Buscar

COLOCA TEMA QUARTA FEIRA

Prévia do material em texto

Centro Universitário Leonardo Da Vinci
	
	
	
	
	
	
	Cleomar Porto Junior
Educação Física Bacharelado (EFL0833)
 
PLANO DE INTERVENÇAO ESTÁGIO I
ITAJAI
2020-05-27
SUMÁRIO
31 PARTE I: PESQUISA
31.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
31.2 OBJETIVOS
41.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA
62 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
62.1 METODOLOGIA
72.2 CRONOGRAMA
8REFERÊNCIAS
9APÊNDICES
Dados de identificação da Instituição Concedente
Local do Estágio: Rua DR Reinaldo schimithausen numero:1645 piso superio
Coordenador (a) do estágio:Leonardo 
Período:Vespertino e Noturno 
Nome do (a) Acadêmico(a) Estagiário(a):Cleomar Porto Junior 
1. TEMA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Fisiologia do Exercício: respostas e adaptações musculares que ocorrem com o exercício
O presente trabalho abordará sobre os aspectos relacionados as respostas fisiológicas que ocorrem durante e após o exercício nas academias, portanto, este projeto se encontra na área de concentração bacharelado no tópico fisiologia do exercício conforme indicado na trilha de aprendizagem da disciplina de estagio I obrigatório.
Tema 
 Para o presente trabalho acadêmico buscar-se-á compreender as respostas e adaptações musculares que ocorrem durante o exercício.Observou-se que os exercícios influenciam o corpo e acarretam inúmeros benefícios fisiológicos aos praticantes, fazendo com que o corpo saia de sua zona de conforto e apresente diferentes respostas,sejam elas através de efeitos agudos ou crônicos.
 Justifica se a elaboração da pesquisa com o intuito de compreender de que forma se Dara as respostas mediante a pratica do exercício físico e compreender como ocorrer os efeitos agudos ou crônicos impactam no desenvolvimento cardiovascular do praticante.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA
São contínuas as discussões sobre os efeitos que os exercícios físicos causam no corpo do ser humano. Seja pela busca estética, pelo condicionamento físico, ou pela união dos dois fatores, é perceptível a busca dos brasileiros para a prática de exercícios que colaboram na manutenção da saúde e do bem-estar. De acordo com Powers et al., (2014) a fisiologia do exercício é a área de estudo que observará como os tecidos (ex. músculo,nervo), órgãos (ex. coração, pulmões) e sistemas (ex. sistema circulatório) irão ser impactados e reagir mediante a uma série de exercícios e repetições mantidas em um programa de treinamentos.Para Kenney et al., (2013), a fisiologia abrangerá como as funções das estruturas do corpo serão integradas de forma que os ambientes internos sejam regulados, em um processo denominado homeostase.
Para Taylor et al.,(2015) a melhora das capacidades corporais no que refere-se ao treinamento físico está relacionado ao sistema fisiológico de cada indivíduo e como esse sistema sofrerá adaptação mediante ao estímulo do exercício. Os autores complementam que existem alguns princípios que são fundamentais para a prescrição de algum exercício físico.
Segundo Taylor et. al, (2015), os princípios para a prescrição de algum exercício físico, são:
1) Princípio da adaptação:É preciso que o corpo receba uma estimulação de treinamento rotineira superior à estimulação que está acostumado a receber , seguindo os princípios do limiar e da sobrecarga. Para Taylor et. al(2015, p. 99) “o limiar é o nível de capacidade de desempenho além do qual normalmente não se trabalha. Carregar ou forçar o corpo a concluir uma atividade em uma intensidade superior à intensidade a que ele está acostumado é o que se denomina sobrecarga”.
2) Princípio da progressão: Quando são observados aumentos contínuos na realição do treinamento físico proposto inicial, se faz necessário que novos exercícios sejam inclusos na rotina do indivíduo, estimulando-o de forma progressiva até o alcance dos seus objetivos;
3) Princípio da manutenção: Mediante os resultados obtidos pelo treinamento físico, objetiva-se que os exercícios sejam mantidos, objetivando a manutenção dos resultados.
4) Princípio da regressão: Se os estímulos dos exercícios forem menores daqueles que o corpo já se habituou, os ganhos obtidos sofrerão regressão
5) Princípio da especifidade: Esse princípio está relacionado aos objetivos que desejam ser alcançados mediante a prática do exercício físico, portanto, o profissional de Educação Física deverá analisar de que forma ocorrerão os treinos para que os ganhos sejam obtidos.
“As combinações de alterações dos componentes do exercício promoverão aumento do condicionamento físico e melhora das respostas fisiológicas à estimulação promovida pelo exercício” (Taylor e Johson, 2015, p. 100).
No âmbito da Fisiologia do Exercício, segundo Kenney et al., (2013) há a preocupação sobre como o corpo responderá mediante a série de exercícios aplicadas, onde as respostas dos treinamentos poderão ser classificadas como agudas ou crônicas. Quando deseja-se compreender a reação de um exercício físico isolado, como correr em esteira ergométrica, denomina-se exercício agudo e por consequência, a resposta será aguda. Diante desse exercício, buscará-se compreender qual a reação imediata do corpo e como se dará a sua recuperação. Para as respostas crônicas, analisará-se o estresse ocasionado no corpo por repetições seguidas, chamada como efeitos de treinamento.
As constantes repetições farão com que o corpo sofra uma adaptação crônica ao exercício e por consequência, o corpo melhora tanto a capacidade, quanto a eficiência do exercíco práticado. Os autores ainda exemplificam que nos treinamentos de força, a resposta crônica do exercício é o fortalecimento dos músculos e nos treinos aeróbicos, o coração e os pulmões ficam mais eficientes, e a capacidade de resistência aumenta.
3. OBJETIVOS
· Registrar a Anamnese para saber como esta situação de cada aluno
· Classificar princípios para a prescrição de atividades física.
· Registrar a resposta crônica sobre o exercício aplicado.
· Identificar exercício de cada indivíduo e como esse sistema sofrerá resposta e adaptação mediante ao estímulo do exercício.
4. PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
4.1 METODOLOGIA
A intervenção ocorrera na unidade concedente (PHYSICAL MUSCULAÇAO) com os alunos da própria academia..
1 ETAPA: 12 horas de Observação dos alunos,analisando os erros e coletando informações para possíveis correções e sugestões para os alunos.
2 ETAPA: intervenção de 30 horas com a ajuda do professor da academia,Para começar será feito uma anamnese dos alunos para saber como estão e como irão ficar apos os treino proposto a ser feito.
3 ETAPA:Montar uma tabela de exercícios a ser feito para os alunos de acordo com suas especificidades. 
4.2 EXERCICIOS USADOS NA INTERVENÇAO
· TEMPO:45MIN A 1 HORA POR DIA
· OBJETIVO: Adaptações musculares que ocorrem apos o exercício
· EQUIPAMENTOS: Esteira, e equipamentos fornecidos pela academia.
· RECUPERAÇAO:1 Minuto a cada exercício completado
SEGUNDA E QUARTA FEIRA:
· Supino Reto
· Voador
· Crucifixo
· Supino inclinado 
· Bicicleta
TERÇA E SEXTA:
· Esteira
· Rosca com Martelo
· Rosca de Polia
· Barra fixa 
· Abdominais
5. CRONOGRAMA
4 horas do dia 04-05-2020 observação
4horas do dia 05-05-2020 observação
4horas do dia 06-05-2020 observação
6horas de intervenção no dia 08-05-2020
6horas de intervenção no dia 11-05-2020
6horas de intervenção no dia 12-05-2020
6horas de intervenção no dia 13-05-2020
6horas de intervenção no dia 15-05-2020
REFERÊNCIAS
KENNEY, W. Larry; WILMORE, Jack H., COSTILL, David. L. Fisiologia do Esporte e do Exercício. São Paulo, Editora Manole, 2013, 1 ed.
POWERS, Scott K.; HOWLEY, Edward T. Fisiologia do Exercício:teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. São Paulo, Editora Manole, 2014, 1 ed.
TAYLOR, Albert W.; JOHNSON, Michel J. Fisiologia do Exercício na Terceira Idade. São Paulo, Editora Manole, 2015, 1 ed.
_1384186843.bin
_1384186842.doc
_1156253328.bin

Continue navegando