Buscar

Reposição 1

Prévia do material em texto

Em 2 de outubro de 2016, Pietro adquiriu na Loja Magazine Felix uma fritadeira elétrica que dispensa a utilização de óleo, fabricada pela empresa Eletrocook S/A. No mesmo dia, Pietro resolveu utilizar o produto para o jantar e, após ligá-lo na tomada, veio a explodir causando-lhe queimaduras e cortes no braço e no rosto. Passado tempo, em contato com um advogado, no dia 10 de março de 2017, Pietro resolveu ajuizar demanda judicial em face da empresa Eletrocook S/A, fabricante da fritadeira, pleiteando a reparação de danos patrimoniais e extrapatrimoniais. O advogado da empresa Eletrocook S/A, em sede de defesa, apontou o transcurso do prazo decadencial de 90 (noventa) dias para reclamação de vícios em produtos duráveis. Com base no apresentado, pergunta-se: 
a) A alegação de decadência é procedente? 
Não. O caso não é de vício do produto, mas de fato do produto. O prazo prescricional aplicável à hipótese é quinquenal previsto no Art. 27 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
b) Se as partes tivessem estabelecido no contrato de aquisição do produto um limite de R$ 30.000,00 para eventuais indenizações, tal cláusula seria válida no direito brasileiro? 
Não. A cláusula que limita a responsabilidade por fato ou vício do produto perante consumidor pessoa natural é inválida no direito brasileiro, consoante o disposto no Código de Proteção e Defesa do Consumidor, artigos 25 e 51, I.
c) A loja Magazine Felix poderia ser responsabilizada também? Em qual situação? 
Não
Armindo, professor de educação física, inscreveu o time para o qual é treinador para o torneio organizado pela escola de idiomas “For Free” com início em 2 de fevereiro de 2017 e término no dia 4 do mês seguinte. O torneio é dividido em duas fases e composto por 32 times amadores , com o prêmio de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), além de um ano de aulas grátis em qualquer idioma para o time vencedor. O time de Armindo passou tranquilamente pelos três jogos da primeira fase, o que resultou na sua classificação para a próxima fase. Entretanto, dois dias antes de iniciar a segunda fase do torneio, Armindo recebeu a notificação da empresa organizadora do evento de que um dos componentes da equipe havia burlado o regulamento do certame, ao ter provocado tumulto com os integrantes das outras equipes nas redes sociais com mensagens de cunho preconceituoso. Tal atitude resultou na eliminação sumária da equipe liderada por Armindo. Inconformado, no mesmo dia, Armindo procurou um advogado a fim de garantir a permanência de sua equipe na fase final do torneio, tendo em vista que, segundo o componente de sua equipe, as mensagens com conteúdo preconceituoso não partiram dele, mas ele apenas estava no meio da discussão. Diante desta situação hipotética e considerando a nova sistemática processual civil, responda: 
a) Considerando o fato de faltarem apenas dois dias para o início da fase final do torneio, ante a dificuldade de colhimento de todas as provas e documentos necessários para a propositura da ação, pode o advogado limitar o pedido inicial ao requerimento da tutela provisória antecipada sem que isso prejudique as demais pretensões de seu cliente? 
Art. 303.  Nos casos em que a urgência for contemporânea à propositura da ação, a petição inicial pode limitar-se ao requerimento da tutela antecipada e à indicação do pedido de tutela final, com a exposição da lide, do direito que se busca realizar e do perigo de dano ou do risco ao resultado útil do processo.
b) Não concedida a tutela antecipada, pode o advogado do Autor complementar sua inicial? Se sim, qual o procedimento a ser adotado?
Art. 303.  Nos casos em que a urgência for contemporânea à propositura da ação, a petição inicial pode limitar-se ao requerimento da tutela antecipada e à indicação do pedido de tutela final, com a exposição da lide, do direito que se busca realizar e do perigo de dano ou do risco ao resultado útil do processo.
§ 1º Concedida a tutela antecipada a que se refere o caput deste artigo:
I - o autor deverá aditar a petição inicial, com a complementação de sua argumentação, a juntada de novos documentos e a confirmação do pedido de tutela final, em 15 (quinze) dias ou em outro prazo maior que o juiz fixar;
(...)
§ 2º Não realizado o aditamento a que se refere o inciso I do § 1º deste artigo, o processo será extinto sem resolução do mérito.
(...)
§ 5º O autor indicará na petição inicial, ainda, que pretende valer-se do benefício previsto no caput deste artigo.
§ 6º Caso entenda que não há elementos para a concessão de tutela antecipada, o órgão jurisdicional determinará a emenda da petição inicial em até 5 (cinco) dias, sob pena de ser indeferida e de o processo ser extinto sem resolução de mérito.
c) Sendo concedida a tutela antecipada, o procedimento a ser seguido é o mesmo? Detalhe o procedimento até a contestação. 
 Art. 304. A tutela antecipada, concedida nos termos do art. 303, torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso.
§ 1º No caso previsto no caput, o processo será extinto.
§ 2º Qualquer das partes poderá demandar a outra com o intuito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada estabilizada nos termos do caput .
§ 3º A tutela antecipada conservará seus efeitos enquanto não revista, reformada ou invalidada por decisão de mérito proferida na ação de que trata o § 2º.
§ 4º Qualquer das partes poderá requerer o desarquivamento dos autos em que foi concedida a medida, para instruir a petição inicial da ação a que se refere o § 2º, prevento o juízo em que a tutela antecipada foi concedida.
§ 5º O direito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada, previsto no § 2º deste artigo, extingue-se após 2 (dois) anos, contados da ciência da decisão que extinguiu o processo, nos termos do § 1º.
§ 6º A decisão que concede a tutela não fará coisa julgada, mas a estabilidade dos respectivos efeitos só será afastada por decisão que a revir, reformar ou invalidar, proferida em ação ajuizada por uma das partes, nos termos do § 2º deste artigo.

Continue navegando