Buscar

Fisiologia do Exercício

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fisiologia do Exercício (EDF06)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637619) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20644371
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A síndrome metabólica (SM), também conhecida como síndrome X, síndrome da resistência à insulina, quarteto mortal ou síndrome plurimetabólica, é um grave problema de saúde pública. É caracterizada por meio da associação de vários fatores de risco e atualmente atinge uma grande parcela da população brasileira e mundial. Cite três critérios para diagnosticar essa doença e disserte sobre o papel do exercício físico e qual o exercício recomendado para combater essa doença.
	Resposta Esperada:
- Critérios: glicose, colesterol HDL, triglicerídeos, obesidade e hipertensão. 
- O exercício físico, aliado a uma alimentação saudável, tem um papel importante na redução do peso corporal. 
- A diminuição do peso induz uma série de benefícios ao organismo e por isso é uma estratégia para combater esse problema de saúde pública. 
- O exercício recomendado para os portadores dessa doença é a realização de exercícios aeróbios, exercícios de flexibilidade e exercícios de força (resistência).
	2.
	Os macronutrientes são nutrientes necessários ao organismo diariamente e em grandes quantidades. Eles constituem a maior parte na dieta. Entre os três macronutrientes, o mais importante para o exercício físico e a manutenção da atividade é o carboidrato. Disserte sobre a importância do carboidrato como fonte de energia e como ele participa e se metaboliza atá a geração de ATP na célula.
	Resposta Esperada:
Os carboidratos são a principal fonte de energia para nosso corpo. Existem carboidratos simples e complexos e se classificam como monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Suas necessidades diárias são de 5-8 kg por kg de peso corporal dia, o que corresponde a 60% do consumo calórico durante o dia. O carboidrato (de qualquer tipo), no momento de ser ingerido, degrada-se para ser convertido em glicose. A glicose sofre degradação por meio da respiração celular na fase da glicólise aeróbia, o que permite a geração de duas moléculas de piruvato. Cada piruvato entra em um ciclo de Krebs (2ª fase da respiração celular) e dá continuidade à fosforilação oxidativa (3ª fase da respiração celular) com a finalidade de gerar 36 ATP no final de cada ciclo. A glicose também tem a capacidade de ser armazenada na forma de glicogênio muscular e hepático como reserva energética.
Parte inferior do formulário

Outros materiais