Buscar

caso concreto 4 proc civil iii

Prévia do material em texto

Caso concreto 4 - DIREITO PROCESSUAL CIVIL III
1- 1) Carlos ingressou com uma ação indenizatória em face da Construtora JSP com o objetivo de obter indenização pela demora na entrega de seu imóvel. Após a citação, constatou-se que a construtora encerrou suas atividades irregularmente, o que motivou o autor a requerer a desconsideração da personalidade jurídica, que foi indeferido de plano pelo juiz. Terminada a instrução, o juiz condenou a construtora a indenizar ao autor no valor de R$10.000,00, devidamente atualizado e com juros legais. Irresignado com a sentença o autor interpôs recurso de apelação visando reformar a decisão interlocutória que indeferiu a desconsideração da personalidade como também aumentar o valor fixado a título de indenização. Diante do caso indaga-se: 
a) A apelação de Carlos foi formulada adequadamente? 
 Não, pois o recurso cabível se ri a o agravo de instrumento. Art.1.015. Cabe agravo de instrumento contra a s decisões interlocutórias que versarem sobre: IV - incidente de desconsideração da personalidade jurídica; 
b) O juiz sentenciante poderá inadmitir o recurso de Carlos?
 Não, pois a admissibilidade do recurso é feita no juízo ad quem. Art.1.010. A apelação, interposta por petição dirigida ao juiz o d e primeiro grau, conterá: §3º A pó s a s formalidades previstas n os §§ 1º e 2º, o s auto s serão remetidos ao tribunal p elo juiz, independentemente d e juiz o de admissibilidade. 
Jurisprudência:
GRAVO DE INSTRUMENTO. PREVIDENCIÁRIO E PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO REVISIONAL. REVISÃO PELOS NOVOS TETOS DAS EC 20 E 41. TUTELA DE EVIDÊNCIA. REQUISITOS PREENCHIDOS. CONCESSÃO. O pedido de tutela de evidência não pressupõe que haja perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo de modo que o fato do Agravante já receber benefício previdenciário não compromete, por si só, a sua concessão em ação revisional. O direito postulado, de recálculo da renda mensal mediante aplicação dos novos tetos instituídos pelas EC n.º 20/1998 e 41/2003, já foi reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal com força de repercussão geral, sendo que a questão de fato a ser demonstrada consiste na limitação da renda mensal do benefício ao teto máximo da Previdência Social, o que se faz por meio de prova documental. Preenchidos os requisitos legais necessários, cabível a concessão da tutela de evidência. (TRF4, AG 5043100-09.2016.404.0000, Relator(a): ROGERIO FAVRETO, QUINTA TURMA, Julgado em: 16/05/2017, Publicado em: 18/05/2017)
Doutrina: .Agravo de instrumento
Conceito, procedimento e admissibilidade
Disciplinado nos arts. 1.015 a 1.020 do CPC, o recurso de agravo de instrumento é um recurso manejado contra as decisões interlocutórias.
Dispõe a redação do art. 1.015 do CPC que caberá agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre: tutelas provisórias; mérito do processo; rejeição da alegação de convenção de arbitragem; incidente de desconsideração da personalidade jurídica; rejeição do pedido de gratuidade da justiça ou acolhimento do pedido de sua revogação; exibição ou posse de documentoou coisa; exclusão de litisconsorte; rejeição do pedido de limitação do litisconsórcio; admissão ou inadmissão de intervenção de terceiros; concessão, modificação ou revogação do efeito suspensivo aos embargos à execução; redistribuição do ônus da prova nos termos do art. 373, § 1o; e nos outros casos expressamente referidos em lei.
Também caberá agravo de instrumento contra decisões interlocutórias proferidas na fase de liquidação de sentença ou de cumprimento de sentença, no processo de execução e no processo de inventário (parágrafo único do art. 1.015 do CPC)
Páginas 60 e 61 LIVRO DE DIREITO ROCESSUALL CIVIL III AUTORA TATIANA FERNANEDS DIAS DA SILVA EDICAO 2017
Objetivas: 
2) O recurso de apelação será recebido somente no efeito devolutivo quando interposto conta sentença que julgar ação (Promotor de Justiça – RO – 2006): 
 b) condenatória de prestação alimentícia;
3) É correto afirmar que o recurso de apelação comporta juízo de retratação nas seguintes hipóteses (XLIV Concurso para ingresso da Magistratura do TJ/RJ) :
 c) excepcionalmente, nos casos de julgamento liminar de improcedência e nos de indeferimento da inicial.

Continue navegando