Buscar

Avaliação desenho artístico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) 
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Em cada momento histórico, o ser humano se expressa por meio da arte de acordo com a sua visão de mundo, sua cultura e seu grau de desenvolvimento. Observe as figuras a seguir: são representações da figura de Cristo produzidas na Idade Média, na arte Gótica e na arte Moderna. Observe se a figura foi representada da mesma maneira nos períodos citados. Existem diferenças? Disserte sobre elas, além de explicar quais são as funções do desenho ao longo da história da arte, pontuando as características de quem produz a imagem, o artista, e quem observa a imagem, o observador, refletindo sobre como esses agentes vivenciarão o processo de criação e fruição da obra de arte.
	
	Resposta Esperada:
Com base nas imagens, é possível perceber as características dos movimentos artísticos a que pertencem, de acordo com a época em que foram produzidas. Cada cultura expressará sua arte de maneira particular, buscando representar o que considera importante e verdadeiro. Neste caso, a figura de Cristo, ou seja, a figura humana, foi representada de diferentes maneiras pelos artistas, que buscavam registrar a maneira como viam esse ser considerado divino. O observador analisará com base na maneira como ele vê, percebe e conhece o mundo, ou seja, de acordo com a sua cultura, o momento histórico e o conhecimento que ele tem da vida, como também de sua sensibilidade e curiosidade para apreciar e ler as imagens.
	2.
	É comum as pessoas expressarem que não sabem desenhar, quando alguém solicita essa atividade. Isso se deve à compreensão equivocada de que se deve desenhar exatamente como o objeto é, ou a cena que se pretende desenhar, ao invés de ser um diálogo ou uma expressão em que a pessoa desenvolve a sua criatividade e percepção quando desenha. A autora Mazzamati (2012) estabelece alguns significados para o desenho. Disserte sobre os desafios que podem acontecer quando se trabalha essa linguagem na sala de aula, enquanto prática artística.
FONTE: MAZZAMATI, S. M. Ensino de desenho nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões e propostas metodológicas. São Paulo: SM, 2012.
	Resposta Esperada:
A autora nos faz refletir sobre qual é o tipo de desenho correto, que desenhar fielmente o que se vê limita nossa visão a um ponto de vista apenas, sendo que podem existir várias maneiras de trabalhar o desenho. Ela aborda sobre o desenho como uma linguagem em que a observação e as relações de sentido estabelecidas são fundamentais. A arte pode contribuir nesse processo para ampliar as memórias e as experiências vividas pela criança, ampliando sua bagagem imagética, para reelaborar essas imagens e expressar por meio do desenho suas percepções, ideias, sentimentos, desenvolvendo nesse processo a criatividade e a sua própria interpretação da realidade. O desenho é um processo dialógico e não uma cópia fiel da realidade.
Parte inferior do formulário

Outros materiais