Buscar

Portugues- Forum Avaliativo 2

Prévia do material em texto

Português Fórum Avaliativo 2
Aula 10 – pergunta 5
Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e o resto. As proparoxítonas são o ápice da cadeia alimentar do léxico. As palavras mais pernósticas são sempre proparoxítonas. Para pronunciá-las, há que ter ânimo, falar com ímpeto - e, despóticas, ainda exigem acento na sílaba tônica! Sob qualquer ângulo, a proparoxítona tem mais crédito. É inequívoca a diferença entre o arruaceiro e o vândalo. Uma coisa é estar na ponta – outra, no vértice. Ser artesão não é nada, perto de ser artífice. Legal ser eleito Papa, mas bom mesmo é ser Pontífice.
(Adaptado de Eduardo Affonso, “Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e o resto”.)
Indique a alternativa que traz a função da linguagem predominante no texto. Justifique a sua resposta.
a) Função Conativa
b) Função Poética
c) Função Metalinguística
d) Função Emotiva
e) Função Fática
Resposta:  nesse caso a alternativa correta e a “C”, pois autor está usando o código para explicar o próprio código.
 
 
Aula 10 – pergunta 4
Assinale a alternativa INCORRETA. Justifique a sua resposta
 
a) Um resumo deve apresentar os pontos mais importantes de um texto.
b) Em um resumo, para introduzir as informações dadas pelo autor, é muito comum o uso de verbos como apresentar, discutir, demonstrar, questionar, enfatizar, destacar, analisar, além de referências ao autor, como por exemplo: segundo o autor, de acordo com o autor, conforme o autor etc.
c) O resumo não é uma cópia de partes de um texto e nem uma lista de tópicos a respeito do que foi discutido no texto.
d) Não se deve empregar a primeira pessoa do singular em um resumo, embora o posicionamento a respeito do tema deva ser aparente.
e) Um resumo pode aparecer em artigos científicos, catálogos de livros, como parte de monografias, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, em livros, em jornais etc.
Resposta: a altenativa correta e a letra “D”, sendo assim o resumo tem o objetivo de descrever sequencialmente a construção do texto cientifico, ou seja, a estrutura lógica, além do mais ele não pode ter posicionamentos.
 
Aula 9 – pergunta (pronome)
A questão é que ao ampliar a força de negociação com a indústria, o novo dono do Atacadão terá a chance de repassar possíveis ganhos no preço – resultado do aumento no volume de compras – para o consumidor. Isso, obviamente, em tese. Isso porque esse ganho pode ser embolsado e "turbinar" as margens de lucro da loja. (https://www.folha.uol.com.br)
O pronome “isso”, destacado acima, é classificado pelas gramáticas como demonstrativo:
Os demonstrativos empregam-se também para lembrar ao ouvinte ou ao leitor o que já foi mencionado (...). É a função anafórica (do grego anaphorikós = o que faz lembrar, o que traz à memória). (Nova Gramática do Português Contemporâneo, Celso Cunha e Lindley Cintra)
No trecho da reportagem, é possível afirmar que o primeiro e o segundo “isso” referem-se, respectivamente, a:
a) “Consumidor” e “obviamente”.
b) “Consumidor” e o primeiro “isso”.
c) “Volume de compras” e “em tese”.
d) “Chance de repassar possíveis ganhos no preço” e “em tese”.
e) “Atacadão” e “obviamente”.
RESPOSTA: Alternativa correta e a letra “D”, sendo assim  O primeiro e o segundo "isso" referem-se a pronome demonstrativo
 
Aula 8 – pergunta 2
Caros alunos e alunas, vamos encarar uma pergunta de interpretação? Leia com atenção e depois coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações sobre o texto. Justifique quando colocar F.
Mensagens em garrafas já foram um meio de comunicação extremamente popular, apesar da imprevisibilidade de realmente alcançarem seu destino (estima-se que apenas 3% é de fato recuperada). Entre os séculos XV e XVIII, centenas de navios tripulados navegavam pelo oceano com ímpetos comerciais e imperialistas. Métodos mais confiáveis de comunicação, como o telégrafo sem fio, só surgiriam no início do século XX, o que significa que as tripulações que vieram antes disso não tinham muita escolha. Reza a lenda que o influxo de mensagens era tão intenso que a Rainha Elizabeth I se viu obrigada a criar um cargo oficial de “abridor de garrafas do oceano” no século XVI e decretar que qualquer outra pessoa que as abrisse seria condenada à morte. Durante o século XIX, era comum que grandes jornais como o londrino Times e o famoso The New York Times publicassem o conteúdo das cartas encontradas. (http://guiadoscuriosos.uol.com.br)
 
1) mensagens em garrafas não poderiam ser uma forma de comunicação, porque não havia locutor e interlocutor neste canal. (   F    )
 Justificativa: afirmativa falsa pois elas foram sim um meio de comunicação.  
2) a garrafa foi escolhida como canal de comunicação, pois é um método confiável, com destinação certa e razoavelmente fácil de ser recuperada nos oceanos dos séculos XV e XVIII, período em que centenas de navios transitavam em rotas comerciais. (  F     )
Justificativa:  esse meio era confiável  pois não se tinha certeza que ela chegaria ao seu destino final.
3) a garrafa era tão popular no século XVI que havia o cargo de “abridor de garrafas do oceano” criado pela Rainha Elizabeth I e ninguém mais poderia abrir a mensagem, sob pena de perder a vida. (  V     )
Resposta:  
 
 
AULA/UNIDADE 8 – pergunta 1 (concordância)
Há alguns erros de concordância no trecho abaixo. Identifique-os e faça a correção na sequência. Justifique.
Os esgotos são considerados grandes causadores de poluição, pois ao não receberem o tratamento adequado, liberam à natureza diversos poluentes que provoca a deterioração dos rios, lagos e oceanos. É no esgoto, também, que se encontra bactérias, vírus e larvas de parasitas, considerados nocivos.
 
(http://www.educacao.cc/ambiental/causas-da-poluiçao-... Adaptado)
 
 
“Os esgotos são considerados grandes causadores de poluição, pois ao não receberem o tratamento adequado, liberam a natureza diversos poluentes que provocam a deterioração dos rios, lagos e oceanos. É nos esgotos, também, que se encontram bactérias, virus e larvas de parasitas, considerados nocivos, todo o trecho necessita que as palavras estejam no plural, obedecendo regras de concordância gramatical.

Continue navegando