Buscar

P1 PENAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE SOROCABA
Curso: Direito Disciplina: Direito Penal II 
Professor: José Francisco Cagliari 
Período: 3°A M Ano: 2020 Prova: Prova 1 
Aluno: Letícia Sampaio Caliman
RA: 00099010
1. Explique a diferença entre tentativa perfeita e tentativa imperfeita e qual é a importância dessa distinção. 
R - Tentativa perfeita é quando o agente faz todos os atos executórios, porém não consegue consumar,, já a tentativa imperfeita após iniciados os atos executórios, o agente não consegue esgotá-lo, e a distinção entre elas, é que quanto mais perfeita for, maior será a pena aplicada ou a redução da mesma
2. Quais são os elementos (características) fundamentais do crime culposo (culpa inconsciente)? Ele admite tentativa? Justifique a resposta. 
R - Conduta humana voluntária de fazer ou não, inobservância do dever de cuidado manifestado na imprudência em perícia, previsibilidade objetiva, ausência de previsão, resultado involuntário, nexo casual e tipicidade.
Nesta modalidade de culpa própria, não há que se falar em tentativa, já que a tentativa pressupõe que o crime não se consume por circunstâncias alheias à vontade do agente.
3. Explique o que é tipicidade. 
R - Tipicidade é a característica daquilo que é típico (representativo ou particular de algum tipo). O conceito costuma ser usado no âmbito do direito para designar aquilo que constitui um delito,pois adequa-se a uma figura que descreve a lei.
4. Durante violenta discussão por questões domésticas, Cláudio desferiu vários golpes com uma faca em sua companheira Helena, causando-lhe graves lesões corporais. Vendo a mulher ensanguentada e pedindo por socorro, Cláudio, desesperado, levou-a a um hospital, onde foi atendida por médicos e conseguiu se salvar. Cláudio foi detido por policiais acionados por funcionários do hospital. Pergunta-se: Cláudio praticou algum crime? Em caso positivo qual? Justifique a resposta. 
R – Cláudio praticou crime doméstico, que geralmente são decorrentes de discussões que envolvem assuntos matrimoniais, e por muitas vezes motivos fúteis, agravados de ingestão de bebida alcoólicas, devendo ser punido perante as lei, principalmente baseados na Lei 453/19.
5. Conduzindo seu veículo, João atravessou um cruzamento com o semáforo na luz vermelha e acabou atropelando José, que atravessava a rua. Em virtude do atropelamento, José teve as duas pernas fraturadas. Solicitada uma ambulância, José foi socorrido. Todavia, no trajeto para o hospital, a ambulância capotou e José, que nela viajava, sofreu graves lesões na cabeça, vindo a falecer em virtude de um traumatismo crânio-encefálico. Indaga-se: João responderá pelo evento morte de José? Porque? 
R - João não responderá pela morte de José, uma vez que a imprudência de João ao invadir o sinal vermelho, ocasionou as fraturas de José, não sendo responsável pelo acidente, onde a ambulância que o socorria capotasse, ocasionando o trauma crânio encefálico de José, que foi este que levou José a óbito.

Continue navegando