Buscar

DOENÇAS CAUSADAS PELO CONSUMO PEIXE EM NATURA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REGISTRO DO TRABALHO DISCENTE EFETIVO
	ALUNO
	EDUARDO FELIPPE
	CURSO
	AGRONOMIA
	DISCIPLINA
	TPOA
	PERÍODO
	5º
	SEMESTRE/ANO
	01/2020
	PROFESSOR
	LUCAS VANZ
DOENÇAS CAUSADAS PELO CONSUMO DE CARNE DE PEIXES EM NATURA
Definição
Difilobotríase é uma infecção causada por um parasita de peixes, também conhecido como tênia dos peixes. A infecção é semelhante à da tênia solium e tênia saginata, cuja contaminação ocorre através da ingestão de carnes de gado e porco mal cozidas. O hospedeiro definitivo é o homem, porém outros mamíferos, como cães e gatos, que comem peixe cru podem servir de hospedeiro.
Causa
O parasita dos peixes é um verme cientificamente chamado de Diphyllobothrium latum, e representa uma das espécies de helmintos achatados que adquirem o maior tamanho entre os helmintos. Os humanos tornam-se infectados quando ingerem peixe cru, ou mal cozido, contendo as larvas do verme.
Infecção
Após a pessoa, ou outro hospedeiro, ingerir peixes crus ou mal cozidos, infectados, a larva cresce no intestino do hospedeiro. O verme adulto, que é segmentado, pode atingir mais de 10 metros de comprimento com cerca de 3 000 segmentos. Os ovos são formados em cada segmento e são passados ainda imaturos para as fezes. Ocasionalmente, alguns segmentos podem passar também às fezes. Os parasitas adultos maduros que se alojaram no intestino delgado atacam a sua mucosa.
Sintomas
A maioria dos indivíduos infectados não apresenta sintomas. As infecções muito intensas podem apresentar os seguintes:
Desconforto abdominal, náusea, vômito, diarreia, perda de apetite e de peso.
A infestação maciça pode produzir obstrução do intestino pelos vermes o que leva à dor abdominal.
esta infecção pode levar à deficiência de vitamina B12 e, em consequência, à anemia perniciosa, os indivíduos com deficiência de B12 e anemia podem apresentar fadiga e confusão.
Diagnóstico
É feito através do exame de fezes, onde os ovos podem ser visualizados por microscópio. Algumas vezes os segmentos passam para as fezes e podem ser visíveis à olho nu. O exame de sangue pode revelar anemia.
Tratamento
Se você suspeita que esteja infectado procure seu médico ou vá a um posto de saúde para prévio diagnóstico e posterior prescrição.
Complicações
Na vigência da infecção sem tratamento, pode ocorrer anemia e obstrução intestinal pelos vermes.
Prevenção
Evite comer peixes crus ou mal cozidos. Os consumidores de pescados crus, ou mal cozidos, são a população de risco para a difilobotríase. A existência de diversos restaurantes que oferecem nos seus cardápios pratos como sushi, sashimi, ceviche, e outros pescados crus, ou mal cozidos, nas suas preparações, possibilita o risco de contaminação ao consumidor se a matéria-prima estiver infestada.