Buscar

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E MEMÓRIA AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: ____________________________________
Matrícula:____________________________________ 
Disciplina: SDE4010 / PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E MEMÓRIA 
Data: JUNHO 2020 
Período: 2020.1 / AV2 
Turma: _________________________
1. Explique em que consiste o efeito de contexto (interno e externo) e como o mesmo influencia o funcionamento do sistema mnemônico.
R. O contexto dá pistas que facilitam o processo de evocação da lembrança, por exemplo, se o contexto de recuperação for semelhante ao contexto de codificação a lembrança será influência positivamente.
2. O que é um estímulo condicionado?
R. O estímulo condicionado é o estímulo que a principio era neutro, mas após ser associado a um estímulo incondicionado, acaba por, desencadear uma resposta condicionada.
3. O processo de aprendizagem, segundo a Epistemologia genética de Jean Piaget, ocorre através dos processos de assimilação e acomodação. Explique como ocorrem esses dois processos.
R. Segundo a Epistemologia genética de Jean Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. Assimilação são esquemas mentais que o indivíduo constrói  para abordar a realidade e Acomodação é quando acontece uma modificação desses esquemas e é preciso que aja uma adaptação à situação.
4. Muitas das vezes os conceitos de memória e aprendizagem são aplicados de maneiras erradas ou opostas. Temos o costume de falar: Maria aprendeu a lição; ou Maria memorizou a lição. Diferencie os conceitos de memória e aprendizagem.
R. Memória é o processo dinâmico de aquisição, formação, conservação e evocação de informações de experiências passadas e Aprendizagem é a obtenção de novos conhecimentos.
5. Skinner desenvolveu seus estudos sobre condicionamento operante, respaldado no entendimento que ele possuía sobre operar no ambiente e assimilar as mudanças que seu comportamento trouxe no espaço, no momento que produziu algum tipo de reação. Para isso ele oferecia diversos tipos de reforços para orientar o animal ou pessoa à meta desejada. Diante desta perspectiva, diferencie reforços positivos dos negativos.
R. No reforço positivo há o acréscimo de um estímulo que aumente a probabilidade de ocorrer um determinado comportamento, já no Reforço negativo há a retirada de um estímulo que aumente a probabilidade de ocorrer um determinado comportamento.

Continue navegando