Buscar

LINDB: Prazo de Vigência, Modificação e Conhecimento das Leis

Prévia do material em texto

Leia os capítulos sugeridos, os artigos 1º a 3º da LINDB e responda às perguntas abaixo:
 Qual o prazo estabelecido para a entrada em vigor de uma lei segundo a Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro? Por que há prazo para que uma lei entre em vigor (a chamada vacatio legis)?
 De acordo com o art. 1º da LINDB, Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada.
 VACATIO LEGIS é o período que medeia entre a publicação da lei e a sua entrada em vigor. Tem a finalidade de fazer com que os futuros destinatários da lei a conheçam e se preparem para bem cumpri-la. A Constituição Federal não exige que as leis observem o período de vacatio legis. Aliás, normalmente as leis entram em vigor na data da publicação.
2. Da leitura do art. 2º da Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro, conclui-se que a modificação de uma lei ocorre sempre por inteiro? Explique.
 Não, de acordo com o a artigo 2º, com exceção dos casos em que a lei tem tempo determinado para vigorar, a lei terá vigor até que outra lei a modifique ou revogue. A revogação pode ser parcial (derrogação) ou total (ab-rogação) e também pode ser expressa ( quando indica claramente o dispositivo legal a ser revogado) ou tácita (quando regule inteiramente o assunto tratado na lei anterior e quando há incompatibilidade de conciliação entre a antiga e a nova lei). A repristinação ocorre quando uma lei  é revogada por outra, e posteriormente, a própria norma revogadora é revogada por uma terceira lei, que irá fazer com que a primeira tenha sua vigência reestabelecida caso assim determine em seu texto legal. A lei revogada não se restaura apenas por ter a lei revogadora perdido a vigência, pois, a repristinação só é admitida se for expressa. A repristinação pode ser compreendida como uma restauração, ou seja, uma forma de se voltar a uma anterior estrutura ou situação jurídica. Exemplo: A Lei 2 revogou a Lei 1. A Lei 3 revogou a Lei 2. A repristinação ocorreria se a Lei 1 retornasse a vigência.
3. De acordo com o art. 3º, ninguém pode deixar de cumprir a lei alegando o desconhecimento desta. Em sua análise, na realidade, todos conhecem todas as leis ou se trata de uma ficção do direito esse conhecimento?
Interpretando do artigo 3º da Lei de Introdução ao Código Civil extrai-se que, depois de publicada, a lei passa a ser obrigatória para toda a coletividade, e ninguém poderá furtar-se de seu cumprimento mesmo sob a alegação de erro ou ignorância, ou seja, mesmo sob a alegação de desconhecimento da lei.
Essa presunção absoluta de que todos conhecem a lei é algo que colide com a realidade social brasileira, tendo em vista que nem todos os brasileiros são conhecedores das leis, na verdade tata de uma ficção do direito esse conhecimento.

Continue navegando