Buscar

AV FINAL DISCURSIVA DESENHO DA FIGURA HUMANA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Desenho da Figura Humana (ART14)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513396) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18409303
	Nota da Prova:
	-
	
	
Top of Form
	1.
	O ser humano sempre teve a necessidade de se comunicar e expressar suas vontades, medos e sonhos. Hogarth (1998, p. 3) afirma que: "o corpo humano representa a mais profunda introspecção nos contextos socioculturais da arte, desde as culturas tribais aborígines às mais avançadas civilizações do passado ou do presente". Nesse sentido, podemos destacar que os desenhos da figura humana começaram a aparecer na pré-história e possuíam diferenças entre si. Disserte sobre os registros gráficos que se distinguiam dentro da pré-história e suas características.
FONTE: HOGARTH, Burne. O desenho anatômico sem dificuldade. Lisboa: Editora Printed, 1998.
	Resposta Esperada:
Os registros realizados na pré-história possuem aparências distintas que vão desde a abstração das formas até o desenho realista. Na era paleolítica, o desenho é caracterizado pela estilização, realizando desenhos de maneira simplificada em forma de palitinhos. Na era neolítica, as formas eram reduzidas e mais abstratas.
	2.
	Assim como as crianças, o desenho também passa por desenvolvimento e aprimoramento. Lowenfeld (1954) chama atenção para a evolução do desenho das crianças, abordando que não há regras para cada etapa, porém há questões que devem receber atenção e serem notadas nas crianças com relação ao seu desenvolvimento pessoal e mental. Nesse sentido, destacam-se as reproduções de desenhos concebidas como fotográficas. Disserte sobre a fase em que as reproduções fotográficas são realizadas, de acordo com os estudos de Lowenfeld.
FONTE: LOWENFELD, Viktor. A criança e sua arte. São Paulo: Mestre Jou, 1954.
	Resposta Esperada:
As imagens fotográficas são realizadas no estágio do realismo. O realismo é a quarta e última etapa dos estudos sobre o desenho de Lowenfeld. O realismo inicia aos nove anos e pode chegar até os 12 anos. Nessa fase, o desenho tem maior representação da realidade. A autocrítica em seus desenhos é bem maior. Nessa fase, ainda existe bastante simbolização, porém as crianças possuem mais consciência de suas produções, pois já começam a desenvolver a autocrítica diante de suas composições.
Bottom of Form

Outros materiais