Buscar

PLANO DE AÇÃO

Prévia do material em texto

PLANO DE AÇÃO
1. IDENTIFICAÇÃO
Educação infantil - Pais
2. CONTÉUDO DO PLANO DE AÇÃO
Dicas para pais: o que fazer com as crianças dentro de casa.
3. COMPETÊNCIA
Atividades lúdicas que trabalham a coordenação motora fina
Crianças de 02 á 05
4. OBJETIVOS
Estimular, dialogar, refletir
5. SÍNTESE SOBRE O ASSUNTO
O estímulo acontece a partir de diferentes ações necessárias para a execução das atividades: imaginar, falar, criar, representar  por meio de desenhos, recortes, pegar no lápis, pintar e assim por diante. A prática lúdica permite que a criança tenha contato com regras, enfrente desafios, monte estratégias, explore ambientes e pratique a concentração, tudo isso ajuda no desenvolvimento global: motor, físico, emocional, cognitivo e intelectual. Com base no pensamento dos autores citados abaixo, embasaram as atividades mencionadas no vídeo.
Segundo Piaget (1984) é na fase escolar que temos que dar ênfase à atividade motora lúdica que é fonte de prazer, fazendo com que a criança tenha uma imagem corporal e aprenda “brincando”.
Para Guedes e Guedes (1997), coordenação motora é a aquisição, consolidação e aperfeiçoamento de um movimento qualquer ajustado em sua organização em relação a uma referencia, estão diretamente associados à capacidade motora.
Paim (2003) diz que é nos anos iniciais da vida de um humano que são caracterizados mudanças marcantes nas qualidades motoras e por isso na pré-escola e nos anos iniciais do ensino fundamental, a atividade motora é de suma importância.
6. DESENVOLVIMENTO DA AULA
Tendo inicio do vídeo apresentação da Aluna Silvia estudante do curso de Psicopedagoga pela Uninter, saudando os pais, dizendo da importância das atividades lúdicas e memórias afetivas criadas pelos pais na vida de seus filhos, pois afetam seu desenvolvimento cognitivo, explicando porque trabalhar a coordenação motora fina nas crianças de 02 á 05, qual o benefícios que esta criança terá. 
Depois foi sugerido aos pais criarem e aplicarem atividades que estimulem a coordenação motora fina, a primeira atividade ensinada, utilizou se, um pote de plástico, grampos de roupa, foi sugerido que os grampos fossem pintados pelas crianças, trabalhando as cores primárias, vermelho, amarelo e azul após dos grampos pintados colocasse os grampos utilizando movimento pinça em seqüência de cores em volta do pote.
A segunda atividade utiliza se de um suporte de isopor ex: bandeja de isopor, quatro palitos de churrasco e lacres de tampinhas de refrigerantes, água enfim de diversas cores. A criança colocara as cores em seqüência, sempre trabalhando as cores, o movimento pinça memória e atenção.
Terceira é ultima atividade sugerida, utilizou de uma caixa de ovos e tampinhas de refrigerantes de diversas cores e uma pinça de sobrancelha. Pinta se a caixa de ovo de uma cor só da preferência da criança, com a pinça coloque as tampinhas uma de cada cor por seqüência na caixa utilizando a pinça
7. RECURSOS
Uma câmera realizar a filmagem, uma mesa com os materiais utilizados para realizar atividade q foi mencionado acima. Postado no canal youtube.
8. REFERÊNCIAS
COSTALLAT, Dalila Molina de. Psicomotricidade: a coordenação viso-motora e dinâmica manual da criança infradotada – método de avaliação e exercitarão gradual básica. 7 ed. Rio de Janeiro: Globo, 1987. 184 p. 
FREIRE, Paulo e FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. 158 p. (Coleção educação e comunicação, v. 15).
https://educacaoinfantil.aix.com.br/atividades-para-educacao-infantil/
https://www.pedagogia.com.br/artigos/piaget_e_o_desenvolvimento_cognitivo/index.php?pagina=5
http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/31/04042014074217.pdf

Continue navegando