Buscar

SEQUENCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA

Prévia do material em texto

Escola: Municipal de Educação Infantil ABC
Diretora: Heloísa dos Santos Paes 
Professora: Ester da Luz dos Santos
Série: 3º ano Fundamental I Turma: EF - 311 Turno: Matutino
Período: 4 a 16 de Maio de 2020
Componente Curricular: Ciências Tempo Estimado da aula: 06 Aulas (50 min cada).
Conteúdo: 
· Universo.
· Fases da Lua.
· Movimentos (translação e rotação) de alguns astros do sistema solar.
Tema: o Sistema Solar.
OBJETIVOS:
· Identificar todos os planetas do sistema solar e o satélite da Terra (a Lua), a partir de vídeo. 
· Conhecer os movimentos da Terra, com ênfase à rotação e translação, com o uso de globo terrestre e animação em vídeo.
Problematização não experimental: a partir da exibição de vídeos (Paxi – O Sistema Solar – tempo. 05:12s / Rotação e Translação da Terra - Os Movimentos do Planeta Terra – Tempo 4:31 / Videoinstalação "Movimentos da Terra" – Tempo 3:17s) os alunos irão nomear e classificar os planetas, os movimentos da Terra e no que eles influenciam.
· Dimensão científica/conceitual: Quais as diferenças do Planeta Terra para os demais planetas? O seria um satélite de um planeta? Além da Terra qual o outro planeta que possuí satélite próprio? Já ouviram falar em ano bissexto? O que seria um ano bissexto? A Terra, os demais planetas e o Sol se movimentam? Como seriam esses movimentos no modelo?
· Dimensão social: Os movimentos rotação e translação contribuem para com a humanidade? De que forma? O que seriam estações do ano, quais são, quais as características de cada uma? No Brasil observamos as estações do ano? Por que existem as estações do ano?
· Dimensão econômica: Dependendo da estação do ano é possível um país crescer economicamente? Como? De que forma as estações do ano modificam o andamento do comercio? 
· Dimensão saúde-doença: As estações Inverno e verão podem contribuir para proliferação de doenças? Quais?
· Dimensão ecológica: Será que estamos cuidando bem do nosso planeta? De que forma podemos contribuir para a preservação do nosso planeta? 
SISTEMATIZAÇÃO
SISTEMA SOLAR
Sistema Solar é um conjunto de planetas, cometas, planetas-anões, asteroides e outros corpos celestes que orbitam em torno do Sol, que é uma estrela. Além da Terra, os outros sete planetas que fazem parte desse sistema são: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Entre os chamados planetas-anões, que são aqueles que recebem a influência de outros planetas em suas órbitas, temos: Plutão (desde 2006 deixou de ser considerado um planeta comum), Ceres, Éris, Makemake e Haumea.
Dentre os planetas principais, os quatro mais próximos do sol são formados basicamente por rochas e, por isso, são chamados de planetas rochosos. Por outro lado, os outros quatro planetas mais afastados são formados basicamente por gases e, por isso, são chamados de planetas gasosos. Dentre todos esses planetas, a Terra é a única a reunir condições para a formação de vida, pois possui temperaturas medianas que são capazes de manter a água no estado líquido em boa parte de sua superfície.
O Sol a única estrela do Sistema Solar, é uma estrela de média dimensão. Encontra-se a 150 milhões de quilómetros (km) da Terra, aproximadamente 5 milhões de anos e tudo indica estar na meia-idade. Comparado à Terra, o seu diâmetro é aproximadamente 109 vezes maior. É constituído por gás, na sua maioria hidrogénio ionizado. 
A Terra nosso planeta, se difere dos demais, visto suas condições e características que permitem a existência de vida. Encontra-se a uma distância favorável do Sol, cerca de 149.600.000 km. Seu dinamismo proporcionado pela radiação solar, forças da maré e o calor proveniente do seu núcleo o tornam um planeta único no Sistema Solar.
Sua temperatura média é de 14ºC, e apenas 60% da energia solar é absorvida. A atmosfera terrestre é atualmente composta por gases como nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e vapor d'água. Sua estrutura interna é composta por núcleo, manto e crosta terrestre. Possui um satélite natural, a Lua, com rotação sincronizada à da Terra.
OS SATÉLITES NATURAIS
Um satélite natural, lua ou planeta secundário é um astro que circula em torno de um planeta principal, isto é, não orbita em torno de uma estrela. Por exemplo, a Lua é o satélite da Terra.
AS FASES DA LUA
O fato de a Lua girar à volta da Terra nem sempre permite que nós consigamos vê-la da mesma forma. A Lua capta a luz do Sol e reflete-a para a Terra. A esse brilho é natural chamarmos luar.
Por vezes conseguimos ver uma lua muito redondinha, mas outras vezes, não vemos quase nada. É que a Lua não é iluminada pelo Sol da mesma maneira, noite após noite. Assim, às vezes a face da Lua que nós vemos está totalmente iluminada, outras vezes parcialmente iluminada e por vezes está mesmo às escuras.
Dizemos que as fases da Lua devem-se ao seu movimento de translação em volta da Terra. A Lua demora 27,3 dias a dar uma volta completa à Terra.
A LUA APRESENTA ASSIM QUATRO FASES: Lua Nova; Quarto Crescente ; Lua Cheia; Quarto minguante
Curiosidade: A lua é mentirosa!
Sabes o que isto quer dizer?
Quando a lua aparece em forma de C, ela está a diminuir, a minguar (quarto minguante), e não a crescer!
Quando a lua aparece em forma de D, ela está a crescer (quarto crescente) e não a diminuir.
Mas no hemisfério sul isso não acontece, por isso, quando a lua tem a forma de C, ela está a crescer (quarto crescente), e quando a lua aparece em forma de D, ela está a diminuir (quarto minguante). Se estiveres no Brasil, por exemplo, basta lembrar as letras C e D para saber em que fase está a lua.
MOVIMENTOS DA TERRA
O planeta Terra não é estático no universo, assim como acontece com todos os corpos celestes. Ele realiza uma série de movimentos envolvendo a órbita em torno de si mesmo, ao redor do sol, em conjunto com a Via Láctea e com o próprio universo. 
Ao todo a Terra possui 14 movimentos que são: Rotação, Translação, Precessão, Nutação, Deslocamento do periélio, Obliquidade da eclíptica, Variação da excentricidade da órbita, Movimento de centro de massa Terra-Lua, Movimento em torno do centro de massa do Sistema Solar, Movimento das Marés, Perturbações Planetárias, Movimento Helicoidal, Rotação junto com a galáxia, Translação junto com a galáxia. Os principais movimentos da Terra, isto é, aqueles que possuem um efeito direto mais notório em nossas vidas, são a rotação e a translação.
O movimento de rotação  é o movimento giratório que a Terra realiza em volta de um eixo imaginário, no sentido contrário aos ponteiros do relógio (ou anti-horário ou ainda sentido direto), o tempo para a Terra da uma volta completa sobre si mesma, corresponde à duração de 23h56m04,09. É usual aproximar este valor às vinte e quatro horas.
Em consequência disso temos a sucessão dos dias e das noites (se a Terra não girasse, era sempre de dia, na parte virada para o Sol, e sempre de noite, na parte escura). 
O movimento de translação é o movimento que a Terra realiza em volta do Sol, no sentido direto (ou contrário aos ponteiros do relógio). O planeta Terra leva em média 365 dias e 6 horas para completar seu movimento de translação, isto é, uma volta completa em torno do sol. Em razão dessas 6 horas excedentes fora criado um ano com 366 dias, denominado bissexto, que ocorre de quatro em quatro anos, tempo necessário para que o acúmulo das 6 horas gere um dia a mais no calendário.
AS ESTAÇÕES DO ANO
As estações do ano acontecem por causa do movimento que a Terra dá em volta do Sol e da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. Estação do ano é uma das quatro subdivisões do ano baseadas em padrões climáticos. Elas são a Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno.
Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres. É a estação das flores.
Verão é uma das quatro estações do ano. Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos. Geralmente, o Verão é também o período do ano reservado às férias. No Verão, osdias são grandes, e as noites pequenas. Nos dias do Solstício, acontecem os maiores dias do ano, e as noites mais curtas.
Outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado por um abaixamento das temperaturas médias, (exceto nas regiões próximas ao equador) e pelo amarelecer e pela queda das folhas das árvores, que indica a mudança entre o Verão e o Inverno.
Inverno é uma das quatro estações do ano nas zonas temperadas. Acontece porque os raios solares incidem de uma forma quase perpendicular no hemisfério onde acontece o verão e consequentemente, tem uma incidência tangencial no hemisfério oposto. Quanto maior a inclinação dos raios solares, menores serão as temperaturas médias à superfície da Terra. É a estação do frio e da neve.
CONTEXTUALIZAÇÃO
SISTEMA SOL-TERRA-LUA
Ao fazer a Terra girar em torno do Sol, nota-se que no decorrer de um ano os hemisférios de nosso planeta recebem a luz solar de forma diferente.
Quando o hemisfério norte recebe os raios solares mais diretamente, ocorre o contrário no hemisfério sul e vice-versa. Está é a causa das estações climáticas (verão, outono, inverno e primavera). Porém, há dois momentos do ano em que os dois hemisférios são iluminados de forma igual. Estes momentos são os equinócios – que ocorrem nos meses de março e setembro. Deixando a Terra parada e movendo somente a Lua, é possível notar que a face iluminada dela, aumenta e diminui gradualmente para um observador que esteja na Terra. Esta é a causa das fases da Lua.
EQUINÓCIO
Equinócio representa o momento em que nenhum dos polos está inclinado em relação ao Sol, o qual incide diretamente sobre a linha do Equador. Isso significa que os raios solares incidem com a mesma intensidade nos dois hemisférios, consequentemente, os dias e as noites têm a mesma duração.
Esse fenômeno astronômico marca o início da primavera e do outono, e ocorre duas vezes por ano. Durante dois dias do ano, as noites e os dias terão quase a mesma duração, 12 horas. Isso só é possível em consequência da inclinação no eixo da Terra que resulta na incidência da luz solar diretamente sobre a faixa intertropical durante alguns períodos do ano.
MARCO ZERO DO EQUADOR
O Monumento Marco do Equador tem como referencial um marco correspondendo à linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios, e privilegia Macapá como a única capital brasileira cortada por esse paralelo, o monumento é constituído de uma edificação de 30 metros de altura dotada de um círculo na parte superior, através do qual é possível visualizar o Equinócio ao menos duas vezes por ano. Para a contemplação do fenômeno natural do "equinócio", que acontece nos dias 21 ou 22 de março e 22 ou 23 de setembro, quando o Sol alinha-se perfeitamente no círculo do monumento e projeta um raio de luz sobre a Linha imaginária do Equador, para isso foi construído um "Relógio de Sol", onde é possível constatar a veracidade do fato. 
OBELISCO MARCO ZERO DO EQUADOR
Ao mover o Sol ao longo do arco é possível simular como se dá a passagem dele observada a partir de Macapá, no Monumento Marco Zero do Equador. O arco pode ser inclinado aproximadamente 24° para cada lado. Você perceberá que a sombra do obelisco muda de lado com as diferentes posições do Sol e que apresenta comprimento máximo quando a inclinação é máxima. Esta situação é chamada Solstício.
Os solstícios marcam a os inícios do verão ou inverno, dependendo do hemisfério que esteja o observador e ocorrem em junho e dezembro. Porém, quando o arco está na vertical, observa-se que o obelisco tem sombra mínima podendo até desaparecer por um curto período. Também é possível observar o Sol “dentro do furo” do obelisco. Isto ocorre em dois dias diferentes no ano – um em março, outro em setembro – e é chamado Equinócio. Os equinócios marcam o início do outono ou primavera, dependendo do hemisfério que esteja o observador. Não percebemos as quatro estações climáticas em Macapá porque nossa cidade está localizada na linha do equador e isso implica em um índice de radiação solar intenso durante o ano inteiro, junto a isso ainda há alguns efeitos atmosféricos que devem ser considerados. No final das contas, aqui nós percebemos somente um período chuvoso (dezembro a julho) e um período com escassez de chuvas (agosto a novembro). Estes períodos são chamados de inverno e verão amazônicos, respectivamente.
ATIVIDADE DESENVOLVIDA
1ª. O fenômeno chamado de Equinócio é uma manifestação em que os raios do sol, no seu movimento aparente, incidem diretamente sobre a linha do Equador. Diante desta afirmativa, faça em uma folha de papel, a imagem que represente o obelisco no momento em que o sol atinge o centro do circulo durante este fenômeno, projetando seus raios solares.
2ª. A lua é o satélite da Terra e não possui luz própria, seu brilho é capitado através dos raios do sol, ela realiza o movimento de translação ao redor da Terra, assim a cada noite ela é iluminada em uma parte, por isso a vemos de varias formas, no papel represente a lua quando ela esta no seu quarto crescente.

Continue navegando