Buscar

AMBIENTE DE MARKETING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AMBIENTE DE MARKETING E RESPONSABILIDADE SOCIAL
O conceito de servir, respeitando e satisfazendo os clientes, em uma relação a longo prazo, é fundamental para a maioria das práticas de marketing.
Identificando as mudanças e tendências em andamento no ambiente, um profissional de marketing pode tentar prever futuras mudanças e como elas podem afetar a efetividade dos programas de marketing da empresa.
Em geral, o ambiente do marketing de uma empresa é composto de seis componentes.
A estratégia de marketing leva em conta mudanças nos ambientes interno (micro e externo (macro) da empresa. 
Primeiro, o ambiente de marketing interno da firma (o microambiente) consiste nos próprios objetivos e recursos dela. O ambiente externo (o macroambiente) consiste dos ambientes competitivos.
AMBIENTE INTERNO DO MARKETING - Objetivos e Recursos
Os objetivos são críticos para o sucesso de qualquer empresa. Sem objetivos, ela não tem direção. Uma empresa deve saber aonde está indo para que tenha sucesso. Ela necessita um conjunto geral de objetivos para guiar os seus esforços.
A estratégia de marketing é influenciada e, até certo ponto, restringida pelos objetivos gerais da empresa.
AMBIENTE EXTERNO DO MARKETING - Ambiente Competitivo
Competitividade: refere-se ao quanto uma empresa é eficaz e eficiente, em relação às suas rivais, em servir aos clientes. 
Eficácia: trata da qualidade dos produtos, da fatia de mercado e da lucratividade.
Eficiência: tem a ver com a velocidade de resposta e os custos baixos
AMBIENTE LEGAL E POLÍTICO 
O ambiente legal e político estipula outra força externa para os empresários. É serviço do governo estabelecer as regras e regulamentações com as quais os negócios devem conformar-se. Essas regras e regulamentações afetam cada elemento no composto de marketing.
Os mercados são cheios de regras. Muitas são registradas em lei, algumas são estabelecidas em códigos de ética profissional e outras em estatutos empresariais de boa conduta.
A grande onda de consumismo que ocorreu nos anos 60 resultou em diversos novos órgãos, incluindo a Comissão de Segurança de Produtos e uma grande quantidade de novas leis.
Nos Estados Unidos, por exemplo, muitas das leis que afetam a prática do marketing são feitas para encorajar a competição e proteger os consumidores. 
AMBIENTE SOCIOCULTURAL
Mudanças no ambiente sociocultural refletem a transformação da população mundial em termos de números, características, comportamento e projeções de crescimento.
O ambiente sociocultural inclui mudanças no crescimento populacional.
O ambiente sociocultural também inclui categorias de idade das populações.
As atitudes e o comportamento dos clientes também têm impacto sobre o ambiente sociocultural e a maneira que os profissionais de marketing percebem o mercado.
Conforme ocorrem mudanças no ambiente sociocultural, as necessidades e os desejos do cliente também mudam e o mesmo deveria acontecer com as tentativas do profissional de marketing de atender às exigências desses.
A diversidade cultural e etária, entre os países e nos países, também tem impacto no ambiente sociocultural.
Os profissionais de marketing também estão direcionando muitos dos seus esforços para atingir o mercado estudantil.
Poucos produtos podem ser posicionados exatamente da mesma maneira em todo o mercado mundial.
AMBIENTE ECONÔMICO
Os profissionais de marketing também devem monitorar as mudanças no ambiente econômico.15 Mais especificamente, o ambiente econômico inclui fatores como poder de compra do mercado, gastos per capita, índices de emprego e custo do capital que podem ser necessários para produzir esses produtos.
Talvez a mudança mais significativa nas economias industrializadas tenha sido o fenomenal crescimento das indústrias de serviços.
Hoje, muitas empresas de serviços operam internacionalmente e a exportação de serviços também está aumentando.
AMBIENTE TECNOLÓGICO
As firmas de sucesso também devem monitorar as mudanças no ambiente tecnológico. A tecnologia está avançando em um ritmo incrível. 
O comércio eletrônico é revolucionário.
Tipicamente, os avanços tecnológicos influenciam a prática do marketing de duas maneiras.
Primeiro, conforme a tecnologia avança, ela capacita as empresas a desenvolver novos produtos e a competir em novos mercados.
Hoje, em muitos mercados, os novos competidores são, com frequência, empresas estabelecidas com nova tecnologia que expandiram os limites dos seus mercados tradicionais.
Os avanços tecnológicos também ajudam os profissionais de marketing a aperfeiçoar a condução dos negócios em uma base cotidiana
RESPONSABILIDADE SOCIAL
A Primeira Responsabilidade Social do Marketing: Eficiência e Eficácia
Responsabilidade social é o conjunto de filosofias, políticas, procedimentos e ações de marketing com a intenção primordial de melhorar o bem-estar social.
A primeira responsabilidade do marketing é continuar aprendendo a fazer o seu trabalho mais eficiente e eficazmente.
Isto torna os mercados mais competitivos, as nossas vidas como trabalhadores e clientes mais produtivas e desperdiça menos os escassos recursos que precisam ser preservados para as futuras gerações. Muitas pessoas acreditam que o marketing não está praticando muito bem a sua primeira responsabilidade social. Elas acreditam que muitos produtos que são comercializados não são necessários, e que grande parte do esforço de marketing, particularmente a publicidade, não é necessária. Nas seções seguintes, voltamo-nos para essas críticas.

Outros materiais