Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Viagem Fantástica do Corpo Humano “Do Nascimento a Morte”.
O corpo humano é uma maquina de perfeita onde milhares de células trabalham em harmonia e sintonia para manter o funcionamento correto de toda a estrutura corporal.
A nossa vida se inicia no momento em que um espermatozoide após percorrer um longo caminho, fecunda um óvulo, dando inicio a um ciclo que pode durar muitas décadas. Na quadragésima semana após a fecundação do óvulo chega a momento do nascimento onde deixamos a barriga da nossa mãe e somos apresentados ao mundo aqui fora. Nesse momento nos primeiros minutos após o nascimento são realizados procedimentos de extrema importância, como a retirada do liquido amniótico dos pulmões, permitindo a nossa respiração, através do funcionamento dos nossos pulmões que já estão maduros.
Pelo leite materno recebemos o alimento que nos sustenta e desenvolve, com o leite adquirimos anticorpos que nos protege dos inúmeros microrganismos presentes no ambiente e em nossa pele, ao longo do tempo conforme os meses passam nossos sentidos se desenvolvem e a partir do 8º mês aprendemos a andar, a partir de 1 ano aprendemos a falar as primeiras palavras, começamos a criar consciência da nossa individualidade ate que chega a infância, trazendo consigo a época de maior aprendizado, período que também adquirimos alguns traumas no nosso carpo, ativando as células de cura que cicatrizam as lesões.
Aos 11 anos a infância esta próxima do seu fim, dando inicio a uma grande mudança, que é provocada pela puberdade, assim se inicia a adolescência onde meninos e meninas deixam a inocência da infância. Nesse período os órgãos sexuais amadurecem, as meninas começam a produção de óvulos que serão liberados uma vez ao mês, esse processo de liberação de óvulos recebe o nome de menstruação, os meninos iniciam a produção de esperma. 
Após essa mudança acorre à atração pelo sexo opostos, onde novas emoções e sensações nos são apresentadas, assim meninos se tornam homens e meninas se tornam mulheres.
Assim chegamos na fase adulta aos 20 anos e na estatura máxima, mas não paramos de modificar e alguns órgãos inteiros são renovados, as atividades físicas serão muito importante e afetarão o individuo para a vida toda. Os exercícios fortalecerão os ossos, músculos, músculos do coração e os pulmões expandem, melhorando a respiração. Festas fazem parte da vida nesta idade, bebidas e cigarros e o som alto fazem muito mal ao nosso organismo. O mais afetado é nossa audição, perdemos ao longo do tempo.
 Ao 30 anos vem o amor, que não é um sentimento do coração, mas sim do nariz, através da química identificada pelo olfato quando outra pessoa expele junto ao o suor o feromônio. O feromonio carrega informações detalhadas da nossa genética, saúde e capacidade de resistir a doenças. Quando encontramos a pessoa querida, atrás de um olhar apaixonado, sempre vem uma descarga de adrenalina, o coração bate descompassado, e com o passar da intimidade entre o casal, uma substancia chamada dopamina entra em cena causando dependência um do outro, uma sensação de bem estar.
Atingimos um estagio mais profundo com namoro, noivado, casamento e talvez filhos.
Assim entra o sexo em nossas vidas, ele também libera uma substancia chamada oxitocina que estimula os laços afetivos entre o casal. O mesmo que liga o bebe a mãe, quanto mais sexo mais oxitocina é liberado.
Depois do sexo, o corre o processo de fecundação milhares de espermatozoides são liberados, mas poucos sobrevivem à acidez vaginal, os que sobrevivem nadam pelo útero e chegam às trompas e encontram o óvulo, pequenas contrações ajudam o espermatozoide a chegar e se fecundar.
Os primeiros sintomas da gravidez são as náuseas e os enjoos, o enjoo seria feito colateral do sistema imunológico da mãe que tenta combater o corpo estranho que cresce em seu útero. O embrião é comparado a um parasita que suga toda a energia da mãe enquanto retira todos os nutrientes que necessita.
A barriga da mãe começa a crescer e o corpo sofre modificações para haver espaço para o bebê se desenvolver, os órgãos ficam apertados e precisam trabalhar em dobro.
Os estomago é esmagado e sofre rotação de 45 graus e a mãe só consegui ingerir pequenas quantidades de alimentos, embora que o bebê precise de cada vez mais de nutrientes.
Chegou a hora do parto, a bacia se abri, mas mesmo assim fica estreito e o bebê precisa girar o corpo para percorrer o caminho. Em alguns casos, tem que recorrer para o parto de cessária para não colocar a vida de ambos em risco.
Criar filhos exige muito esforço físico e emocional, nossas vidas não serão mais as mesmas e o nosso corpo continua a se modificar.
 E entramos na fase dos 40 anos, nosso corpo atingiu a maturidade e agora percebemos as marcas do tempo e aparecem as rugas.
A mulher entra na menopausa por volta dos quarenta aos cinquenta anos, os ovários ficão sem óvulos e a menstruação desaparece, a produção de hormônios sexuais estrógeno e progesterona diminui bruscamente, terminando assim a fase reprodutiva da mulher. A falta de hormônios altera as regiões do cérebro responsáveis pelo humor, na disposição e no controle do sono, o hipotálamo responsável pelo controle de temperatura também é afetado, surgindo variações na sensação térmica. Os ossos e músculos também enfraquecem devido á falta de hormônios, o processo de envelhecimento se acelera. Com setenta anos os sentidos se tornam menos aguçados, começa-se a perde a audição a visão também piora devido a falta de elasticidade do cristalino, pode até mudar a cor dos olhos, a reposição das células ósseas se torna não suficiente, os ossos se torna quebradiços caracterizando a osteoporose, isso acontece com ambos os sexos, mas devido a menopausa nas mulheres o processo é acelerado. Um dos motivos de envelhecer é o ar que respiramos, o oxigénio corrói o corpo lentamente, dentro de cada células as mitocôndrias são nossa central energética elas combina o oxigênio com nutrientes para produzir a energia necessária ao funcionamento do organismo nesse processo são liberados poluentes chamado de radicais livres que agridem a própria parede da mitocôndria e comprometem assim a produção de energia como consequência não conseguimos repor as células perdidas, acarretando assim mal funcionamento dos órgãos podendo até falhar.
A Morte não ocorre instantaneamente, órgão à órgão começa a parar, ao dar as ultimas batidas o coração espalha pelo corpo endorfinas que alivia a dor, sem oxigénio os órgãos para de funcionar. Dos sentidos o último a nos abandonar é audição, mesmo após a morte algumas células continuam vivas, em vinte quatro horas as da pele ainda se divide e até o último neurônio parar são necessárias trinta e sete horas. Para assim o corpo estar completamente morto.

Mais conteúdos dessa disciplina