Buscar

AVALIAÇÃO AOL 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

19091 . 5 - AVALIAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA - 20201.AB
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Cristiane Santana Matos
Nota finalEnviado: 19/03/20 11:15 (BRT)
1. Pergunta 1
Para desestabilizar a ideia de mensuração na avaliação, por volta dos anos 50, surgiram os primeiros escritos de Ralph Tyler. Sua concepção contrapunha a ideia de que avaliação é sinônimo de aplicação de testes com lápis e papel. Tyler não descartava a importância da aplicação dos testes, apenas acreditava que existiam outras maneiras de se constatar as mudanças comportamentais, denominadas aprendizagem.
Tendo como referência o texto apresentado e a concepção de avaliação defendidas por correntes progressistas da educação, assinale a alternativa que expressa a concepção de educação de Tyler.
Correta
(D) Tayler defendia a avalia...
Mostrar outras opções 
2. Pergunta 2
As práticas de verificação da aprendizagem dos alunos ainda se faz muito presente no cotidiano das escolas, sendo empregada no sentido de medir, selecionar para a atribuição de uma nota ou um conceito. A nota é utilizada como instrumento de controle para manter a disciplina em sala de sala e tentar motivar o aluno a estudar a fim de conseguir ser aprovado ao final de um ano letivo.
Assinale a alternativa que descreve corretamente as características da concepção de avaliação descrita na afirmativa acima.
Correta
(C) A avaliação somativa dá ê...
A avaliação somativa dá ênfase aos instrumentos de avaliação. A verificação da aprendizagem privilegia a nota como parâmetro para a comprovação de que o aluno aprendeu os conteúdos.
3. Pergunta 3
BQ01_AVALIACAO TEORIA E PRATICA_10.PNG
Fonte: https://porvir.org/especiais/personalizacao/
Sobre a avaliação da aprendizagem é correto afirmar:
Correta
(E) Avaliar é ser capaz de ...
Avaliar é ser capaz de acompanhar o processo de aquisição de conhecimento dos estudantes para ajudar a superar obstáculos. É diferente do "ensinar" e cobrar o produto final.
4. Pergunta 4
Jussara Hoffmann, estudiosa da área da avaliação, define a avaliação como uma ação reflexiva e desafiadora do educador em termos de contribuir, elucidar, favorecer a troca de ideias entre e com seus alunos, num movimento de superação do saber transmitido a uma produção de saber enriquecido, construído a partir da compreensão dos fenômenos estudados, o que se traduz na concepção de uma avaliação
Correta
(E) mediadora
5. Pergunta 5
BQ01_AVALIACAO TEORIA E PRATICA_02.PNG
Fonte: Disponível em http://literaturanls-1b.blogspot.com/ Acessado em: 15 de Novembro de 2019.
Antes da chegada dos portugueses no Brasil, os povos indígenas tinham uma proposta educacional, cujas características básicas eram o respeito às tradições e o agir a partir do exemplo e da necessidade de elaborar práticas de sobrevivência. Era uma educação natural, um processo que acontecia cotidianamente, na tribo, sem formalização. A Companhia de Jesus foi, então, encarregada pelos portugueses de educar os indígenas, ou seja, catequizá-los, tornando-os, assim, integrantes da cultura cristã e portuguesa.
Considerando-se esse contexto é correto afirmar:
Correta
(D) No primeiro século da ...
No primeiro século da história do Brasil, os jesuítas inauguraram no país uma pedagogia, cuja base era a catequese e a instrução, além da imposição da cultura europeia.
6. Pergunta 6
A avaliação do rendimento escolar é um importante instrumento para o trabalho docente, através dela é possível acompanhar o desenvolvimento dos alunos e refletir sobre a eficácia do ensino. Renomados teóricos do assunto definem o processo de avaliação de acordo com a postura filosófica adotadas por eles. Ralph Tyler (1978), diz que: O processo de avaliação consiste essencialmente em determinar em que medida os objetivos educacionais estão sendo realmente alcançados pelo programa do currículo e do ensino. Como os objetivos educacionais são essencialmente mudanças em seres humanos, a avaliação é o processo mediante o qual se determina o grau em que essas mudanças de comportamento estão realmente ocorrendo. (TYLER, 1978, p. 99).
Sobre a concepção de Avaliação defendida por Tyler, avalie as proposições abaixo:
I.   No Brasil na década de 60, as ideias de Tyler sobre avaliação foram amplamente divulgada com a proposta conhecida como “avaliação por objetivos”, e esta proposta passou a ser referencial teórico básico nos cursos de formação de professores, causando até hoje grande e duradoura repercussão nos meios educacionais.
II.   A avaliação por objetivos nunca foi estudada nem praticada nas escolas brasileiras. A avaliação da educação no Brasil foi influenciada apenas pelo modelo de pedagogia tradicional, praticado pelos jesuítas.
III.   Para Tyler o método proposto por Tyler para que o estudante obtenha o sucesso exige que o professor ensine um conteúdo; diagnostique a aprendizagem: se o estudante aprendeu, o professor deve seguir em frente; caso não tenha aprendido, o professor deve voltar e ensinar de novo.
É correto o que se afirma em:
Correta
(E) I e III, apenas
Mostrar outras opções 
7. Pergunta 7
A avaliação necessita estar atrelada à prática metodológica do professor. Avaliação e metodologia são indissociáveis e necessitam estar coerentes. Não há como pensar em avaliação de maneira isolada da metodologia. É a relação existente entre esses elementos que sustenta o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
Incorreta
(D) Uma proposta para a adoçã... está correta
Uma proposta para a adoção de uma prática avaliativa coerente com uma visão transformadora de educação, se traduz na adequação da metodologia de trabalho em sala de aula no sentido de uma atuação mais participativa e um contexto mais significativo.
8. Pergunta 8
Analise as assertivas que tratam sobre a avaliação da aprendizagem como componente pedagógico (LUCKESI, 2011) e assinale a alternativa que se refere aos aspectos da avaliação que contribuem para o sucesso do aluno.
I- A avaliação está a serviço da aprendizagem e do desenvolvimento do aluno na medida em que subsidia o educador em sua atividade de gestor do ensino.
II- A avaliação justifica sua utilidade pedagógica quando é utilizada como recurso para conhecer o progresso dos alunos e o funcionamento dos processos de aprendizagem.
III- A avaliação diagnóstica investiga sobre a aprendizagem dos educandos para contribuir na tomada de decisões no planejamento e na intervenção do professor quando necessário.
IV- A avaliação deve somente verificar a eficácia e os resultados da aprendizagem do aluno ao final do ano letivo para fins de certificação quanto à aprovação ou reprovação escolar.
Correta
(C) Somente as assertivas I, ...
Somente as assertivas I, II e III estão corretas.
9. Pergunta 9
Os Jesuítas, que implementaram a educação escolar no Brasil, foram também os responsáveis por um importante documento chamado Ratio Studiorum, publicado em 1599. Nele estava registrado como deveriam ser as práticas pedagógicas das escolas jesuítas. 
Sobre o Ratio Studiorum, avalie as afirmativas abaixo:
I.   As ideias pedagógicas expressas no Ratio Studiorum correspondem ao que passou a ser conhecido na modernidade como pedagogia tradicional.
II.   Na Ratio Studiorum, estão configurados dois modos de acompanhamento da aprendizagem do aluno: a Pauta do professor e os Exames escritos e orais.
III.   O plano contido Ratio Studiorum garantia uma educação popular, pois atendia tanto aos filhos dos colonos quanto aos indígenas.
É correto o que se afirma em:
Incorreta
(E) I e II, apenas está correta
10. ergunta 10
 “Como todo treinador esportivo, o professor pode “jogar com” seus alunos, servir de destinatário potencial para eles, de parceiro competente, que difere dos outros porque seu objetivo é mais favorecer a aprendizagem do que ganhar uma partida ou mostrar sua habilidade. Nesse sentido, o professor é um parceiro específico, cuja lógica é otimizar a aprendizagem do outro, em vez de suas próprias vantagens.”
PERRENOUD, Philippe. Avaliação entre duas lógicas: da excelência à regulação das aprendizagens,Porto Alegre: Artmed, 1999, p. 100.
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta
I.   Estratégias de avaliação que não compare os desempenhos dos estudantes e que desenvolva instrumentos diversificados para a regulação das aprendizagens favorecem a aprendizagem dos estudantes.
II.   Os exames são pontuais, não levam em conta o aluno antes e depois da prova, são seletivos e excludentes. Já a avaliação está a serviço de um projeto pedagógico construtivo, que olha para o ser humano como alguém em construção permanente.
III.   Só com a avaliação realizada de maneira contínua, com o diagnóstico das dificuldades e dos erros dos alunos, bem como das suas causas e com a utilização de estratégias de ensino adequadas é que se criam condições pedagógicas para que o maior número possível de alunos obtenha sucesso escolar.
Incorreta
(D) I, II e III está correta

Outros materiais