Buscar

Geografia: Abordagem Crítica, Capitalismo e Cartografia

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Sabrina Nandi Rocha Perdoná (2011746)
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:639225) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	18063579
Parte superior do formulário
	1.
	A abordagem crítica, em Geografia, advém de uma postura crítica radical, frente à Geografia existente (seja a Tradicional ou a Pragmática), a qual será levada ao nível de ruptura com o pensamento anterior. No entanto, o designativo de crítica diz respeito, principalmente, a uma postura frente à realidade e à ordem constituída. São os autores que se posicionam por uma transformação da realidade social, pensando o seu saber como uma arma desse processo. Sobre a abordagem crítica em geografia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Propõe uma crítica radical à sociedade (particularmente à sociedade capitalista), através da análise do espaço organizado e das formas de apropriação da natureza.
(    ) Aplica à análise geográfica os mesmos princípios de hipótese e comprovação, de causa e efeito, das ciências naturais e das ciências exatas.
(    ) Atribui maior importância aos aspectos físicos e biológicos da natureza, interpretando a realidade socioeconômica como determinada pelo meio natural.
(    ) Considera a organização do espaço como decorrente das forças naturais e políticas, mas despreza os aspectos econômicos como organizadores do espaço geográfico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) V - F - F - F.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) V - V - F - F.
	 
	 
	2.
	Durante os séculos XIV e XV, o feudalismo europeu passou por um conjunto de transformações. A expansão do comércio, o crescimento das cidades e a utilização da moeda para as trocas comerciais impulsionaram o aparecimento e o desenvolvimento do capitalismo comercial na Europa, substituindo o feudalismo de forma lenta, gradual e contínua. Com relação à contribuição do capitalismo para o desenvolvimento da ciência geográfica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Contribuiu para a fixação dos homens em um único território, tornando-os sedentários, desenvolvendo atividades agrícolas e pecuárias.
(    ) Impulsionou as navegações, que conduziram aos descobrimentos de novas terras, intensificando o comércio entre os povos.
(    ) Proporcionou o enriquecimento da burguesia, que ampliou as explorações dos recursos naturais, concentrou o poder econômico e político.
(    ) Estimulou o desenvolvimento das ciências, dentre elas as ciências naturais (biologia, física, matemática, estatística) e, com o passar do tempo, história, geografia sociologia etc.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - V.
	
	b) V - F - F - V.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) V - V - F - F.
	 
	 
	3.
	O ser humano seria produto do meio, ou seja, as condições naturais é que determinam a vida em sociedade. O homem seria escravo do seu próprio espaço. Essa concepção foi denominada determinismo geográfico. Sobre este conceito, analise as sentenças a seguir:
I- O meio social é determinado pela ação do homem no espaço. 
II- A paisagem natural é determinada pelas atividades culturais do homem. 
III- As características dos povos são determinadas pelo meio natural. 
IV- É uma corrente filosófica que valoriza as diferentes possibilidades de ação do homem sobre o meio natural.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	b) Somente a sentença III está correta.
	
	c) Somente a sentença II está correta.
	
	d) Somente a sentença I está correta.
	 
	 
	4.
	A cartografia é o conjunto de estudos e operações lógico-matemáticas, técnicas e artísticas que, a partir de observações diretas e da investigação de documentos e dados, intervém na construção de mapas, cartas, plantas e outras formas de representação, bem como no seu emprego pelo homem. Assim, a cartografia é uma ciência, uma arte e uma técnica. (CASTROGIOVANNI, 2000). A partir desta citação do professor Antonio Carlos Castrogiovanni, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O estudo e a confecção dos mapas e seus similares é a mesma coisa que geografia.
(    ) A cartografia é uma ciência, a qual auxilia a geografia, na representação dos espaços.
(    ) A cartografia e a geografia são ciências que se complementam mutuamente.
(    ) A cartografia e a geografia não se complementam, nem dialogam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CASTROGIOVANNI, A. C. Apreensão e Compreensão do Espaço Geográfico. In: CASTROGIOVANNI, A. C (Org.). Ensino da Geografia: práticas e textualizações do cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
	
	a) F - F - V - F.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) V - V - V - F.
	 
	 
	5.
	Os gregos são originários da península Balcânica. Vindos do Norte, das planícies eurasianas, os indo-europeus encontraram a Grécia com um clima sempre ameno, o céu e o mar azuis, e nela permaneceram. No século XX a.C., os povos indo-europeus enfrentaram os Pelágios que habitavam a região e os dominaram. Como a superfície contínua da Grécia era bastante limitada, os gregos passaram a habitar também as ilhas próximas, bastantes numerosas. Referente à Grécia e o conhecimento geográfico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Sobre o papel dos gregos no desenvolvimento da ciência geográfica, não podemos deixar de destacar a teoria geocêntrica de Ptolomeu (sec. II d.C.) ao afirmar que a Terra era o centro do Universo.
(    ) Deram maior importância à geografia descritiva. Estes procuraram desenvolver ao máximo a organização do seu império, assim como o comércio sobre as dezenas de suas províncias.
(    ) Preocupações estavam pautadas com o império grego no que tange à localização das áreas ricas em produtos comerciais e o acesso a elas.
(    ) Os senhores gregos detentores de vasto Império procuravam organizar as vias de transportes não apenas por razões comercias, mas também para facilitar a peregrinação aos lugares sagrados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - F.
	
	b) V - F - F - F.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) V - V - F - V.
	 
	 
	6.
	Ao longo do desenvolvimento da Geografia, vislumbrou-se uma diversidade de objetos de análise, com vistas ao alcance de cientificidade dessa área do conhecimento. Considerando o contexto atual, uma das principais defesas que tem balizado o debate teórico-metodológico dessa área de conhecimento é o de que essa ciência objetiva. Sobre o que essa ciência objetiva, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Explicar os fenômenos atuais por meio de uma reconstrução cultural, mediante fatos religiosos.
	
	b) Analisar o elemento fenomenológico, o real, concebido como aquilo que se apresenta, evidenciando o interesse pelo concreto.
	
	c) Compreender a lógica do arranjo espacial relacionada ao princípio de coerência na ordem espacial.
	
	d) Realizar grandes sínteses globais, mediante o inventário e a organização do material jornalistico, segundo grandes eixos explicativos.
	 
	 
	7.
	A geografia Teorética-Quantitativa surgiu logo depois da II Guerra Mundial. Com os avanços que ocorreram em relação ao uso de tecnologias, destacou-se por utilizar os modelos matemático-estatísticos em grande escala. Com relação a esta corrente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Caracterizada pela conscientização por parte de alguns geógrafos de problemas muito graves, decorrentes da exploração do homem pelo homem.
(    ) Considerada revolucionária, por não considerar as origens da Geografia Clássica e apresentar a Nova Geografia, facilitando o uso da estatística.
(    ) Surgiu em meio a um contexto econômico internacional que procurava integrar a economia brasileira aos interesses da economia mundial, projetando um crescimentoda economia brasileira.
(    ) Analisava as relações do campo e das cidades, vinculando a luta de classes aos modos de produção e formações socioeconômicas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - F.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) V - V - F - V.
	 
	 
	8.
	"O problema é que os geógrafos sempre tiveram dificuldade para fazer teoria, e a Geografia sempre foi, de modo geral, uma disciplina que se contentou com uma abordagem empírica. Assim, a discussão do objeto não se dava com a extensão, a profundidade e a força que deveria ter" (MILTON, 2004). Sobre o conceito reforçado por Milton Santos neste trecho, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, Milton. Testamento intelectual. Entrevistado por Jesus de Paula Assis; colaboração de Maria Encarnação Sposito. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
	
	a) Crítica ao empirismo na tradição da Geografia e, ao mesmo tempo, salienta a fragilidade teórica dessa área de conhecimento.
	
	b) Ideia de que a Geografia deve fundamentar-se nas diversas teorias disponíveis, para que tenha sustentação empírica.
	
	c) Dicotomia entre empirismo e fé que traz à tona discussões de cunho teórico e prático da ciência geográfica.
	
	d) Percepção da pouca profundidade teórica presente na Geografia, justificada pelo maior desenvolvimento da base empírica em que foi consolidada.
	 
	 
	9.
	As primeiras classificações do relevo brasileiro foram feitas em meados do século XIX, a partir de observações, relatos de viagens e observações da superfície na perspectiva horizontal e oblíqua. No entanto, estas classificações eram confusas e sem definições concretas. A partir do final da década de 1940, as classificações do relevo se tornaram mais consistentes, dependo da época e tecnologias disponíveis. Com relação à contribuição dos ilustres geógrafos brasileiros para os estudos do relevo do Brasil e dos aspectos socioeconômicos e ambientais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Azevedo classificou o relevo em planaltos e planícies, de acordo com as altitudes, e teve boa aceitação, por ser simples. As planícies correspondiam a áreas planas de até 200 metros de altitude.
(    ) Aziz Ab?Saber apresentou uma classificação do relevo brasileiro, considerando as altitudes, tal qual Aroldo de Azevedo, e os processos geológicos, já utilizou as primeiras técnicas da aerofotogrametria. 
(    ) Jurandyr Ross subdividiu o relevo brasileiro em 28 unidades de relevo, apoiado em estudos do Projeto Radambrasil, com levantamentos aerofotogramétricos e de satélites. Esta classificação é a mais utilizada atualmente.
(    ) As pesquisas de Aziz Ab'Saber e as de Milton Santos eram convergentes para as questões ambientais. Obra "Por uma outra Globalização" é um exemplo de publicação de Milton Santos na qual o geógrafo discute as catástrofes ambientais.
(    ) Milton Santos preocupou-se com a questão metodológica da Geografia, construindo conceitos e aprofundando o debate epistemológico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - F - F.
	
	b) V - V - V - F - V.
	
	c) V - F - F - F - V.
	
	d) F - V - F - V - V.
	 
	 
	10.
	Paul Vidal de La Blache (1845-1918) foi um geógrafo francês e um dos nomes mais lembrados no que se refere à história do pensamento geográfico. Sua obra é bastante reconhecida por ser fundadora da corrente de pensamento que veio a ser denominada por Possibilismo, em oposição ao Determinismo Geográfico alemão. Vidal também foi considerado o fundador da escola regional francesa. Sobre o pensamento geográfico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O pensamento geográfico da escola francesa criada por La Blache tem por princípio fundamental a característica de privilegiar as pretensões imperialistas, ou seja, de expansionismo territorial. Dessa forma, o determinismo Lablachiano enfatiza rigidamente que o desenvolvimento de uma sociedade depende basicamente das condições naturais.
(    ) A escola Lablachiana influenciou boa parte do pensamento geográfico em diversos países. Ela caracterizava-se por uma severa defesa da unidade na imensa variedade dos fenômenos, ou seja, descobrir pelo livre exercício do pensamento a constância dos fenômenos em meio a suas variações aparentes. 
(    ) O francês Vidal de La Blache foi um geógrafo pioneiro na adoção dos pressupostos marxistas para o campo do pensamento geográfico, enfatizando a relação do grande capital com a transformação do espaço geográfico. 
(    ) O pensamento geográfico da escola francesa criada por La Blache consiste na crítica ao determinismo. Assim, o possibilismo francês Lablachiano tem por princípio a valorização da relação homem-natureza, estudando as possibilidades de intervenção do homem no espaço. O homem seria um ser ativo, transformando o meio e criando novas formas na superfície terrestre.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - V.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) F - F - F - V.
	 
	 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.

Continue navegando