Buscar

Fundamentos da Educação a Distância

Prévia do material em texto

TRABALHO IRENE 
Fundamentos da Educação a Distância
Introdução
O mundo atual é marcado por uma série de mudanças que estão afetando o modo de ver, viver, ser e de pensar do homem. Esse movimento, cujo lado mais explorado e comentado é denominado globalização, vem-se acirrando e se acelerando nas últimas décadas. Produtos são lançados cada vez mais rapidamente, os empregos têm-se modificado, muitas profissões sumiram, e outras tantas surgiram nos últimos anos.
A Educação a Distância (EAD) é a modalidade de ensino que mais cresce no país. Segundo o Censo de Ensino Superior de 2016, as matrículas no EAD aumentaram 7,2% frente a uma queda de 1,2 nas matrículas do presencial. Se você tem interesse na educação a distância, mas ainda não se decidiu completamente por ela, conheça todas as vantagens de um curso a distância e como essa modalidade pode te ajudar a impulsionar a carreira com uma graduação, especialização ou curso de aperfeiçoamento profissional.
A maior parte das instituições de ensino superior brasileiras começou a adotar o Ensino a Distância na década de 90. A primeira legislação específica para educação a distância no ensino superior foi a Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional, de 1996.
Atualmente, inúmeras instituições brasileiras oferecem cursos na modalidade de Ensino a Distância, incluindo algumas universidades federais. O Ministério da Educação (MEC) avalia periodicamente estes cursos. As notas podem ser consultadas no portal e-mec (campo consulta avançada/modalidade EaD).
DESENVOLVIMENTO
A metodologia de Educação a Distância (EaD), apesar de não ser uma novidade em termos históricos, pois várias experiências no Brasil e no mundo datam de longa data, transformou-se no final do século XX num dos grandes 'modismos' ou fatores de discussão no âmbito da Educação.
Nesse sentido, o papel da EaD é tornar mais fácil o acesso do aluno à informação, tornando-o mais pró-ativo na busca de seus caminhos. Essa pró-atividade é uma marca da educação contemporânea, na qual o aluno repositório de informações e conteúdos não tem mais seu lugar na sociedade. Cada aluno é um agente de sua própria formação e deve criar, dentro de certos limites, seu próprio perfil de aprendizado.
Portanto, o papel principal da EaD não é o de substituir a educação tradicional, mas complementá-la na individualização dos conhecimentos de cada cidadão, de acordo com seus perfis, preferências e habilidades cognitivas. Outra função da EaD é permitir que pessoas excluídas do modelo tradicional de educação possam ser incluídas e ter seus direitos de acesso à educação e à informação garantidos. 
A educação a distância apresenta várias vantagens relacionadas a questões de custo, horários e certificação. Confira as principais vantagens do curso EaD:
Flexibilidade
Essa é a vantagem mais conhecida do EAD. Em um curso a distância você tem acesso aos conteúdos em qualquer horário ou local. Dessa forma, você pode escolher os horários mais propícios para estudar e montar o seu próprio cronograma de estudos. 
Diploma e certificado
Quando se forma em uma graduação EaD o estudante tem acesso a um diploma com a mesma validade de um curso presencial. Para o Ministério da Educação (MEC), não há distinção entre os diplomas e certificados dos cursos online e presenciais. 
Menor custo
O curso EAD é mais barato que o presencial. Se, além das mensalidades, for calculado os custos com alimentação e transporte, o ensino presencial se torna mais caro do que a educação a distância. No EAD o estudante pode acessar os conteúdos sem ter a necessidade de se deslocar à instituição de ensino em dias e horários pré-estabelecidos. 
Diversidade de cursos
Logo quando foi criada não existia tanta diversidade de cursos na modalidade a distância. Com a sua popularização e crescimento, atualmente é possível encontrar cursos de diferentes níveis e em diversas áreas do conhecimento, disponíveis para serem cursados online. Graduação, tecnólogos, especialização, técnicos, supletivos, pós-graduação e cursos livres podem ser encontrados na educação a distância. 
Bolsas de estudo
Entre as vantagens dos cursos a distância está a possibilidade de conseguir bolsas de estudos EaD. Além do ProUni, programa do Governo para bolsas parciais e integrais em faculdades privadas, o estudante pode concorrer a bolsas em cursos EaD para ter desconto das mensalidades até o final do curso.
CONSIDERACOES FINAIS:
A EaD tem proporcionado às pessoas que se encontram em áreas afastadas dos grandes centros urbanos, estão geograficamente isoladas, ou ainda aquelas que têm limitações motoras possam ter a oportunidade de estudar e/ou se atualizar, seja fazendo um curso superior, uma pós-graduação ou cursos de qualificação profissional. Especialmente em situações que envolvam um grande número de alunos, como a capacitação de milhares de professores, como no caso que deu origem a esta pesquisa, a educação online se apresenta como solução viável de ensino-aprendizado. Porém, há que se ter consciência de que o que pode ser considerado como sendo uma vantagem, pode, igualmente (e facilmente), transformar-se em manobra para auferir lucros cada vez maiores para algumas instituições de ensino. Sob este prisma, a EaD passa a ser mais uma forma de obtenção de lucro, o que se concretiza através da precarização do trabalho do professor, da baixa qualidade do material de estudo oferecido aos alunos e/ou da inadequação da proposta metodológica e do projeto pedagógico do curso. Uma das consequências já visíveis é a exploração que tutores, professores e auxiliares sofrem em várias instituições de ensino superior EaD. Com poucas exceções, esses profissionais lidam com um número muito mais elevado de alunos do que comumente há em classes presenciais, contudo, sua forma de remuneração e direitos trabalhistas continuam equivalentes aos dos colegas que trabalha no ensino presencial.
Finalmente, defende-se que embora seja deveras comum diferenciar a educação presencial da modalidade a distância, a separação entre essas duas modalidades não necessariamente contribui para seus respectivos avanços. A tendência futura é que, escolas tradicionais de ensino presencial utilizem-se cada vez mais das tecnologias e metodologias do ensino a distância, objetivando a melhora na qualidade de ensino. Também, com o avanço dos meios de comunicação e as tecnologias interativas, como a telepresença, a tendência é que embora geograficamente distantes, os alunos possam ter uma aproximação com tutores e outros colegas com cada vez mais eficiência e produtividade.
REFERENCIA
https://www.webartigos.com/artigos/consideracoes-sobre-a-educacao-a-distancia-um-estudo-teorico/161427
https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/as-vantagens-de-um-curso-a-distancia
 BELLONI, M. L. Educação a distância. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.
BRASIL. Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei nº 9.394/96). Brasília: Presidência da República. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/seed/tvescola/ftp/leis/D2494. doc>. Acesso em: 25 ago. 2010.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/seed/tvescola/ftp/leis/lein9394.doc>. Acesso em: 25 ago. 2010.

Continue navegando