Buscar

Contextualizada AOL-6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
NUTRIÇÃO EAD
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL APLICADA
Paciente A. D. S., sexo masculino, 54 anos, solteiro, natural e procedente de uma pequena cidade no interior Pernambucano, foi admitido na Clínica Médica de um grande hospital estadual em Recife-PE, devido ao quadro de diarreia e vômitos diários há seis meses, acompanhado da queixa de fraqueza e falta de apetite. Refere perda ponderal de aproximadamente 25 kg neste período. No momento da admissão, encontrava-se orientado em tempo e espaço, acamado, com “olhar perdido’” pouca comunicação e com sinais de consumo do tecido adiposo e muscular (depleção de têmporas e masseter, exposição do arco zigomático, olhos encovados, depleção acentuada da Bola gordurosa de Bichart, dentição incompleta, ombros quadrados, escápulas proeminentes, abdome escavado, consumo do músculo quadríceps). Apresentava ainda ressecamento cutâneo importante, turgor diminuído, pele inelástica, mucosas e conjuntivas hipocoradas e desidratadas. Sem diagnóstico definido, os médicos trabalharam com a Hipótese diagnóstica de Síndrome Consumptiva a Esclarecer (emagrecimento sem causa ainda definida).
Dados antropométricos:
Peso habitual: 70kg
Peso atual: 45 kg
Altura: 1,60m
Dados bioquímicos:
Hemoglobina: 8,9g/dL
Hematócrito: 26,7%
VCM: 69fL
Albumina: 2,4g/dL
3.    Prezado estudante considerando os dados expostos, redija um texto com o limite máximo de 30 linhas, abordando os seguintes tópicos: 
Avaliação da fácies do paciente.
Classificação do paciente segundo a Avaliação Subjetiva Global (ASG).
Interpretação da perda de peso.
Interpretação dos dados bioquímico.
Discussão sobre os sinais observados no exame físico.
Opinião: você acrescentaria mais algum método para a avaliação do estado nutricional deste paciente? 
	Foi admitido na clínica médica, no hospital estadual em Recife-PE o paciente A.D.S., sexo masculino, 54 anos, solteiro, com diarreia, vomito, fraqueza, falta de apetite e perda de peso, apresentando IMC 17,58 (magreza) abaixo do recomendado.
	No exame de avaliação subjetiva global, foi observado que o paciente apresentava olhar perdido, porém encontrava-se orientado no tempo e espaço, acamado, pouca comunicação (fácies crônicas) e, também demonstrava desnutrição crônica ao ser observado o emagrecimento e ausência de massa muscular, já que havia o aparecimento da bola gordurosa de Bichart, indicativo de perda proteico-calórica prolongada, assim como, apresentava atrofia grave no músculo temporal superficial e masseter, visto que apresentava o aparecimento do contorno ósseo – olhos encovados e, também exposição do arco zigomático e abdome escovado–perda de reserva calórica.
	Observou-se também, na cavidade oral, dentição incompleta, fato este que traz dificuldades em mastigar e deglutir, ocasionando uma maior perda de peso e consequentemente desnutrição. Apresentava também, mucosa e conjuntivas hipocoradas, com tugor sinalizando desidratação. A perda de peso de 25 Kg nos últimos seis meses é uma perda potencialmente significativa grave, já que representa uma perda em torno de 35,71% do peso habitual e que o IMC atual é de 17,58 (magreza), já que o IMC normal é de 18,5 a 24,9.
	Foram realizados exames bioquímicos-hemograma, que é o exame mais utilizado na prática clínica ambulatorial, para investigação/checagem de anemia ferropriva. O paciente em tela, apresentou os seguintes resultados: Hemoglobina 8,9g/dL-Vlr. Ref. homens -13,5 a 17,5; hematócritos 26,7 – Vlr. Ref. 41 a 53; VCM 69 fL – Vlr. Ref. 80 a 100, ou seja, resultados alterados, indicando diagnóstico de anemia. Ah, também foi feito o exame de albumina, o qual é um indicador nutricional importante e o paciente teve como resultado 2,4g/dL, sendo que o valor de referência é de >3,5g/dL, o que caracteriza/indica estar acometido de depleção grave.
	Conclui-se que através da ASG e exames bioquímicos realizados, o paciente A.D.S. encontra-se anêmico, desnutrição gravíssima, desidratação e com perda de peso potencialmente grave.
REFERÊNCIA:
Avaliação nutricional aplicada / Organizadora, Rafaela da Silveira Corrêa. – Porto Alegre : SAGAH, 2016.
Carvalho, Ana Paula Perillo Ferreira Protocolo de atendimento nutricional do paciente hospitalizado / Ana Paula Perillo Ferreira Carvalho [et al.]. – Goiânia : Gráfica UFG, 2016
https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/triagem_e_avaliacao_do_estado_nutricional.pdf Acesso em 02/05/2020

Continue navegando