no excerto apresentado, podemos tipificar os principais traços da implantação dos Grupos Escolares no Brasil no início do século XIX. Analise as questões, elencadas a seguir, sobre os Grupos Escolares no Brasil e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) A inserção do Grupo Escolar trouxe a sensação de que ele traria a modernidade e consequentemente o progresso para o Brasil.
II. ( ) A implantação dos Grupos Escolares teve como uma de suas características marcantes a unificação do sistema de ensino, que durante o Império era tratado de forma fragmentada.
III. ( ) A implantação do Grupo Escolar significava o avanço do Brasil como Estado-Nação, ainda que isso não tivesse uma relação imediata com o processo de industrialização e as suas necessidades.
IV. ( ) Intelectuais do início da República no Brasil acreditavam que um dos passos para o desenvolvimento nacional era a criação de um novo modelo educacional, isto é, os Grupos Escolares.
V. ( ) Os grupos escolares caracterizaram um novo modelo organizacional de escola que formava as bases para a decisão política de disseminar o ensino para toda a população.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
		a) 
	F, F, V, V, F.
	
		b) 
	V, F, F, V, F.
	
		c) 
	V, V, V, F, F.
	
		d) 
	V, V, F, V, V.
	
		e) 
	V, V, V, F, V.
	Exibir Comentários
	Pergunta 5
	
	0.2 / 0.2 pontos
Leia o excerto a seguir:
"Lançado em 1932, o Manifesto dos Pioneiros da Educação nova tem sido fonte de estudos historiográficos sobre educação, por ser de grande importância no âmbito dediscussões acerca da escola pública no Brasil. Trata-se de um documento escrito por 26 educadores, com o título 'Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova - A reconstrução educacional no Brasil: ao povo e ao governo'. Circulou em âmbito nacional com a finalidade de oferecer diretrizes para uma política de educação e representou simultaneamente, um plano de ação nacional em busca da estruturação de um sistema educacional e um documento de discussão e reflexão sobre o ambiente político e social dos anos de 1920 e 1930."
CAMURRA, L.; TERUYA, T. K. Escola Pública: Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e o Direito à Educação. SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1, 2008, Cascavel. Anais… Cascavel: Unioeste, 2008.
Considerando o contexto histórico apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O Manifesto foi uma síntese e uma tentativa de avanço sobre propostas novas de educação e de uma concepção de vida com um ideal utilitarista.
Porque
II. Com esse documento, seus autores pretendiam afastar o modelo educacional vigente, o escolanovismo, considerado incompatível com a dinâmica social da época.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
	
		a) 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
		b) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
		c) 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
		d) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
		e) 
	As asserções I e II são proposições falsas.
	Exibir Comentários

Continue navegando