Buscar

Revisão fisiopatologia na Saúde da Criança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão Fisiopatologia na Saúde da Criança
1- Sobre Paralisia Cerebral, assinale a resposta INCORRETA.
a) A paralisia Cerebral constitui um grupo de desordens neurológicas com etiologias e quadros clínicos diversos que têm em comum o fato de afetarem o sistema nervoso central de forma crônica.
 ×B) Na reabilitação, a criança com diagnóstico de Paralisia Cerebral deve ser incentivada a sentar em “W”, pois nesta postura consegue maior estabilidade de tronco devido ao encurtamento da musculatura posterior da pelve e membros inferiores.
c) A meta principal da fisioterapia deve ser minimizar os aspectos que restringem a participação do portador de Paralisia Cerebral nos ambientes domiciliar, comunitário, acadêmico e profissional.
 d) É importante que o atendimento fisioterapêutico seja flexível e individualizado. As crianças têm diferentes necessidades, dependendo da sua idade, tipo clínico e nível de função.
2- A Reação de Galant refere-se a:
a) Reflexos de busca: atitude inicial e estimulação
 b) Reflexos de busca: resposta bucal e rotação cefálica
c) Reflexo de conexão entre as mãos e a boca
×D) Reflexos de encurvamento do tronco
e)Retificação cefálica e extensão corporal
3- O prognóstico da marcha de crianças com sequela de encefalopatia crônica não progressiva da infância (Paralisia Cerebral) baseia-se em quais fatores?
a) Idade de aquisição da postura em pé, presença de reflexos primários, tipo de Paralisia Cerebral, função dos membros superiores, capacidade intelectual.
b) Idade de aquisição da postura em ajoelhada, presença de reflexos primários, tipo de Paralisia Cerebral, capacidade intelectual. 
c) Idade de aquisição da postura sentada, presença de reflexos primários, tipo de Paralisia Cerebral, função dos membros superiores, capacidade intelectual.
×D) Idade de aquisição da postura em sentada e em pé, função dos membros superiores, capacidade intelectual, tipo de Paralisia Cerebral.
e) Idade de aquisição do engatinhar, presença de reflexos primários, capacidade intelectual, tipo de Paralisia Cerebral. 
4- Luiz Miguel, 6 anos, foi diagnosticado com Distrofia Muscular de Duchenne. Atualmente realiza fisioterapia duas vezes por semana. Qual o objetivo da fisioterapia para Luiz Miguel?
a) Manter a força muscular, retardar a progressão de contraturas para maximizar a função, promover ou prolongar a deambulação com órteses, controlar o desenvolvimento da escoliose e tratar as complicações respiratórias.
b) Retardar a progressão de contraturas para maximizar a função, não prolongar a deambulação com órteses apropriadas, controlar o desenvolvimento da escoliose e tratar as complicações respiratórias.
c) Retardar a progressão de contraturas para maximizar a função, prolongar a deambulação, controlar o desenvolvimento da escoliose, evitar escaras.
d) Manter a força muscular, realizar adaptações para as atividades de vida diária, não promover a deambulação com órteses apropriadas, evitar escaras.
×E) Controlar a escoliose, não prolongar a deambulação com órteses apropriadas, evitar escaras, realizar adaptações para as atividades de vida diária.
5- A fase inicial da intervenção fisioterapêutica na PBO (Paralisia Braquial Obstétrica) deve focar
especialmente em:
a) Melhora do posicionamento
b) Aumento da amplitude de movimento
b) Redução do desuso aprendido
c) Aumento da força muscular 
d) Aumento da sensibilidade
6- Sobre a paralisia cerebral, marque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa correta:
( ) A paralisia cerebral é um grupo de síndromes de disfunções do desenvolvimento motor, progressiva, em constante mudança, decorrente de lesões ou anomalias do cérebro.
( ) Na tetraplegia espástica, os quatro membros são acometidos, os indivíduos podem apresentar incapacidades motoras graves e, em alguns casos, convulsão.
( ) Na hemiplegia espástica, há espasticidade do hemicorpo, descarga de peso inapropriada, dificultando o equilíbrio, geralmente essas crianças apresentam boa função cognitiva.
( ) Na diplegia espástica, o maior acometimento é nos membros inferiores, com pouco ou nenhum acometimento nos membros superiores; com o uso de órteses, algumas crianças podem ter bom prognóstico para a marcha.
×A) F - V - V - V - V
b) F - F - V - V - F
c) V - V - F - F- V 
d) F - V - F - V- F
e) F - V - V - V - F 
7- A criança portadora da Síndrome de Down tem como características principais, dentre outras: 
1. Hipotonia muscular e hipomobilidade articular generalizada, acompanhada de flacidez ligamentar.
 2. Pescoço de aspecto longo com encurtamento muscular. 
3. Mãos e quirodáctilos pequenos e espessos.
 4. Perfil facial aplainado com fenda palpebral oblíqua (em declive) e nariz achatado. Estão corretas:
 a) 1, 2, 3 e 4. ×B) 1, 2 e 3, apenas. c) 1, 3 e 4, apenas. d) 3 e 4, apenas. e) 2, 3 e 4, apenas.
8- A paralisia cerebral (PC), atualmente conhecida como encefalopatia crônica não-progressiva, é um desequilíbrio motor mutável, gerado por uma disfunção cerebral, a qual pode ocorrer durante os períodos pré, peri ou pós-natal, provocando distúrbios do movimento e dapostura. Em relação a seqüelas de paralisia cerebral com um quadro clínico de hemiparesia espástica, considere os problemas mencionados no quadro a seguir:
I. movimentação dos segmentos corporais comprometida pelo déficit postural, de modo
que a movimentação funcional é assimétrica.
II. ortostatismo e marcha atingidos com sobrecarga funcional do lado sadio, que passa a
suportar todo o peso corporal do indivíduo.
III. encurtamentos musculares, em decorrência da hipotonia generalizada, com
subseqüente atrofia dos membros inferiores e dos superiores.
IV. encurtamentos musculares, em decorrência da hipertonia predominante nos músculos
antigravitacionais e atrofia dos membros superior e inferior comprometidos.
Constituem distúrbios resultantes de paralisia cerebral, com um quadro clínico de hemiparesia espástica:
×A) I, II e IV.
B) II, III, IV.
C) I, II e III.
D) I, III e IV.
9. Os reflexos primitivos são mecanismos responsáveis por fornecer uma base para os movimentos, a fim de assegurar a sobrevivência e de facilitar as aquisições para a avaliação da integridade do sistema nervoso central. Sobre reflexos primitivos é correto afirmar que:
A) O reflexo tônico cervical assimétrico é de origem mesencefálica, e sua permanência de forma fixa pode indicar lesão cerebral.
B) O reflexo de preensão palmar está presente no recém-nascido e desaparece por volta dos 11 meses.
×C) O reflexo de Moro consiste em movimentos coordenados dos membros superiores em resposta a estímulos sonoros ou visuais.
D) A ausência ou a debilidade do reflexo de preensão palmar e do reflexo de preensão plantar podem indicar severa hipertonia.
10. A paralisia cerebral pode levar o indivíduo à adoção de padrões posturais típicos de espasticidade, entre os quais se encontram:
A) flexão da cabeça, retração dos ombros e da coluna, extensão ou flexão dos cotovelos, rotação externa dos braços, flexão dos dedos, extensão dos membros inferiores ou semiflexão dos joelhos, adução e rotação interna de quadris e flexão plantar dos pés.
B) flexão da cabeça, retração dos ombros e da coluna, extensão ou flexão dos cotovelos, rotação interna dos braços, flexão dos dedos, extensão dos membros inferiores ou semiflexão dos joelhos, adução e rotação interna de quadris e flexão plantar dos pés.
C) extensão da cabeça, retração dos ombros e da coluna, extensão ou flexão dos cotovelos, rotação externa dos braços, extensão dos dedos, extensão dos membros inferiores ou semiflexão dos joelhos, adução e rotação interna de quadris e flexão dorsal dos pés.
×D) extensão da cabeça, retração dos ombros e da coluna, extensão ou flexão dos cotovelos, rotação interna dos braços, flexão dos dedos, extensão dos membros inferiores ou semiflexão dos joelhos, adução e rotação interna dos quadris e flexão plantar dos pés.

Continue navegando