Buscar

ROTEIRO DE AULA - RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL

Prévia do material em texto

TÓPICOS ESPECIAIS I
9º PERÍODO – 1º SEMESTRE DE 2020
AULA 11
RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL
1. NO STF
No STF esse recurso será cabível:
a) das decisões dos Tribunais Superiores que julgarem em única ou última instância o Mandado de segurança, o Habeas Corpus, o Habeas Data, e o Mandado de Injunção, desde que denegatórios (art. 102, II, a da Constituição Federal).
b) das decisões referentes a crimes políticos, previstos na lei de Segurança Nacional (art. 102, II, b da Constituição Federal). Esse recurso é especialmente chamado de RECURSO CRIMINAL ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL.
2. NO STJ
No STJ esse recurso será cabível:
a) das decisões denegatórias de Habeas Corpus, proferidas em única ou última instância, pelos Tribunais Regionais Federais, ou pelos Tribunais dos Estados e do Distrito Federal (art. 105, II, a da Constituição Federal).
b) das decisões denegatórias de mandado de segurança, proferidas em única instância pelos Tribunais Regionais Federais, ou pelos Tribunais dos Estados e do Distrito Federal (art. 105, II, b Constituição Federal).
c) das decisões proferidas em causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional de um lado, e de outro, município ou pessoa residente ou domiciliada no país (art. 105, II, c da Constituição Federal).
3. PROCEDIMENTO
O recurso ordinário constitucional é interposto por meio de petição dirigida ao presidente do Tribunal recorrido. No STJ dentro do prazo de 5 dias (no caso de denegação de Habeas Corpus) e dentro do prazo de 15 dias, no caso de mandado de segurança e com as razões de pedido de reforma. No STF o prazo será de 05 dias para a decisão denegatória do Habeas Corpus e Mandado de Segurança (súmula 319 do STF) e de 03 dias em se tratando de Crime Político (nesse caso o recurso é interposto no juízo federal de 1º grau).
Admitido o recurso, ele será encaminhado ao STF ou ao STJ, dependendo do caso.
Chegando os autos à secretaria destes, será ele distribuído a uma das Turmas e ao relator, que encaminhará os autos no prazo de 02 dias para Procurador Geral da República para que se manifeste.
Conclusos os autos ao relator este submeterá o feito a julgamento, podendo o advogado proceder à defesa oral no prazo de 15 minutos.

Continue navegando