Buscar

PROJETO-I-ETAPA-PROTEÍNAS-MARINA-4006776-REVISADO (1)

Prévia do material em texto

Projeto Etapa I: 
Proteínas
Professor: Gustavo Coelho - CIÊNCIAS DA SAÚDE II
Aluna: Marina Soares da Silva Pedrosa - 4006776
ODONTOLOGIA
UNIGRANRIO – BARRA DA TIJUCA
Rio de Janeiro, 2020.
SUMÁRIO
1
1 INTRODUÇÃO
2 TIPOS DE PROTEÍNA
 2
 2
2.1 CLASSIFICAÇÃO DAS PROTEÍNAS					3 2.2 ORGANIZAÇÃO DAS PROTEÍNAS 4 
3 FUNÇÃO DAS PROTEÍNAS 					 4 4 OBJETIVO DO “QUIZ PROTEICO” 4 
5 METODOLOGIA 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
1 INTRODUÇÃO 
As proteínas são o principal componente da massa celular, estão presentes em basicamente todas as células e inclusive nos vírus. A elas cabe a parte maior parte na constituição do corpo humano, tendo papel fundamental na formação, crescimento, regeneração e substituição de diferentes tecidos, principalmente dos músculos. Sendo ainda responsáveis pela constituição de anticorpos e hormônios, por exemplo.
São formadas por aminoácidos, que são moléculas orgânicas que possuem, pelo menos, um grupo amina - NH2 e um grupo carboxila - COOH. Que formam polímeros de aminoácidos, e conectam-se entre si através de ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido.
Diante de sua importância, é fundamental que as proteínas sejam obtidas através de uma boa alimentação. Entre os alimentos que se destacam pela grande quantidade desse nutriente, podemos citar: Carnes, leite, ovos, cereais integrais, feijão, legumes e vegetais folhosos.
Ao serem ingeridas, as proteínas são digeridas em nosso tubo digestório. Os aminoácidos que as formam se separam e são absorvidos no intestino. Em seguida migram para o sangue e são distribuídos entre as células do organismo. 
Esta macromolécula também pode ser adquirida através da síntese proteica. Mecanismo de produção determinado pelo DNA, acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que formarão a sequência da futura proteína.
2 TIPOS DE PROTEÍNA
Existem diversos tipos de proteínas nos seres vivos, estas diferenciam-se principalmente pelo número de aminoácidos e pela sequência em que se dispõem nas cadeias polipeptídicas.
Geralmente, para ser considerada uma proteína, a cadeia deve apresentar mais de 70 aminoácidos. No total, existem 20 tipos de aminoácidos na natureza, que são responsáveis por formar todas as proteínas existentes. 
Dependendo da sua função no organismo, as proteínas são divididas em dois grandes grupos:
· Proteínas Dinâmicas: Esse tipo de proteína realiza funções como defesa do organismo, transporte de substâncias, catálise de reações, controle do metabolismo;
· Proteínas Estruturais: Como o próprio nome indica, sua função principal é a estruturação das células e dos tecidos no corpo humano. O colágeno e a elastina são exemplos desse tipo de proteína.
2.1 CLASSIFICAÇÃO DAS PROTEÍNAS
As proteínas podem ser classificadas das seguintes formas:
Quanto à Composição
· Proteínas Simples: Libera apenas aminoácidos durante a hidrólise;
· Proteínas Conjugadas: Por hidrólise, liberam aminoácidos e um radical não peptídico, denominado grupo prostético (encontra-se ligado de forma permanente à proteína, por ligações covalentes).
Quanto ao Número de Cadeias Polipeptídicas
· Proteínas Monoméricas: Formadas apenas por uma cadeia polipeptídica;
· Proteínas Oligoméricas: De estrutura e função mais complexas, são formadas por mais de uma cadeia polipeptídica.
Quanto à Forma
· Proteínas Fibrosas: A maioria das proteínas fibrosas são insolúveis em meio aquosos e possuem pesos moleculares bastante elevados. Normalmente são formadas por longas moléculas de formato quase retilíneas e paralelas ao eixo da fibra. Fazem parte deste grupo as proteínas estruturais como o colágeno do tecido conjuntivo, a queratina do cabelo, a miosina dos músculos, entre outras;
· Proteínas Globulares: Possuem estrutura espacial mais complexa e são esféricas. Geralmente são solúveis em meio aquoso. São exemplos de proteínas globulares as proteínas ativas, como as enzimas, e as transportadoras, como a hemoglobina.
2.2 ORGANIZAÇÃO DAS PROTEÍNAS 
As proteínas podem organizar-se de diferentes formas:
· Estrutura primária: As proteínas apresentam-se de forma linear, sem ramificação. Nesse caso, podemos estudar a constituição do fio proteico, analisando os tipos de aminoácidos e suas quantidades;
· Estrutura secundária: observa-se um enrolamento da proteína, formando, geralmente, uma espécie de hélice;
· Estrutura terciária: observa-se o enrolamento das proteínas que já estavam em estrutura secundária, ou seja, ocorre o dobramento da hélice. Ocorre apenas em proteínas globosas;
· Estrutura quaternária: Ocorre apenas em proteínas conjugadas de grande porte. É possível observar várias cadeias enoveladas;
3 FUNÇÃO DAS PROTEÍNAS 
As proteínas apresentam uma extensa lista de funções no organismo por serem encontradas em todas as estruturas da célula, substâncias intersticiais, anticorpos, entre outros.
 Entre as funções que podem ser atribuídas às proteínas, destacam-se como catalisadoras, como é o caso das enzimas, ajudam na contração muscular (actina e miosina), protegem o organismo (anticorpos), atuam como pigmentos (clorofila e hemoglobina) e garantem o transporte de gases (hemoglobina). Não podemos esquecer que vários hormônios são formados por proteínas, como é o caso da insulina, do FSH e do LH.
4 OBEJTIVO DO “QUIZ PROTEICO” 
O quiz é um jogo didático inventado por mim a partir do jogo original Quest, onde o objetivo é responder perguntas de múltipla escolha, dissertativas e de verdadeiro ou falso, sobre Proteínas. O intuito do jogo é testar o conhecimento dos alunos com relação ao tema. Cada equipe deve responder a 10 perguntas corretamente para ser o vencedor, pois quem errar mais de 4 vezes está fora do jogo.
5 METODOLOGIA
Material -
· Tabuleiro
· Cartas com perguntas
· Peões
· Ampulheta
· Fichas bônus
Regras -
1- Os alunos se dividirão em até 4 equipes e deverão escolher um peão, cada equipe receberá 3 fichas bônus (dão ao jogador o direito de responder uma nova pergunta na próxima rodada). 
2- Os jogadores decidem entre si quem começará, então, o jogador da direita de quem foi escolhido pega uma carta e faz a pergunta ao jogador que irá responder, escolhendo uma entre as 3 perguntas que estarão nas cartas. 
3- Após a leitura da pergunta, a ampulheta é acionada, e o jogador tem 45 segundos para responder.
Duas coisas podem acontecer:
1- O jogador acerta a resposta, seu peão é posicionado uma casa a frente e a vez é passada para o próximo a direita.
2- O jogador errar a resposta, neste caso, uma ficha é colocada na casa em que está e seu peão permanece nesta casa até que ele acerte ou não tenha mais fichas, a vez é passada ao jogador a esquerda. 
Fim do jogo:
O jogo termina quando uma das equipes responder as 10 perguntas corretamente ou até que não possam mais responder nenhuma. 
A equipe vencedora será aquela que conseguir terminar primeiro que as outras.
Empate:
Caso haja empate, a equipe que tiver usado menos fichas bônus para chegar à casa onde está será a vencedora.
Se persistir o empate, a equipe que demorou mais tempo para errar pela primeira vez será a vencedora.
BIBLIOGRAFIA:
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/alimentos2.php
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/proteinas.htm
https://www.todamateria.com.br/proteinas/
https://www.biologianet.com/biologia-celular/proteinas.htm
https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/30936-alimentos-ricos-em-proteina-beneficios-e-como-aumentar-absorcao
https://www.stoodi.com.br/blog/2019/03/13/proteinas-o-que-e/

Continue navegando