Buscar

AV1 FINALIZADA

Prévia do material em texto

AV1 – ESTÁGIO SUPERVSIONADO BÁSICO I
1. Durante a pandemia do Covid-19 estamos presenciando diversos psicólogos/as oferecerem gratuitamente seus serviços com foco na saúde mental da população. Cite dois exemplos – que tenham relação com o trabalho apresentado por você – nos quais os/as psicólogos/as estariam infringindo o Código de Ética Profissional do Psicólogo durante esse trabalho voluntário. Justifique e indique os números dos artigos do Código citados.
Art. 2º - b) Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou qualquer tipo de procedimento, quando do exercício de suas funções profissionais; Alguns psicólogos estão se deixando levar nessa crise principalmente por questões políticas, e isto não pode interferir principalmente no relacionamento com o paciente, nem ser levado para dentro do seu atendimento. Suas ideias, crenças e convicções são somente suas, e não podem coagir seus clientes. Este é o momento de solidariedade e acolhimento com o próximo, e não para discussões que causem mais transtorno emocional.
Art. 2º - o) Pleitear ou receber comissões, empréstimos, doações ou vantagens outras de qualquer espécie, além dos honorários contratados, assim como intermediar transações financeiras; Muitos psicólogos estão “aproveitando” esse momento tão triste de pandemia que as pessoas estão passando, para se beneficiar através de preços absurdos, ou até mesmo, oferecendo de início seu atendimento gratuito e logo em seguida exigindo o pagamento dos seus honorários para continuidade do trabalho, causando mais desgaste emocional no cliente afetado.
2. Indique pelo menos dois aspectos necessários para que o/a psicólogo/a faça uma intervenção (atuação) adequada em seu trabalho, independentemente da área de atuação.
A escuta por ser um dos instrumentos essenciais para o psicólogo em qualquer campo de atuação. É por base da escuta atenta e seletiva que alcançamos a compreensão das demandas e dos sentimentos de nossos clientes/pacientes. Dessa forma, para uma assistência e intervenção apropriada, necessitamos aprender a escutar.
O aconselhamento psicológico está ligado à resolução de problemas, o desenvolvimento da tomada de decisões, o enfrentamento de crises pessoais, o enriquecimento das relações interpessoais, o progresso de autoconhecimento e da independência pessoal, o caráter psicológico da intervenção centrada em sentimentos, pensamentos, percepções e conflitos, e a facilitação da transformação comportamental. Cabe ao conselheiro ser qualificado a ajudar no processo de autoconhecimento por parte de seu cliente, a fim de que possa buscar, por si mesmo, o seu crescimento pessoal e a autorrealização.

Continue navegando