Buscar

Paulo Antunes Ribeiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Histórico 
Paulo Antunes Ribeiro foi um arquiteto e urbanista nascido no Rio de Janeiro, capital, no ano de 1905 e viveu até 1973. Se formou na Escola Nacional de Belas Artes em 1926. Estudou no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris entre 1928 e 1929. Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil de 1953 à 1956, e como membro da instituição, participou do júri do concurso público nacional de Brasília.
Tem no currículo projetos das mais diversas tipologias, como hotéis, escritórios, hospitais, residências, bancos, clubes, planos urbanos e refinarias pelo país. Os de maior destaque são o Edifício Caramuru, 1946, em Salvador, que recebeu menção do júri da Exposição Internacional de Arquitetura da 1ª Bienal Internacional de São Paulo, o Hotel Amazonas, 1947, e o Hotel da Bahia, 1951, em parceria com o arquiteto Diógenes Rebouças.
Estilo Adotado
Paulo Antunes Ribeiro fez parte da primeira geração de arquitetos modernos do Brasil.
A arquitetura moderna teve início na Europa, no contexto da Revolução Industrial e do desenvolvimento tecnológico. Surgiu como um movimento de oposição à arquitetura mais rebuscada e com excesso de ornamentos. No Brasil atingiu seu ápice nos anos 1950.
O estilo valoriza o simples e a função social das obras utilizando de formas geométricas e linhas básicas, rejeitando as arquiteturas com exagero de elementos decorativos e ornamentais.
Para a arquitetura modernista “menos é mais” e “a forma segue a função”.
As construções foram influenciadas pelos materiais e inovações tecnológicas que estavam em curso da época, como o concreto, o aço e o ferro.
Projetos realizados
Hotel da bahia:
O hotel possui uma estrutura independente de concreto armado que garante uma liberdade ao edifício, afirmada no térreo onde os ambientes de convívio social assumem formas variadas que extravasam o bloco superior percorrendo a estrutura principal.
Edifício para Exposição e Venda de Automóveis:
O edifício que possui composição assimétrica se define por uma grande abóbada recortada na elevação principal por duas linhas de janelas corridas, mais austera e marcada pelo predomínio do cheio pelo vazio, seguida de duas abóbadas gêmeas sustentadas por pilares em “V”, cujas linhas são destacadas pela transparência dos caixilhos de piso a teto, com desenho escultural e dinâmico.

Continue navegando