Buscar

estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota 95
eSTUDO DE CASO:
TEMA: Cidade Educadora
A secretaria Municipal de Educação da cidade de São Bernardo do Campo, considerada como cidade Educadora a partir de 2008, vem desenvolvendo ações e projetos que fortalecem o conceito de educar na cidade. Dentre os projetos desenvolvidos destaca-se o “Escola de Portas Abertas”, que tem como finalidade trazer atividades norteadas pelos eixos educação, cultura, esporte, lazer, saúde e geração de renda, oferecidas por agentes da sociedade civil. O Projeto “Escola de Portas Abertas” parte do princípio no qual a escola oferece um espaço privilegiado que promove cidadania na comunidade escolar, fortalecendo o sentimento de pertencimento e protagonismo nos estudantes da cidade. Ao considerar a disponibilidade do espaço e tempo livre da escola nos finais de semana, juntamente com a coordenação de um professor, a escola amplia as oportunidades de troca de experiências, maior aproximação entre família e ambiente educacional e, consequentemente, a promoção da cultura da paz. No contexto escolar temos um grande desafio que é fazer com que o processo ensino aprendizagem aconteça de forma integral e principalmente que haja o envolvimento de toda a escola, família e comunidade. Considere a situação de uma escola que oferece ensino desde a Educação Infantil até os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Essa escola tem seu horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, realizando suas atividades educacionais. O que se percebe nesta escola é que há pouco envolvimento da família e da comunidade nos processos escolares.
1) O contexto educacional está presente em todos os lugares. Existem propostas inovadoras desenvolvidas por meio de projetos fora do Brasil, em que a escola fica aberta nos finais de semana. Cite dois países e relate esses exemplos. (0,5 ponto)
 2) E no Brasil, quais os projetos que o país tem para inovar a educação? Aponte três projetos governamentais ou realizados por escolas que foram desenvolvidos para melhoria da educação. (0,5 ponto)
 3) O desenvolvimento da educação por meio de projetos está presente no cotidiano escolar. Considere a sua região, há alguma proposta para melhoria da educação por projetos em seu estado? Relate uma proposta e contemple qual foi a base teórica utilizada e de que forma os projetos foram desenvolvidos. (1,0 ponto) 
4) Refletindo sobre o objetivo do projeto “Escola de Portas Abertas” e considerando o espaço e o tempo ocioso das escolas nos finais de semana, cite duas ações interventivas que promovam a integração da escola, família e comunidade. De que forma essas ações irão contribuir para o protagonismo do estudante na sociedade? (1,5 ponto)
Comentário: O projeto escola de portas abertas que tem por finalidade promover a integração entre a escola, família e a comunidade escolar, através da Unesco está sendo levada para outros países, como por exemplo na Espanha com o Projeto Caminho Escolar e na Alemanha com o Projeto Educacionais e Esportivos.
No brasil o projeto que o país tem para inovar a educação que vai além do processo de aprendizagem, vem sendo desenvolvido em vários estados do país como em Ituverava-SP com o Projeto As mil e Uma Noites, em Rio de Janeiro com o Projeto Robótica e em Santo Antônio do Monte-MG com o Projeto O povo Canta.
Em minha cidade -----------, região----------------- desenvolve-se o projeto Expresso da Leitura, um ônibus articulado, equipado com ar condicionado, plataforma para cadeirantes, personalizado e repleto de livros, promovendo o hábito da leitura entre as crianças e a comunidade de maneira lúdica. Esse ônibus terá os dias que ficará em frente as escolas e os CMEIS, em que as crianças e a comunidade do bairro onde o ônibus se encontra possam participar da leitura dos livros e também a contação de história com a Cláudia.
Em reflexão sobre o Projeto Escola de Portas Abertas podemos promover reuniões com as famílias na escola, em que essa família possa entender a realidade da escola, identificando assim o contexto de cada família. Outra ação seria a realização de eventos educacionais aberto a comunidade tornando evidenciar o poder da educação na sociedade.

Continue navegando