A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
MECÂNICA DOS SOLOS E GEOTECNIA ATIVIDADE 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Usuário
	
	Curso
	2020.1 MECÂNICA DOS SOLOS E GEOTECNIA [EADH100 - B2]
	Teste
	ATIVIDADE 2 (A2)
	Iniciado
	
	Enviado
	04/06/20 
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	6 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	744 horas, 4 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os ensaios de laboratório são, sem dúvida, uma parte importante da mecânica dos solos moderna. Foram a partir dos ensaios de laboratório que a geotecnia deixou de ser uma “atividade” empírica para ser tornar uma ciência, regida por teorias bem estabelecidas.
A partir das informações sobre as condições de contorno, analise as afirmativas a seguir:
1. O nível de tensão e compactação, a capacidade de drenagem e a taxa de compactação  podem ser  conhecidas e controladas;
2. A distribuição da tensão em um solo varia, dentre outros fatores, em função de sua  profundidade
3. O grau de compactação do solo depende principalmente de sua porosidade: quanto maior os espaços vazios, mais compactado se encontra o solo.
4. O grau de densidade do solo não interfere na energia necessária para sua compactação
 Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
 
 
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
 
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois níveis de tensão e suas respectivas deformações, podem ser estimados, e através de cálculos podem ser controladas as deformações a fim de se evitar rupturas. A distribuição de tensão em um solo varia de acordo com sua profundidade, apresentando um valor mais elevado quanto mais próximo à superfície estiver da superfície
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Porosidade do solo refere-se à quantidade de poros ou espaço aberto, entre as partículas do solo. Os espaços dos poros podem ser formados devido ao movimento de raízes, vermes e insetos; gases em expansão presos nesses espaços pelas águas subterrâneas; e / ou a dissolução de material parental do solo. A porosidade varia muito de um tipo de solo para outro, porque os grãos são frouxos ou densos.
Assinale a alternativa que demonstre corretamente a como índice de plasticidade (IP), frequentemente usado na classificação de solos, pode ser determinado.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
LL - LP
	Resposta Correta:
	 
LL - LP
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o índice de plasticidade corresponde a faixa de valores de umidade do solo na qual ele se comporta de maneira plástica. É a diferença numérica entre o valor do limite de liquidez e o limite de plasticidade (IP = LL-LP).
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Relatório de Sondagem é realizado com objetivo  principal de fornecer todas informações da pesquisa/sondagem realizada necessárias para posteriores tomadas de decisões por parte do projetista. Em um  ensaio de penetração padrão (SPT), há o registro de um SPT de 35 em determinada profundidade, o que indica presença de camada de argila dura. Sobre essa informação, assinale a alternativa que apresenta a característica sobre a camada de argila abordada:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Elevada consistência.
	Resposta Correta:
	 
Elevada consistência.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois em Mecânica dos solos a compacidade relativa é um índice utilizado para determinar o grau de compactação de um material granular, não coesivo, como as areias. Dados de sondagem SPT indica a consistência dos solos argilosos e compacidade dos solos arenosos.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os solos apresentam diferentes estados de estabilidade, dependendo do teor de água. Essa propriedade é descrita como consistência e especifica o estado de um solo remodelado e coeso. Essas transições são, definidas como limite de consistência, limite de plasticidade,  e limite de liquidez (LL), são chamadas de limites de Atterberg. Sobre os Limites de Attenberg, analise as informações a seguir:
 
I. A determinação do LP pode ser realizada utilizando uma placa de vidro
II. Um dos métodos de se determinar o LL é através do copo Casagrande
III. solos classificados como “muito mole” caracteriza-se pela baixa umidade por desagregar facilmente
IV.O LL representa o teor de umidade do solo
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois um dos métodos mais comuns de determinação do LL é através do copo de Casagrande.  Já a obtenção do LP pode ser obtido de forma mais simples, dispensando o uso de equipamentos próprios para tal, como o caso do LL, como, por exemplo, utilizando placas de vidro
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Todos os solos contêm partículas minerais, matéria orgânica, água e ar. As combinações destes determinam as propriedades do solo - sua textura, estrutura, porosidade, química e cor. Como é chamada a propriedade de um solo que lhe permite ser deformado rapidamente, sem que ocorra sua ruptura? Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Plasticidade
	Resposta Correta:
	 
Plasticidade
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a plasticidade é propriedade de um solo que permite a sua deformação rápida, sem que ocorra qualquer ruptura, rebote elástico e sem alteração de seu volume. A plasticidade se da devida à presença de minerais ao redor dos minerais do solo e da água presente na camada adsorvida dos minerais do solo.
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 1 pontos
	
	
	
	Embora a mecânica moderna do solo tenha evoluído em maior medida, ainda usamos os princípios básicos estabelecidos pelo Dr. Karl Terzaghi, pioneiro neste ramo na ciência,  para quase todas as teorias e conceitos da mecânica do solo diariamente.
Sobre  a compactação de solos, analise as afirmativas a seguir:
1. Em obras rodoviárias, o ensaio de compactação laboratorial é realizado para determinar a condição ótima de umidade e, por consequência, determinar a quantidade de vezes que o rolo compactador terá que passar pelo local definido.
2. É um fenômeno de colapso que está intrinsecamente relacionado à perda de resistência.
3. O emprego de uma energia de compactação maior promoverá um aumento de densidade do mesmo, independente das características desse solo
4. A curva granulométrica, obtido através de ensaio laboratorial, tem intuito de fornecer o grau de resistência do solo
 
Está correto o que se afirmar em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e IV apenas.
	Resposta Correta:
	 
III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois o número de passadas varia de acordo com o tipo de equipamento a ser utilizado, sendo este, por vez, determinado de acordo com o tipo solo. E o processo de compactação é um fenômeno relacionado ao colapso que promove maior resistência ao solo .
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 1 pontos
	
	
	
	As areias e os pedregulhos são constituídos de partículas arredondadas ou, mais precisamente, de forma poliédrica. Suas dimensões são aproximadamente iguais nas três dimensões. A forma das partículas individuais dos solos granulares é pelo menos tão importante quanto a sua granulometria, na definição das suas propriedades de engenharia, em especial na sua resistência ao cisalhamento. Dependendo do grau do intemperismo e do processo de transporte que sofreram, podem se apresentar mais ou menos angulares e com a superfície rugosa. Conforme é possível notar na figura abaixo:
Fonte:  LEPSCH, IGO. F. Formação e Conservação dos Solos. Rio de Janeiro. Oficina de Textos; Edição: 2ª. 216p
A partir das informações acima para fins da engenharia geotécnica, analise as afirmativas que definem como as partículas podem ser classificadas:
1. Qualitativamente, por meio de uma análise visual, de acordo com seu formato.
2. Quantitativamente, de acordo com a quantidade de partículas.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.