Buscar

Atividade Caso Clinico Cirrose Hepática (5)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Caso Clinico Cirrose Hepática
Nome: Juliana Rosa 
 Data: 
Sr GR, 55 anos, hipertenso, diabético e alcoolista crônico. Foi admitido no pronto socorro com quadro de rebaixamento de nível de consciência. Ao exame físico: Regular estado geral; Ictérico em pele, esclera e mucosas; sonolento, responsivo a estímulos com períodos de agitação; Pulmão com boa expansibilidade e sons respiratórios normais à ausculta; Abdômen ascítico, ruídos hidroaéreos diminuídos; Fígado palpável a 4cm do rebordo costal; Familiares referem baixa aceitação alimentar, apresenta oligúria e colúria. Ausência de evacuação até o momento. Força e coordenação de MMSS e MMII preservadas. Apresenta edema em MMII. 
Diagnosticado pelo médico com cirrose hepática crônica descompensada e encefalopatia hepática. 
· Solicitados exames laboratoriais
· Bilirrubina total – 6,8mg/dl ( VR até 1,0mg/dl)
· Bilirrubina direta – 3,7mg/dl (VR até 0,3mg/dl
· Bilirrubina indireta – 3,1 mg/dl (VR até 0,7mg/dl)
· TGP – 350 UI/L ( VR até 40UI/L)
· TGO – 383 UI/L (VR até 40UI/L)
· FA – 80U/L ( VR 38 a 136U/L)
· Albumina – 2,8mg/dl (VR 3,5 a 5,5 g/dL)
· Amônia – 52 micromol/L (VR 9 a 33 micromol/L)
É possível observar que o paciente necessita de cuidados tanto físicos, quanto psicológicos e sociais que permita melhorar o seu estado. O fato de não haver tratamento capaz de curar essa doença faz-nos refletir sobre a importância de elaborar cuidados visando, ao menos, retardar a sua progressão, proporcionando qualidade de vida ao paciente. 
· Deste modo, comente quais os cuidados de enfermagem que auxiliará esse paciente a uma recuperação mais rápida e eficaz. Como esse paciente, o estado dele é grave e não possui cura, nós como equipe de enfermagem, vamos manter os cuidados paliativos tais como; cuidados com horário da medicação, cuidados com o HGT, orientar quanto a forma de alimentação, observar a nutrição, observar o controle hídrico e o cuidado da diurese, cuidado em relação a dor do paciente.
· Responda também o que é: Abdômen ascítico; Oligúria e Colúria Abdômen ascético: é o aumento de liquido dentro da cavidade abdominal, oliguúria é a redução do volume urinário para um valor abaixo de 400ml em 24 horas. Colúria é o aumento da ,coloração da urina, a urina fica cor de coca cola.
· Explique de que forma a amônia pode causar encefalopatia. Devido a cirrose e o mal funcionamento do fígado ocorre o aumento da amônia, por ser neurotoxica ela ultrapassa a barreira meato encefálica, causando assim encefalopatia
· Qual a relação da albumina com o edema do paciente? A albumina controla a manutenção da pressão osmótica ,quando o ocorre a diminuição dessa manutenção , o liquido acaba extravasando os tecidos causando assim os edemas.

Continue navegando