Buscar

Ciências sustentável

Prévia do material em texto

Faculdade Uninassau- Licenciatura Plena em Pedagogia.
Antônia Maria de Oliveira Alves Veras, 21014896
Metodologia do ensino de ciências
Educação ambiental, Cidadania e Sustentabilidade no ambiente escolar
	O ambiente escolar visto como centro de aquisição de saberes cientifico. É também local onde nos apropriamos e refletirmos sobre as práticas sociais e ambientais, Nesse sentindo a Educação ambiental se faz necessária para vivemos em sociedade e assim preservar o meio ambiente e tudo que há nele, afim de proteger as futuras gerações.
	Nesse contexto, a educação ambiental deve ser pensada sobre o viés do cuidar do meio ambiente, preservar a natureza e se apropriar dela não apenas executando o projeto, mas vivendo essas atitudes rotineiramente. Nesse sentindo, elaboramos uma proposta sobre a conscientização ambiental a ser feita nas escolas; relacionando o homem, a natureza, e o contexto social em que estamos inseridos tendo consciência de que os recursos naturais esgotam e que o principal responsável por isso é o próprio homem. Mas que juntos podemos intervir adotando algumas medidas de preservação e sustentabilidade.
	No Ambiente escolar:
 Antes de damos início ao plano dessas atividades, abordaremos questões com apresentação em slides sobre nossos recursos humanos, consumo, mal uso e as consequências desses atos.
	Ações e atitudes ambientais a serem desenvolvidas na escolar e pela comunidade escolar:
	No Pátio: 
Seleção da coleta de lixo, selecionado assim tudo o que for reciclável e orgânico, precisaremos aqui da colaboração de toda a comunidade escolar para o uso correto e para a aquisição dessas lixeiras.
Verde: para vidro.
Azul: Para materiais como papel, papelão, cartolina.
Amarelo: Cor simbólica para materiais como metal, alumínio, aço.
Vermelho: Materiais de plástico, isopor.
Marrom: Todo o material derivado organicamente, tudo que for diretamente orgânico, pois esse tipo de material não pode ser reciclado.
Preto: Materiais de madeira
	Nos Banheiros e Bebedouros:
 Preservação dos recursos Hídricos, uso consciente da água e evitar o seu desperdício 
Colocar cartazes orientando o uso consciente e evitar o desperdício e conscientizar sobre a importância da água para a vida, para os humanos, animais e plantas... enfim para o planeta.
Fechar bem as torneiras, Evitar manter elas abertas por muito tempo, Não deixar os bebedores abertos.
	 No Jadirm,
	 Preservação do verde: Cuidar das plantinhas no sentido de não arrancar folhas e flores, Entendendo a importância da arborização para os alunos além de deixar a escola mais bela e agradável.
	Levar e plantar uma muda de alguma plantinha para a escola, colaborando assim para arborização da escola, e preservar as plantas já existentes.
Conclusão
	 As ideias supracitadas fazem parte conhecimentos indispensáveis a preservação do nosso ambiente escolar, além de contribuir com a mudança de comportamento agindo com solidariedade, respeito mútuo e entendendo que pertence a uma coletividade que juntos devem agir em prol do bom uso dos recursos naturais comum a eles. O aluno passa a perceber-se como ser que vive em meio social e transforma esse conhecimento em práticas educativas, com foco na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável.
Referências:
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004
TAMAIO, I. A Mediação do professor na construção do conceito de natureza. Campinas, 2000. 
TRISTÃO, M. As Dimensões e os desafios da educação ambiental na sociedade do conhecimento. In: RUSHEINSKY, A. (org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.169-173.

Continue navegando