Buscar

Disserte sobre a alfabetização cartográfica e geográfica iniciadas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental I.

No senso comum, a cartografia e a geografia são similares e se confundem uma com a outra. Entretanto, a cartografia escolar vem se estabelecendo na interface entre a cartografia, a educação e a geografia, de maneira que os conceitos cartográficos tomam lugar no currículo e nos conteúdos de disciplinas voltadas para a formação de professores. Estudos comprovam a importância da lateralidade na orientação geográfica. Disserte sobre a alfabetização cartográfica e geográfica iniciadas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental I.

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

A  alfabetizaçao cartografica  é o objetivo básico das séries iniciais e ela propõe atividades que desenvolvam as seguintes noções: pontos, linha, área, lateralidade, orientação, localização, referências, noção de espaço e tempo.

3
Dislike0
User badge image

Dheymison ST

A alfabetização cartográfica e geográfica é um processo importante para a formação de crianças e jovens, pois os ensina a compreender e interpretar o mundo que os cerca. Iniciado na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, este processo visa proporcionar aos alunos uma visão crítica e consciente da realidade geográfica e geossocial que habitam.

A alfabetização cartográfica e geográfica permite que as crianças desenvolvam uma compreensão crítica e autônoma do mundo e do seu papel nele. Por meio dela, é possível estabelecer uma relação mais consciente com a geografia, o que contribui para o desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação de mapas e imagens, além de ampliar seus conhecimentos sobre a realidade geográfica e as diferentes formas de organização do espaço.

Na educação infantil, as crianças são estimuladas a explorar seu ambiente imediato, a identificar características geográficas e a se relacionar com o espaço em que vivem. Já nos anos iniciais do ensino fundamental, o ensino de geografia é intensificado e seus conteúdos passam a ser mais abrangentes, incluindo questões como clima, relevo, vegetação, usos e ocupação do solo, entre outros.

A alfabetização cartográfica e geográfica também se relaciona com o ensino de história, uma vez que a compreensão do espaço geográfico é fundamental para a compreensão da evolução histórica e das relações sociais e culturais que se estabelecem ao longo do tempo.

Em resumo, a alfabetização cartográfica e geográfica é uma etapa importante na formação de crianças e jovens, pois permite que eles desenvolvam habilidades e competências para compreender o mundo que os cerca e participar de maneira consciente da construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.
1
Dislike0
User badge image

LIDIANE Mota

A alfabetização cartográfica contribuia para o aprendizado e desenvolvimento de habilidades na educação infantil.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais