Buscar

ATIVIDADE 2 DE PLANEJANEMTO ESTRATEJICO

Prévia do material em texto

Curso
	GRA1124 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PTA - 202010.ead-3718.03 
	Teste
	ATIVIDADE 2 (A2) 
	Iniciado
	22/05/20 12:27 
	Enviado
	22/05/20 16:00 
	Status
	Completada 
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos   
	Tempo decorrido
	3 horas, 33 minutos 
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários 
· Pergunta 1 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão que visa contribuir com uma organização, de modo que promova suas qualidades e faça com que seus pontos fracos passem despercebidos para os concorrentes. Porém, para que essa ferramenta funcione de forma assertiva, algumas variáveis devem ser minuciosamente analisadas, as quais no BSC são denominadas indicadores, mais precisamente: os financeiros; de clientes; processos internos; e crescimento/aprendizagem. Cada um desses indicadores representa informações que em colaboração fortalecem a atuação de uma empresa junto ao mercado competitivo, o qual cada dia mais faz com que os empresários se esforcem muito para continuarem na ativa. 
  
Nesse sentido, observe as afirmativas abaixo sobre os indicadores que devem ser analisados no BSC: 
  
I. Crescimento: por meio de informações oriundas do RH de uma empresa, busca-se estabelecer quais esforços serão empregados para que ocorra internamente um desenvolvimento laboral. 
II. De clientes: por meio de informações levantadas quanto ao montante de vendas, de negociações, de cadastro, que são necessárias para provisionar atitudes futuras quanto à oferta. 
III. De processos internos: por meio de informações advindas do departamento de recursos humanos, que direciona os esforços do corpo executivo para o treinamento e aprendizagem. 
IV. Financeiros: por meio de informações advindas da contabilidade e finanças, as quais servem como um direcionamento sobre os investimentos a serem realizados pela organização. 
  
Com relação aos indicadores do BSC, está correto o que se afirma em: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
I, II e IV. 
	Resposta Correta: 
	
I, II e IV. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, na análise dos indicadores do BSC, tem-se que nos financeiros, de clientes e de crescimento são verificadas e estabelecidas estratégias para o efetivo uso das finanças corporativas, seja por meio do aperfeiçoamento do quadro laboral ou até mesmo de esforços para implementar atitudes de mercado que venham a seduzir os clientes, para que os mesmos se sintam motivados a comprarem, seja por desejo ou por necessidades. 
	
	
	
· Pergunta 2 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	Ao determinar os objetivos para um plano estratégico, uma empresa deve conceber a reflexão de que os mesmos serão cruciais para que no futuro o resultado seja aquele traçado anteriormente. Ou seja, não se devem traçar objetivos de forma aleatória, sem se pensar quais serão as consequências dos mesmos em longo prazo. Sendo assim, além de traçar bons objetivos é importante organizá-los conforme a sua hierarquia, ou seja, objetivos estratégicos, táticos ou departamentais e operacionais. 
  
Refletindo sobre essa hierarquia dos objetivos no plano, assinale a alternativa CORRETA quanto aos considerados estratégicos: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
Os objetivos estratégicos são aqueles traçados pelo corpo executivo, o qual deverá elencar caminhos que apontem para planos menores, departamentais ou operacionais, que juntos serão capazes de chegar aos resultados esperados. 
	Resposta Correta: 
	
Os objetivos estratégicos são aqueles traçados pelo corpo executivo, o qual deverá elencar caminhos que apontem para planos menores, departamentais ou operacionais, que juntos serão capazes de chegar aos resultados esperados. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, mesmo que no planejamento estratégico as ações estejam voltadas à coletividade, em determinados eventos quem deve deliberar os caminhos desejados é o corpo executivo da organização. Como nesse caso, onde os objetivos estratégicos são aqueles traçados pelo corpo executivo, o qual deverá elencar caminhos que apontem para planos menores, departamentais ou operacionais, que juntos serão capazes de chegar aos resultados esperados. 
	
	
	
· Pergunta 3 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	Quando uma empresa consegue definir objetivos estratégicos, suas ações junto ao mercado competitivo podem se tornar mais assertivas. Entretanto, no início de um planejamento é um pouco difícil vislumbrar os resultados dos objetivos, tendo em vista que os mesmos são formatados qualitativamente e de forma abstrata. Ou seja, inicialmente os mesmos têm o objetivo de indicar um rumo, um caminho pelo qual uma organização deve trilhar para que alcance os resultados esperados. 
Nesse cenário, os objetivos estabelecidos junto a um plano estratégico estão divididos em quatro blocos. 
Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e 
F para a(s) Falsa(s). 
  
I. (  ) O bloco delimitado como expansão se refere aos objetivos quanto aos investimentos realizados pelos empresários ou acionistas para o eficaz funcionamento do planejamento estratégico. 
II. (  ) O bloco delimitado como lucro se refere aos objetivos traçados para ampliar os resultados por meio dos investimentos outrora realizados, aumentando sua eficiência e bloqueando os concorrentes. 
III. (  ) O bloco delimitado como segurança se refere aos objetivos para garantir que a empresa possa continuar ativa no mercado durante um longo período de tempo, perpetuando-se junto ao mercado. 
IV. (  ) O bloco delimitado como autonomia ou independência se refere aos objetivos para determinar qual será o destino da organização em curto, médio e longo prazo, como torná-la independente. 
  
Com base nas afirmativas assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
V, V, F, F. 
	Resposta Correta: 
	
V, V, F, F. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, quando subdividimos os objetivos estratégicos em blocos temos que os de segurança se referem aos objetivos para que a empresa possa continuar ativa no mercado durante um longo período de tempo, perpetuando-se junto ao mercado; e quanto aos de autonomia ou independência, estes se referem aos objetivos para determinar qual será o destino da organização em curto, médio e longo prazo, como torná-la independente. 
	
	
	
· Pergunta 4 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	A tecnologia atrelada a ideias inovadoras proporciona grandes inovações, já que uma ação mediada pela TI pode alcançar resultados muito maiores, se comparados à sua não utilização. Sendo assim, caso não existisse a tecnologia da informação (TI), grandes empreendimentos teriam ficado paralisados na história da humanidade, como por exemplo, o avião, sem a TI não existiria um painel de inteligência, o qual garante uma complexidade de sistemas que podem garantir a segurança de um voo.  
  
Uma ferramenta estratégica que ajuda na viabilização de bons resultados atrelados ao uso da TI é o Balanced Scorecard (BSC). Sobre essa ferramenta assinale a alternativa correta: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
O BSC é uma metodologia que busca integrar sistemas tecnológicos avançados em estratégias organizacionais, pautadas nos fatores críticos de sucesso, para assim criar valores para as empresas que o utilizam. 
	Resposta Correta: 
	
O BSC é uma metodologia que busca integrar sistemas tecnológicos avançados em estratégias organizacionais, pautadas nos fatores críticos de sucesso, para assim criar valores para as empresas que o utilizam. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, o BSC é uma metodologia ou ferramenta de gestão que, por meio de uma inter-relação entre tecnologias e estratégias, pode proporcionar ações e objetivos que venham a contemplar variáveis que envolvem 4 perspectivas: financeira, clientes, processos internos e crescimento/aprendizagem. Dessa forma, busca integrar sistemas tecnológicos avançadosem estratégias organizacionais, pautadas nos fatores críticos de sucesso. 
	
	
	
· Pergunta 5 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	Adentrar o mundo dos negócios implica uma necessidade de conhecer e implementar aquilo que é tido como algo vantajoso, ou seja, que traga lucros (e de preferência imediatos). Dessa forma, muitas organizações dedicam-se muito em buscar ferramentas mercadológicas que podem, se bem executadas, favorecer sua rentabilidade e posicionamento no mercado consumidor. Uma dessas ferramentas que é muito conhecida é a matriz de SWOT, que beneficia os empresários quando a colocam em prática respeitando suas particularidades e limitações. 
  
Considerando que a matriz SWOT pode realmente favorecer as organizações, observe as afirmativas a seguir sobre sua composição e a seguir responda: 
  
I. Strengths (Pontos fortes) referem-se às fragilidades de uma empresa em seu ambiente interno, que devem ser levantadas a fim de que estratégias e planos de ações possam vir a recuperar quaisquer dificuldades. 
II. Weaknesses (Pontos fracos) referem-se às vantagens que uma empresa possui em seu ambiente interno, que podem ser utilizadas como um diferencial no mercado consumidor, atraindo cada vez mais clientes para a organização. 
III. Threats (Ameaças) referem-se às eventualidades que geralmente se instalam no ambiente externo, e que podem vir a prejudicar os negócios de uma empresa, como a mudança de uma lei ou uma crise ambiental, por exemplo. 
IV. Opportunities (Oportunidades) referem-se às interferências externas que podem vir a favorecer as ações de uma empresa, são oportunidades de aquisições, ambientais, de normas e leis que tragam vantagem competitiva. 
  
Está correto apenas o que se afirma em: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
III e IV. 
	Resposta Correta: 
	
III e IV. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, na matriz de SWOT analisam-se quatro variáveis, sendo duas no ambiente interno e duas no ambiente externo, onde por um lado temos aquelas que trazem vantagens competitivas e por outro as desvantagens. Ou seja, no ambiente interno analisamos os pontos fortes e fracos e no ambiente externo as ameaças e oportunidades. Todas as informações obtidas nessa matriz devem contribuir para planejamentos organizacionais. 
	
	
	
· Pergunta 6 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	Estratégias empresariais não podem ser estabelecidas da noite para o dia, ou seja, para que uma ação de sucesso ocorra, é extremamente necessário que se analise cada etapa de implementação, para que nada passe despercebido. Nesse sentido, podemos entender que a ausência da análise de alguma parte pode prejudicar o todo. O sucesso da ação pode estar vinculado a precisamente aquele item que não foi percebido e executado devidamente. 
  
Refletindo sobre as etapas consideradas em um benchmarking assinale a alternativa correta: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
As etapas de um benchmarking estão alinhadas em quatro: a identificação de com quem fazer; quais variáveis comparar; como ocorrerá a coleta de dados; e, por fim, comparar e atualizar seus processos. 
	Resposta Correta: 
	
As etapas de um benchmarking estão alinhadas em quatro: a identificação de com quem fazer; quais variáveis comparar; como ocorrerá a coleta de dados; e, por fim, comparar e atualizar seus processos. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, para que a ferramenta de benchmarking funcione plenamente cada uma de suas etapas devem estar devidamente elaboradas, estando elas alinhadas em um total de quatro. Envolve dessa forma: a identificação de com quem fazer, ou seja, quais empresas concorrentes analisar; quais variáveis comparar; como ocorrerá a coleta de dados; e, por fim, comparar e atualizar seus processos. 
	
	
	
· Pergunta 7 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	Muitos jovens empresários na contemporaneidade acabam correndo atrás de palestrantes e pessoas que se declaram como gurus mercadológicos, prometendo para os iniciantes grandes milagres para suas empresas. O que poucos sabem é que esses supostos milagres já estão estabelecidos há muito tempo, e vêm gerando resultados para as grandes empresas, que aprenderam a buscar na fonte ferramentas que promovem o sucesso. Uma dessas ferramentas é a análise de SWOT, criada na década de 1960 e que até hoje é utilizada pelas organizações, como uma forma de planejamento estratégico. 
  
Com base na matriz de SWOT, assinale a alternativa correta que apresenta sua funcionalidade e aplicabilidade junto às organizações: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
A matriz de SWOT busca analisar e definir o ambiente interno de uma empresa, por meio de seus pontos fortes e fracos, e seu ambiente externo, por meio de suas oportunidades e ameaças, que serão utilizados como fonte para o planejamento de ações de inovação ou melhoria. 
	Resposta Correta: 
	
A matriz de SWOT busca analisar e definir o ambiente interno de uma empresa, por meio de seus pontos fortes e fracos, e seu ambiente externo, por meio de suas oportunidades e ameaças, que serão utilizados como fonte para o planejamento de ações de inovação ou melhoria. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, a matriz de SWOT é uma ferramenta mercadológica, que visa analisar e definir o ambiente interno e externo de uma empresa. No ambiente interno: as forças e fraquezas, e, no ambiente externo: oportunidades e ameaças. Por meio de seus resultados as organizações podem traçar planos estratégicos, que venham a contribuir com seus objetivos de negócios. 
	
	
	
· Pergunta 8 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	Utilizar ferramentas de mercado inovadoras é o grande segredo do sucesso das maiores empresas no mundo. Sendo assim, para diferenciar-se dos concorrentes, grandes organizações ou pequenas com visão de longo prazo atualizam-se com aquilo que as melhores práticas em gestão podem lhes proporcionar. Portanto, análise dos cenários de mercado, da matriz de SWOT, dentre outras ferramentas como o benchmarking são colocadas em prática com vistas a melhorarem suas atuações, atraindo assim mais clientes e aumentando suas receitas. 
  
Considerando que o benchmarking é uma ferramenta que pode garantir novas estratégias e maiores possibilidades de sucesso para uma organização, analise as afirmativas a seguir: 
  
I – O benchmarking pode ser considerado uma ferramenta que busca comparar as estratégias e operações de uma empresa com as demais e melhores que atuam junto ao mercado competitivo. 
II – O benchmarking pode ser considerado uma ferramenta que tem como objetivo identificar práticas de sucesso de empresas concorrentes, para que assim as mesmas possam ser imitadas. 
III – O benchmarking pode ser considerado uma ferramenta que serve como uma adaptação ajustada das melhores práticas de sucesso de uma empresa, que são imitadas em melhores escalas. 
IV – O benchmarking pode ser considerado uma ferramenta que serve como uma forma de analisar os concorrentes, inclusive os indiretos, com a intenção de imitar de forma adaptada suas práticas. 
  
Após refletir sobre a ferramenta benchmarking, está correto apenas o que se afirma em: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
I, III e IV. 
	Resposta Correta: 
	
I, III e IV. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, para que essa ferramenta possa funcionar de forma eficaz, é necessário que a mesma seja adaptada e revista antes de ser colocada em teste, ou seja, por mais que sejam diagnosticadas ações de sucesso de uma concorrente, pode ser que determinada ação não funcione em seu segmento de negócio. Por isso, é muito importante verificar as possibilidades e, antes de colocá-las nos mercado, adaptar e ajustar para as necessidades de seu empreendimento. 
	
	
	
· Pergunta 9 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	Quando um carpinteiro adquire uma ferramenta, o mesmo deve saber fazer o uso produtivo dessa ferramenta, para que ao colocá-la em ação o resultado seja aquele esperado. Esse exemplo leva-nos a refletir sobre a implementaçãode uma ferramenta de gestão, onde em uma analogia simples, a ferramenta do carpinteiro seria o sistema BSC sendo colocado em prática junto a um grupo de trabalhadores, de um segmento qualquer. Para que o uso seja adequado e possibilite à empresa o alcance de suas expectativas vários aspectos precisam ser considerados junto às equipes executoras. 
  
Sobre os pontos a serem considerados para que seja possível uma plena utilização da ferramenta de gestão BSC, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
  
(X) Para que o BSC funcione não basta apenas ter um software implantado no computador de trabalho, mas que exista um comprometimento e treinamento para seu uso ideal. 
(X) Para que o BSC funcione o corpo executivo deve encontrar uma linguagem universal e acessível a todos os envolvimentos [3]  [4]  na execução da ferramenta garantindo eficácia. 
(X) Para que o BSC funcione é necessário apenas que o corpo executivo domine a ferramenta, já que é por meio dos cargos da alta administração que irão partir todas as deliberações. 
(X) Para que o BSC funcione é preciso que os colaboradores envolvidos sejam todos poliglotas, não somente em língua regional, mas também em linguagem computadorizada. 
  
Com base nas afirmativas assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
V, V, F, F. 
	Resposta Correta: 
	
V, V, F, F. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, o uso eficaz da ferramenta BSC está totalmente atrelado a um envolvimento e linguagem universal entre todos os colaboradores envolvidos, onde a centralização, ao invés de fortalecer as estratégias, tende nesse processo a vir prejudicar os resultados da empresa. Além disso, ser poliglota, quanto à língua e à computação é quase que impossível, por isso, cabe à equipe implementadora encontrar qual será a forma mais universal de se trabalhar a ferramenta junto a todos. 
	
	
	
· Pergunta 10 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	Conhecer as forças de mercado que podem alavancar um negócio positiva ou negativamente pode ser um grande diferencial para empresas comprometidas com o sucesso. Dessa forma, Porter (1986) ao desenvolver sua teoria quanto ao mercado consumidor, acabou elencando cinco forças extremamente relevantes de serem consideradas pelos empresários, para que os mesmos entendam o movimento do mercado e consumidores, criando assim estratégias que sejam mais assertivas e eficazes. 
  
PORTER, M. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1986. 
  
Com base na teoria de Porter (1986) assinale a alternativa correta que apresenta as cinco forças estabelecidas pelo autor: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
Na teoria de Porter (1986), as cinco forças são: análise dos concorrentes, dos novos entrantes, dos produtos substitutos e também do poder de barganha dos fornecedores e dos consumidores. 
	Resposta Correta: 
	
Na teoria de Porter (1986), as cinco forças são: análise dos concorrentes, dos novos entrantes, dos produtos substitutos e também do poder de barganha dos fornecedores e dos consumidores. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, de acordo com a teoria de Porter (1986), um dos autores mais respeitados quando o assunto é estratégia empresarial, as cinco forças que devem ser analisadas por um empresário de sucesso envolvem análise dos concorrentes, dos novos entrantes, dos produtos substitutos e também do poder de barganha dos fornecedores e dos consumidores. 
	
	
	
Sexta-feira, 22 de Maio de 2020 16h00min37s BRT
OK 
false

Continue navegando