Buscar

Plano de Aula 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME COMPLETO
	Richard Lopes Brandelik
	RGM
	23243783
	INSTITUIÇÃO
	Cruzeiro do Sul Virtual
	DATA
	10/06/2020
	CURSO
	Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados – Matemática – R2
	DISCIPLINA
	Estágio Curricular Supervisionado em Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental – Plano Emergencial – 150 horas
	PLANO DE AULA 
DESCRIÇÃO: O plano de aula é o grande norteador da atividade do(a) professor(a). A sua elaboração visa a estabelecer, com clareza, os objetivos, os conteúdos, as habilidades e competências, e as estratégias e metodologias para desenvolvê-los. Tomar com base de parâmetro oficial a BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2018), de acordo com o ano o nível de ensino escolhido. No template abaixo, antes de descrever o Plano de Aula, estabeleça a relação do seu Plano de Aula com o que está indicado na BNCC(2018).
TEMA
Toda aula precisa ter um tema principal, relacionado ao conteúdo e à finalidade. Escolha um nome interessante que estimule o interesse do aluno, esteja bem relacionado ao conteúdo a ser abordado, facilitando o acesso por palavras-chave.
Exemplos:
1. A importância da análise de documentos para os estudos da História
2. Revisão, correção e avaliação: etapas do processo de escrita
FINALIDADE
A finalidade é o que se pretende que o aluno desenvolva e alcance com essa aula. Para isso, deve-se responder à pergunta: Sobre qual ou quais conteúdos trata essa aula? Quais conhecimentos podem ser construídos a partir dessa aula? Quais competências, habilidades e atitudes devem ser desenvolvidas a partir dessa aula? Alguns verbos que devem ser utilizados, dependendo do que se almeja trabalhar na aula: compreender, refletir, identificar, explorar, analisar, comparar, entre outros.
Exemplos:
1. Relacionar clima e relevo para identificar e caracterizar flora e fauna de uma dada região. 
2. Identificar a presença e as funções dos adjetivos e dos advérbios nas autobiografias.
CONTEÚDO 
Com base no currículo e nos parâmetros oficiais definidos para o ano e nível de ensino escolhidos, determine o conteúdo que será trabalhado. Uma boa fonte para pesquisar os conteúdos são os livros didáticos e o parâmetro oficial determinado para essa atividade é a BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2018). Lembrar de que ao falarmos de conteúdos não estamos nos referindo apenas a conceitos, mas também a procedimentos e processos que estão relacionados a competências e habilidades específicas das áreas e seus componentes (BNCC, 2018). Por exemplo: “Etapas da escrita: planejamento, elaboração do texto, revisão e reescrita no gênero conto popular”, pode ser um conteúdo. 
DURAÇÃO
Propor que a aula aconteça no tempo de 50 minutos, que é o mais comum nas escolas. Caso haja necessidade, você poderá propor uma aula dupla, de 100 minutos, o que pode ocorrer em algumas escolas.
MOVIMENTO DA AULA: Toda aula é uma narrativa que deve seguir três movimentos: abertura (introdução); desenvolvimento (a aula propriamente dita) e fechamento (conclusão). A introdução e o fechamento devem ter no máximo de 5 a 10 min. Deve-se garantir que a maior parte da aula esteja no desenvolvimento.
DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES E ORIENTAÇÃO PARA O PROFESSOR
O plano de aula deve descrever o passo a passo da aula, o como fazer, e explicar quais atividades serão propostas e como serão desenvolvidas em cada um dos movimentos da aula (introdução, desenvolvimento, fechamento), ou seja, 
i. quais estratégias didáticas serão utilizadas (apresentação de slides, escuta de músicas, rodas de conversa, leitura de textos, vídeos, pesquisa em sites confiáveis na internet que explorem o conteúdo a ser trabalhado, etc.); 
ii. como os alunos serão organizados (individualmente, em duplas ou grupos, coletivamente) e, 
iii. quais prováveis intervenções do professor tanto em pequenos grupos quanto coletivamente.
Vale lembrar que a ideia é trabalhar o protagonismo dos alunos, para que ele busque também as informações necessárias para a construção do conhecimento. Trabalhar com situações problema ou perguntas problematizadoras são estratégias bem-vindas.
RECURSOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS
Listar os materiais que serão necessários para desenvolver a aula. Tanto textos impressos quanto recursos e ferramentas tecnológicas, dispositivos de multimídia que envolvem acesso à internet e permitem a transmissão e gravação de áudios, vídeos, fotografias ou outras imagens, a disponibilização de jogos, etc.
INDICADORES DE AVALIAÇÃO E AUTO-AVALIAÇÃO
O plano de aula, deve contemplar também indicadores para que o(a) professor(a) possa avaliar a aula e fazer uma auto-avaliação de sua atuação. O registro pode ser feito brevemente durante a aula ou logo depois. Perguntas norteadoras para elaborar esses indicadores: Como foi o envolvimento e a participação dos alunos na aula? O que foi construído como novo conhecimento? Quais foram as reflexões realizadas por eles? O que deu certo na aula? O que deixou a desejar? Suas estratégias deram conta de desenvolver o tema? O tempo foi suficiente? O que pode ser aprimorado para outra aula? Quais foram as dificuldades dos alunos? E as facilidades? Houve interação? Escolha apenas alguns, para o seu aperfeiçoamento constante.
REFERÊNCIAS
Você deve apresentar, seguindo as normas da ABNT quais linhas teórico-metodológicas, autor(es) e a obras respaldam a sua aula. Indique espaços digitais, ou não, em que você pesquisou materiais teóricos ou práticos para o desenvolvimento da aula. Por fim, liste as principais referências dos textos utilizados para análise ou leitura.
PLANO DE AULA 
Indicadores BNCC (2018)
	COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA ÁREA (BNCC): Ex: Linguagens, Ciências da Natureza Ciências Humanas etc.
Eleger aquela(s) que será(ão) orientadoras da aula – Digite na linha abaixo:
	Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
	COMPONENTES CURRICULARES (BNCC): Ex: Língua Portuguesa, Educação Física, História etc. Digite na linha abaixo:
	Matemática
	OBJETOS DO CONHECIMENTO (BNCC)
	HABILIDADES (BNCC)
	Frações: significados (parte/todo, quociente), equivalência, comparação, adição e subtração; cálculo da fração de um número natural; adição e subtração de frações.
	(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
	TEMA: Toda aula precisa ter um tema principal, relacionado ao conteúdo e à finalidade. Digite na linha abaixo:
	Números. A compreensão e a utilização dos números fracionários.
	FINALIDADE: Quais conhecimentos podem ser construídos a partir dessa aula? Quais competências, habilidades e atitudes devem ser desenvolvidas a partir dessa aula? Utilize verbos como: compreender, refletir, identificar, explorar, analisar, comparar, entre outros. Digite na linha abaixo:
	Compreender, analisar e ordenar números fracionários associando o conceito de partes e de inteiros, bem como, os resultados das operações matemáticas de soma e subtração e também identificando as frações equivalentes.
	CONTEÚDO: Com base no currículo e nos parâmetros oficiais definidos para o ano e nível de ensino escolhidos, determine o(s) conteúdo(s) que será (ão) trabalhado(s). Digite na linha abaixo:
	Apresentação dos conceitos fracionários. Adição e subtração de frações.
	DURAÇÃO: determinar o tempo de aula. Digite na linha abaixo:
	50 minutos.
	DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES E ORIENTAÇÃO PARA O PROFESSOR. Digite em cada uma das linhas abaixo.
	Introdução: Descrever para a turma o objetivo da aula do dia, que será sobre a apresentação dos conceitos dos números fracionários, bem como, os princípios e regras para a execução das operações matemáticas de adição e subtração com números fracionários, que ocorrerão através de exemplificação, por meio de situações problemas. Vale salientar para a turma, a importancia dos esforços individuais a serem realizados, no escopo da resolução dosproblemas matemáticos que serão expostos, com o objetivo de que cada indivíduo seja capaz de desenvolver métodos cognitivos próprios para a resolução das atividades propostas. 
	Desenvolvimento: Com a utilização de material impresso a ser distribuído a todos os presentes em sala de aula, caso haja a disponibilização do impresso. Em caso contrário, o material descritivo será transcrito no quadro, solicitando aos alunos que copiem no caderno. 
As atividades deverão ser realizadas individualmente, porém, sem o impeditivo do diálogo entre alunos de forma espontânea, para que desta forma, haja interação da turma a respeito do tema exposto/proposto.
Ao surgirem as primeiras dúvidas, será importante reforçar a informação do objetivo do desenvolvimento da capacidade de desenvolver métodos cognitivos próprios para a resolução das atividades propostas, bem como, estimular aos alunos a resolução das operações até a sua conclusão e que efetuem o registro dos resultados obtidos.
	Conclusão: É esperado dos alunos que os mesmos realizem as atividades propostas, onde posteriormente em conjunto com a sala, será efetuada paulatinamente, a resolução dos exercícios propostos, demonstrando todos os passos, para a realização dos cálculos, com a apresentação dos resultados acertivos. Sugerindo, também, caso necessário, a correção das atividades propostas, de forma indivual, por cada aluno, em cada respectivo caderno.
	RECURSOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS. Digite na linha abaixo:
	Folha de papel sulfite branco, tamanho A4, contendo material a ser trabalhado impresso. Quadro branco e caneta para quadro branco, ou, quadro negro/verde; giz para quadro negro/verde e apagador.
	INDICADORES DE AVALIAÇÃO E AUTO-AVALIAÇÃO. Digite na linha abaixo:
	A avaliação ocorrerá de forma continuada durante a execução das atividades, havendo intervenção do docente no escopo de atingir o máximo de proveito do processo de cognição das informações expostos em sala de aula. Serão considerados como itens avaliadores, os seguintes parâmetros: a participação e interação do aluno; a correta realização dos cálculos, avaliando o processo cognitivo utilizado pelo aluno; a observação dos caminhos de compreensão dos temas propostos; a exposição de ideias sobre o tema, de forma clara e coerente, e; o grau de capacidade de estabelecimento de associação entre e os problemas propostos e os conteúdos aprendidos, bem como, sua aplicabilidade cotidiana. Proporcionando, desta forma, que os alunos realizem uma introspecção a respeito de seu desenvolvimento e associação de conteúdo.
	REFERÊNCIAS. Digite na linha abaixo:
UTSUMI, Miriam Cardoso (Org.)
	. Pesquisas em psicologia da educação matemática: avanços e atualidades. Ed. São Carlos: Pedro & João, 2020. 312p. Disponível em: <https://www.psiem.fe.unicamp.br/pf-psiem/ebookpsiem_0.pdf#page=140>. Acesso em: 11, jun. 2020.

Outros materiais