Buscar

ATIVIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 
INFANCIA NA HISTORIA
A desigualdade social existente no Brasil faz com que as crianças brasileiras tenham diferentes vivências. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, 2018) sinaliza que 61% das crianças e adolescentes brasileiros são afetados pela pobreza em suas múltiplas dimensões, pois, além da renda financeira, é necessário levar em conta o acesso a diversos outros direitos. Como a desigualdade social pode atingir diferentes crianças e adolescentes no campo da saúde, educação e acesso à cultura? Quais são os possíveis impactos dessas desigualdades?
Na saúde o SUS é um sistema decadente onde as pessoas menos favorecidas sofrem muito com longas esperas e falta de recursos. O sistema de educação é escasso e tem suas salas de aulas superlotadas. O acesso à cultura não chega, pois não tem o apoio do governo. Essas crianças têm suas infâncias tomadas por dificuldades, seus direitos muitas das vezes não são respeitados nem colocados em praticas, tendo uma infância privada de direitos básicos apesar de existir as leis, deixando de brincar para se drogar, roubar, prostituir, ou até mesmo matar uns aos outros, estão deixando de ir á escola, pois até as escolas estão sendo falhas na educação. Assim a desigualdade influencia diretamente na baixa qualidade de vida e desenvolvimento humano.
MOVIMENTO E ARTE
Nesta unidade, discutimos como a dança e as artes visuais são linguagens importantes que auxiliam a compreender o corpo e as emoções, conduzindo o sujeito a uma comunicação mais ampla com o mundo que o cerca.
Nesse sentindo, acompanhe a observação de Lima (2010, online) acerca da dança: “A dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribuir para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer o processo de construção de conhecimento. Este trabalho tem como objetivo refletir a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo de ensino-aprendizagem”.
 LIMA, M. S. A. S. A importância da dança no processo de ensino-aprendizagem. Brasil Escola, 2010. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-danca-no-processo-ensino-aprendizagem.htm. Acesso em: 19 fev. 2020.
 Considerando a ideia da dança como processo educacional, responda quais são as contribuições da dança na escola e como você avalia criticamente o ensino da dança, pensando a linguagem para além de uma construção de habilidades do movimento.
A dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento.
Este trabalho tem como objetivo refletir a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem.
PSICOLOGIA
O desenvolvimento da aprendizagem está diretamente relacionado à evolução do ser humano, seja de forma espontânea ou a partir de diferentes estímulos apresentados pelas pessoas com as quais a criança tem contato ou espaços, institucionais ou não, que frequente - seja no campo da educação ou da cultura.  
 
A cada fase do desenvolvimento existem características determinantes a serem trabalhadas e que muitas vezes dependem do aproveitamento correto da fase anterior para ocorrerem. No aspecto de motricidade, por exemplo, uma criança passa pelo engatinhar antes do andar. 
 
Com base no exposto, descreva as principais características do desenvolvimento da primeira infância (dos 0 aos 3 anos) nos aspectos físico, intelectual, social e emocional e faça a correlação destes aspectos com as demandas de aprendizagem. 
1ª fase – Oral: Idade: 0 a 1 ano aproximadamente.
O ser humano nasce com id, e o ego forma-se no primeiro ano de vida, de uma parte do id, que começa a ter características próprias. As necessidades, percepções e modos de expressão do bebê estão originalmente concentrados na boca, lábios, língua e outros órgãos relacionados com a cavidade oral.
A região do corpo que proporciona maior prazer à criança é a boca, pela qual a criança entra em contato com o mundo – é por esta razão que a criança pequena tende a levar tudo o que pega à boca. O principal objeto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de alimentar proporciona satisfação ao bebê.
Neste período são particularmente importantes as percepções visuais e auditivas. A relação desenvolvida nesta fase, entre o bebê e a mãe, vai ter reflexos na vida futura.
2ª fase – Anal: Idade: 1 aos 3 anos aproximadamente.
Neste período a criança passa a adquirir o controle dos esfíncteres, porque a maturação e o desenvolvimento psicomotor vão permitir a ela reter ou expulsar as fezes e a urina.
A zona de maior satisfação é a região do ânus. É nesta etapa que a criança começa a ter noção de higiene. Este período etário corresponde a uma fase em que a criança é mais autônoma, procurando afirmar-se e realizar as suas vontades, podendo surgir birra. A primeira infância, em especial os 3 primeiros anos de vida (chamados de primeiríssima infância), são o período em que a arquitetura do cérebro começa a se formar. As experiências vividas pela criança nesse período têm um impacto importante e duradouro no seu desenvolvimento, podendo formar uma base cerebral forte ou frágil para a aprendizagem, o comportamento e a saúde, ao longo da vida. Os fatores genéticos contribuem no caminho do desenvolvimento, mas as experiências (principalmente as experiências do 0 aos 3 anos de vida) podem moldar a expressão dos genes. As nossas experiências podem modificar alguns traços comportamentais herdados geneticamente e, vale ressaltar que, desde o momento em que estamos na barriga da nossa mãe, já estamos passando por experiências. Neste período intrauterino, tudo o que a nossa mãe consome, sente ou vive, chega até nós, e pode vir a promover modificações no nosso processo de desenvolvimento cerebral. Até mesmo no momento do nascimento, a facilidade ou a dificuldade com que nascemos ou começamos a respirar, ou mesmo a e ciência ou não do nosso serviço de saúde, também podem afetar significativamente o processo de desenvolvimento do nosso cérebro.
ATIVIDADE 1 PSICO
O desenvolvimento humano é cercado de teorias que foram evoluindo com o tempo e com os novos desafios pelos quais a humanidade passou. Em nossos estudos, vimos que Sigmund Freud desenvolveu a Teoria Psicanalítica e os conceitos do aparelho psíquico formado pelo consciente, pré-consciente e inconsciente, chamada de teoria topográfica. 
 
Avaliação dissertativa 
 
Explique como os componentes da teoria topográfica estão relacionados com  o desenvolvimento humano. 
O primeiro grande conceito desenvolvido por Freud foi o de Inconsciente. Freud concebeu o inconsciente como a instância onde se acumula a energia que está na base da construção do humano, reduzindo essa grande “’fonte energética” ao impulso ou pulsão sexual.
Ele afirmou que nada ocorre por acaso e, muito menos, os processos mentais. Cada evento mental é causado pela intenção consciente ou inconsciente e é determinado pelos fatos que o precederam (determinismopsíquico).
Assim, percebemos que foi em termos de sexualidade que ele explorou o mundo do inconsciente. É neste contexto que aparecem os diferentes estágios do desenvolvimento que serão abordados resumidamente:
1ª fase – Oral: Idade: 0 a 1 ano aproximadamente.
2ª fase – Anal: Idade: 1 aos 3 anos aproximadamente.
3ª fase – Fálica: Idade: 3 aos 5 anos aproximadamente.
4ª fase – Latente: Idade: dos 5/6 anos, aproximadamente, até a puberdade, por volta dos 12 anos.
5ª fase Genital: Idade: a partir dos 11/12 anos, até que o adolescente atinja a vida adulta.

Continue navegando