A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Disciplina Gestão de Projetos Escolares (17806) final

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Gestão de Projetos Escolares (17806)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:513342) ( peso.:3,00)
	Prova:
	18704534
	Nota da Prova:
	6,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A autoria pode ser individual ou coletiva. Um projeto não pode ser realizado por outros professores ou repetido em outros anos, nem mesmo copiado, pois deve ser de autoria do professor, juntamente aos seus alunos. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- É preciso construir, sentir-se parte integrante, ser autor e ator já que alunos e professores possuem conhecimentos construídos ao longo de suas vidas.
II- O professor tem autoria no projeto, porque ele é o mediador do processo e grande parte das decisões dependem dele. 
III- Na perspectiva do trabalho com projetos se concebe o conhecimento pronto e acabado.
IV- Os alunos também são autores do projeto, mas dependem da mediação do professor.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	2.
	O conhecimento significativo proposto pela pedagogia de projetos está relacionado aos princípios das teorias de aprendizagem propostas por Piaget, Ausubel, Vygostky e Wallon. Os princípios de cada teoria se complementam e afirmam que as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Na teoria de Vygostky, a aprendizagem é um processo em que a nova informação interage com a estrutura cognitiva do indivíduo, por isso é sempre preciso considerar o conhecimento prévio que o indivíduo possui. 
II- Na teoria de Wallon, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação com os outros indivíduos e com o meio social em que vive. Para ele, a aprendizagem só ocorre quando há troca de experiências e conhecimentos.
III- Na teoria de Ausubel, a afetividade é muito importante para o processo de aprendizagem. Ele defende que a vida psíquica é formada por três dimensões, motora, afetiva e cognitiva, que atuam de forma integrada. 
IV- Nessa teoria, o termo construtivismo recebe destaque e se caracteriza por uma corrente de pensamento inspirada na obra de Jean Piaget, um biólogo suíço, que se dedicou ao entendimento dos processos de aquisição do conhecimento. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	3.
	Para ocorrer a avaliação formativa, é necessário que o estudante conheça os conteúdos que aprenderá, os objetivos que deverá alcançar, bem como os critérios que serão utilizados para verificar e analisar seus avanços de aprendizagem. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na pedagogia de projetos, os alunos podem ser avaliados a partir de observações nas aulas-passeio, jogos, dramatizações, construção de maquetes e debates.
(    ) O registro escrito das avaliações é imprescindível, pois permite o acompanhamento do processo. 
(    ) O professor deve diversificar as experiências educativas considerando o tempo e o grau de dificuldade, na promoção de situações emocionais.
(    ) As avaliações envolvendo várias áreas do conhecimento permitem uma síntese dos conceitos trabalhados ao longo de um projeto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V - V.
	b)
	V - F - F - V.
	c)
	V - V - F - V.
	d)
	F - V - F - V.
	4.
	A atitude interdisciplinar é caracterizada pela busca da pesquisa. É a transformação de pensar, do construir. Exige a passagem da subjetividade para a intersubjetividade. Quanto à interdisciplinaridade, analise as afirmativas a seguir:
I- É a substituição de uma concepção fragmentária para unitária do ser humano.
II- Ao trabalhar com os projetos, abre-se a possibilidade de desenvolver uma ação pedagógica tecnicista na perspectiva da interdisciplinaridade.
III- Pressupõe uma atitude tradicional a ser assumida frente ao problema de conhecimento.
IV- É preciso compreender como relacionar as contribuições de cada participante do projeto, respeitando o ponto de vista de cada um.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	5.
	O processo de avaliação de aprendizagem mais frequente no caso dos alunos é feita por meio de provas escritas, orais, testes, participação nas aulas e outras atividades que mostram para o professor o que o aluno desempenhou. Para muitos autores, o método de avaliação que se dá por meio de testes e provas é subjetivo e artificial, pois nem sempre se consegue avaliar a capacidade do aluno e o que ele realmente sabe. Como é realizada a avaliação na pedagogia de projetos?
	a)
	A avaliação é contínua e se baseia no desenvolvimento de estratégias de simulação ou favorecedoras da inferência do aprendido a outras situações.
	b)
	Está baseada no desenvolvimento de jogos de simulação em ambientes virtuais de aprendizagem.
	c)
	As atividades realizadas ao longo do projeto são acompanhadas de forma classificatória, possibilitando ao aluno constatar a sua evolução.
	d)
	A avaliação é um processo que trata de acompanhar e explicar os processos da sala de aula nos aspectos emocionais de cada estudante.
	6.
	No cotidiano das escolas acontecem diferentes práticas de planejamento, tais como planejamento do sistema de ensino, planejamento anual, trimestral ou bimestral, semanal e diário. Quanto ao planejamento, analise as sentenças a seguir:
I- O planejamento curricular, o projeto político pedagógico, os planos de curso, de ensino e os planos de aula tem ações multidisciplinares.
II- A proposta de trabalho por meio de projetos escolares deve estar prevista nos planejamentos e deve ser delineada observando a realidade escolar, pois ela não se configura em um método, mas numa concepção de ensino.
III- Cada plano possui características que determinam as ações, porque o objetivo de todo processo de planejamento é chegar a uma ação transformadora, desencadeada e atravessada por uma intencionalidade.
IV- O planejamento é um instrumento que visa atingir certos objetivos, traçados por uma política de ação determinada pela administração do sistema de ensino. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	7.
	O tema Pedagogia de Projetos insere-se nas discussões sobre a construção de uma escola onde estudantes sejam protagonistas de sua aprendizagem. A partir dessa concepção, o professor tem o desafio de escutar os alunos, considerar seus questionamentos, suas opiniões e interesses como ponto de partida para a elaboração do planejamento. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A pedagogia de projetos, surgiu no início do século XX com Wallon, um filósofo norte-americano e um dos representantes da pedagogia ativa.
(    ) A aplicação de informações e ideias na pedagogia de projetos não formam ilhas isoladas, mas redes de informação e dão sentido para a ação, construindo uma pedagogia ativa.
(    ) Na perspectiva da pedagogia de projetos, o aluno participa do planejamento, pois ele é realizado de forma individual e parte das questões levantadas pelo grupo. 
(    ) Associar os interesses dos alunos de modo a assegurar o desenvolvimento intelectual com as experiências educativas é um princípio da pedagogia ativa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V - F.
	b)
	V - F - F - V.
	c)
	F - V - F - V.
	d)
	V - V - V - F.
	8.
	Os projetos se configuram

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.