Buscar

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Departamento de Administração e Economia – DAE
DISCIPLINA GAE 118 - Administração da Produção e Operações I - 2020/1 
Profa. Dra. Maria Ângela N. Gomes Data:12/06
Aluno/a: Humberto Augusto Lima Neto Matrícula: 201810231
REO 01- ATIVIDADE AVALIATIVA 01 - Peso 10%
ESTUDO DIRIGIDO 01 - TEMA 1 e 2 da Disciplina. 
Questão 01- Os diversos elementos que compõem o ambiente de produção das organizações tem grande importância nos processos que se inserem. Existem os recursos de transformação e os recursos a serem transformados na estratégia de produção que envolve o ideal de input da empresa, a criação do produto/serviço com os recursos e matéria-prima, que fazem parte de projetos e melhorias para um melhor planejamento e controle. Há também o conceito de output que é saída desse produto/serviço após sua produção. Esses elementos apropriam-se de etapas da cadeia de produção e se baseiam em recursos de transformação, natureza da transformação, objetivos da transformação, natureza do produto/serviço, um padrão de desempenho, objetivos dos clientes, natureza dos objetivos e dos clientes da operação. Todos elementos são de extrema importância para a organização e garantem uma melhor eficiência e eficácia dentro da empresa para atender e satisfazer as exigências definidas pelo consumidor dentro do mercado.
Questão 02- Volume de produtos/serviços: uma organização com volume baixo tem uma baixa repetição, os funcionários participam mais do trabalho, tem uma menor sistematização e um alto custo unitário. Um exemplo seria de pequenos negócios. Já uma organização de volume alto conta com uma alta repetição, especialização da mão de obra, sistemas pré-definidos e baixo custo unitário. Como exemplo de volume alto seriam as grandes redes de fast food.
Variedade dos produtos/serviços: uma alta variedade é composta por ser flexível, ter um atendimento completo e atender as necessidades do consumidor, ter um alto custo unitário, como exemplo um uber. Baixa variedade tem os seguintes aspectos, é bem definido e padronizado, a rotina é sempre a mesma e regular, possui um baixo custo, exemplificando como se fosse os serviços de transporte público. 
Variação na demanda: uma alta variação na demanda possui capacidade mutante, antecipações do mercado, flexibilidade, se ajusta de acordo com a demanda e tem um alto custo unitário, por exemplo passagens de avião e pacotes de viagem. Uma baixa variação na demanda mantém estabilidade rotineira e previsível, utiliza altos recursos e tem um baixo custo, como exemplo redes franqueadas de hotéis mais acessíveis. 
Visibilidade dos consumidores: alta visibilidade implica em tolerância de espera limitada, satisfação é definida pelo consumidor, necessidade de habilidade para contato com o consumidor e um alto custo unitário para as lojas físicas Uma baixa visibilidade demanda maior tempo entre a produção e o consumo, é padronizada e necessita de pouca habilidade de contato, há uma alta utilização de funcionários e baixo custo unitário para lojas virtuais.
Os 4Vs são importantes aspectos para uma organização pois eles resumem bem as áreas que a empresa precisa se organizar e aperfeiçoar para não desperdiçar tempo e recursos.
Questão 03- Os recursos a serem transformados são os insumos que serão utilizados para fazer um determinado produto e que sofrerão mudanças por meio do processo produtivo. Como exemplos de recursos a serem transformados; materiais: matérias-primas e componentes ( podem ser de origem animal, vegetal, mineral. Como madeira, aço, plástico ), informações: dados que são processados em informações que possam ser melhor compreendidas pelo público. Alguns profissionais e empresas que fazem esse tipo de transformação são: Contadores, empresas de telecomunicações, jornais, e consumidores: são os serviços que são oferecidos para os consumidores, como: hotéis, médicos, industriais de entretenimento, entre outros.
Questão 04- Responsabilidades diretas: Deve entender os objetivos estratégicos, o gerente de operações deve saber onde a sua operação se situa no contexto da organização. Deve saber os objetivos de desempenho da produção: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo. Desenvolver uma estratégia de produção, o gerente de operações deve saber colocar a sua estratégia de produção a serviço da estratégia global da empresa. Definir a forma física, o aspecto e a composição física de produtos/serviços e processos. Planejamento e controle de produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, garantindo, a eficiência e eficácia. Inclui gerência da cadeia de suprimento, planejamento de requisição de materiais, planejamento e controle just-in-time, e também planejamento e controle de operações de projeto e a melhoria do desempenho da produção.
Responsabilidades indiretas: Com a função marketing, recebe como entrada as exigências de mercado, e como saída o entendimento das capacitações e restrições dos processos de produção. Com a função desenvolvimento de produto/serviço, recebe como entrada a ideia de novos produtos/serviços, e como saída a informação de capacitações e restrições dos processos de produção. Com a função contábil-financeira, recebe como entrada, pedidos de dados para análise financeira para desempenho e decisões, e fornece como saída os dados relevantes. Com a função de recursos humanos, recebe como entrada o desenvolvimento de recrutamento e treinamento, e fornece como saída o entendimento das necessidades de recursos humanos. Com a função de informação, tecnologia e suporte técnico, recebe como entrada o fornecimento de sistemas para projeto, planejamento e controle e melhoria, e fornece como saída o entendimento das necessidades de sistema e infra-estrutura.
Questão 05/08- Os objetivos de qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custos estão interligados com a produção e para ela contribuir com os objetivos deve-se atentar aos seguintes fatores, na qualidade: diminuir o número de defeitos por unidade para poder aumentar o nível e o escore de satisfação do cliente, e fornecer garantias gerando confiabilidade e reduzindo custos. Na rapidez: reduzir o lead time dos pedidos para poder manter uma frequência de entregas mais eficaz, e diminuir o tempo do ciclo mantendo a qualidade, reduzir estoques e riscos. Na confiabilidade: entregar pedidos sem atraso, aderir e não desviar da programação propiciando estabilidade e economias. Na flexibilidade: desenvolver novos produtos/serviços sem pressa e entregar qualidade final, gerir bem a capacidade da organização, aumentar a taxa de atividade de acordo com a demanda causando agilidade na resposta, economizando tempo e mantendo confiabilidade. Nos custos: minimizar a utilização de recursos, aumentar a produtividade da mão de obra e o valor agregado, e melhorar a eficiência e eficácia da operação de produção atraindo mais consumidores.
Questão 06- Embora seja importante considerar que há “grandes” decisões em operações que têm impacto mais relevante para o resultado de longo prazo da organização (envolvem mais recursos, tomam mais tempo para tomar efeito e são mais difíceis de reverter), é importante também perceber que as numerosas decisões que se tomam diariamente, quando têm seu efeito somado, podem ser tão ou mais relevantes que as “grandes” decisões. Isso significa que é necessário dar direção estratégica para as decisões ( e constantemente checar seu impacto), qualquer que seja o porte que tenham. Algumas decisões estratégicas só podem ser tomadas após os objetivos estratégicos serem delimitados pela empresa.
Questão 07- O desempenho da produção pode ser descrito em três níveis: o nível social, que incluí a consideração de fatores sociais e ambientais, bem como os econômicos; o nível estratégico, que incluí consideração de risco, capital e inovação, além da lucratividade; e o nível operacional, que incluí os fatores mais diretamente relacionados à produção: qualidade, velocidade,confiabilidade, flexibilidade e custo. 
REFERÊNCIAS:
https://administradores.com.br/artigos/o-processo-de-transformacao-input-e-output-entrada-e-saida
http://admsemsegredos.com/administracao-de-producao-e-operacoes-o-que-faz/
1- SLACK, N. Administração da Produção. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2015 
2- SLACK, N. Administração da Produção. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2009
 3- SLACK, N. CHAMBERS, S; HARLAND, C.; HARRISON, A. e JOHNSTON, R. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1997.

Continue navegando