Buscar

MTPA_2019-1_AD1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MTPA – AD1
Atividade 1
	Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração
	Professor: Rovigati Danilo Alyrio
	Tarefa: ATIVIDADE 1
	Período: 2019 – 1
	      1 TEORIA DO CONHECIMENTO
Teoria do Conhecimento é matéria filosófica. Para tratar do assunto necessário será descobrir em primeiro lugar a definição filosofia. 0 vocábulo "Filosofia"
procede do grego   e significa "amor   pela sabedoria”, podendo também   ser 'entendido como   desejo de saber, sede de conhecer ou de    acumular conhecimentos.  Definir filosofia não é tarefa muito fácil e a prova disso é os buscar como os filósofos. As definiram. Para os estoicos e epicuristas, a filosofia é uma "aspiração virtude ou a felicidade". Para Platão e Aristóteles, é a "Ciência pura e simples". Uber weg, em seu livro de filosofia, diz textualmente: "Filosofia é a ciência dos princípios".
As divergências em conceber-se uma definição mostram a   necessidade de se encontrar um   caminho, uma forma, ou seja, um método para conceituar filosofia, e o processo foi o de situar-se no contexto histórico e entendê-la como um processo histórico.
Vocês já têm consciência do “conhecer e saber”, logo já conhecem as formas de conhecer, ao defrontar o mundo exterior com o seu "eu" interior, o homem se expressa por meio de processos cognitivos, e assim, lenta e gradualmente. ele conhece e domina os fenômenos naturais, metafísicos, bem como os produzidos no contato com o ambiente, as instituições. Nesse contato, o homem passa a conhecer e compreender a real. Dada a complexidade da vida moderna, o ato de conhecer surge de maneira natural e o ser humano nem se dá conta da sua enorme complexidade ou cogita mesmo de saber a conceituação ou significado do termo conhecer.  Os tipos de conhecimento são: 0 conhecimento tem início quando ocorre um certo encantamento no ser humano ao contemplar a Natureza, o Universo, as coisas ou os fatos que o cercam. Esse encantamento e curiosidade dá início ao processo do conhecimento, de discernimento, que termina por produzir o saber de forma metódica e organizada. Ao materializar-se, este saber e conhecer toma a forma do senso comum, da ciência, da filosofia, da religião, que correspondem aos tipos de conhecimentos distintos: o senso comum ou conhecimento empírico; o conhecimento religioso; o filosófico; e o cientifico. Estes são os tipos mais comuns de conhecimento, muito embora alguns autores considerem um quinto tipo, o mítico. (Santos, Izequias Estevam dos, 2005), Os tipos de conhecimento são diferentes uns dos outros por características especificas e pelos objetos de estudo. Em função do que leu nas aulas e no presente texto:
Enumerar a segunda coluna de acordo com a primeira:
	1 - Conhecimento popular
	 -valorativo
	2 - Conhecimento científico
	 -real
	3 - Conhecimento filosófico
	 -valorativo
	4 - Conhecimento religiosos ou teológico
	 -valorativo
	 
	 -inspiracional
	 
	 -racional
	 
	 -contingente
	 
	 –reflexivo
	 
	 –assistemático
	 
	 –sistemático
	 
	 -sistemático
	 
	 -sistemático
	 
	 -não verificável
	 
	 -não verificável
	 
	 -verificável
	 
	 –verificável
	 
	 –falível
	 
	 -falível
	 
	 -infalível
	 
	 -exato
	 
	 -aproximado exato
	 
	 -inexato
	2 . Os temas estudados influenciam nos fatores internos e externos considerados na escolha do objeto de estudo da pesquisa?
 
	3. Objetivo a ser atingido:
Fazer uma breve reflexão sobre o conteúdo estudado até o momento
	4. Critérios de Avaliação:
Você será avaliado com a nota máxima de 5 pontos, articulando suas ideias sobre os conceitos propostos.
	5. Referencia:
ALYRIO, Rovigati Danilo. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração. Rio de Janeiro. Fundação CECIERJ, 2011.

Continue navegando