Buscar

Análise de fatores relevantes quanto a localização de Empresa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise de fatores relevantes quanto a localização de Empresa
Escolher o local para uma instalação de uma empresa é fato relevante na administração de uma organização. Para tomar está decisão fatores como processos empresariais, mercado consumidor, fornecedores e mão de obra precisam ser levados em conta. As industriais geralmente localizadas próximas aos recursos como matéria-prima, água, energia e mão de obra.
Muitos fatores influenciam nas decisões sobre a localização, porém nem todos a mesma importância, sendo este um problema específico para cada empresa. S=Importante para uma emprese verificar se os locais pré-selecionados possuem todos os quesitos que a empresa necessita para gerir seu próprio negócio de forma abundante.
Na visão de Sleck, os fatores da comunidade são os que influenciam os custos de uma operação e que derivam do ambiente político, econômico e social do local. Salienta-se os incentivos do governo estadual e municipal podem ser fatores importantes da decisão dos gestores quanto a localização das empresas.
O cliente é a figura mais importante na vida de uma empresa. As atividades de serviços se localizam próximas aos mercados a que servem, tanto quanto possível, onde existam facilidades de acesso e estacionamento, buscando, ao mesmo tempo, atingir grande parcela da população visada.
A localização no comércio é percebida como um aspecto vital, para cada ramo supõe que esses fatores resultem em um aumento de vendas de forma diferente e baseia-se na experiência de cada empresário ao decidir onde localizar seu estabelecimento. 
Alguns problemas de localização classificam-se nas seguintes categorias: Força direcionada, Número de instalações, escolhas discretas, Grau de agregação de dados, Horizonte de tempo. 
Tradicionalmente, um dos principais fatores para uma empresa ser mais competitiva residia no grau de facilidade para o acesso a insumos de baixo custo, tal como matéria-prima, capital, trabalho e energia.
Aumentar a produtividade permite produzir, com menor quantidade de recursos, a mesma quantidade anterior ou, alternativamente, atingir uma produção maior sem incrementar os recursos na mesma proporção. Acarretando um aumento no valor adicionado em moeda corrente, gerando benefícios que podem atingir não só a empresa, à funcionários, através de aumentos salariais.
A localização determina, ainda que parcialmente, os custos de capital e de operação de uma empresa. Os fundamentos por trás desta afirmação estão nos diversos fatores que podem impactar no desempenho das atividades, podendo mesmo decidir a sua sobrevivência a longo prazo, como: Proximidade de fontes de matéria-prima, insumos, incentivos fiscais, facilidade para escoamento da produção, infraestrutura, legislação estadual, aspectos econômicos, etc.
Aluno: Caio Manhenelli de Sousa
Matrícula: 201802132287
Curso: Administração

Outros materiais