resumo de artes 1bi avbi
4 pág.

resumo de artes 1bi avbi


DisciplinaInglês25.839 materiais169.205 seguidores
Pré-visualização1 página
ArtesArtes
Arte Rupestre 
· Criações artísticas feitas durante a Pré-História 
· Datam dos Períodos: Paleolítico Superior(40.000a.C) e Neolítico (8.000 a.C)
· Categorias: Gravuras (aplicações de pigmentos sobre superfícies) e Pinturas (desenhos feitos com fissuras nas rochas)
· Temática: Caça e vida cotidiana 
· Materiais dos pigmentos: Argilas, minerais, carvão, ossos carbonizados e vegetais misturados aos aglutinantes para dar viscosidade e fixar o pigmento( facilmente encontrados na natureza)
· Aglutinantes: Saliva ,água, clara de ovo, gordura(animal ou vegetal) ,sangue de animais.
· Nas diversas fases da pintura , os pigmentos podiam ser usados sem os aglutinantes ,sendo soprados com o auxílio de um osso oco ou um pedaço de cana, ou em forma de tinta.
· Os povos do Paleolítico utilizavam a representação naturalista na representação de animais (procuravam imitar nas pinturas,da forma mais semelhante possível ,aquilo que viam na natureza.
· As criações artísticas dessa época , são considerados os meios que se dispunha, demonstram técnica avançada .
Da Arte Rupestre ao Grafite 
 Da Pré-História para cá muita coisa mudou, mas as pinturas em paredes continuam a serem feitas. É possível pensar nas pinturas rupestres como os primórdios do Grafite pois ambos tem finalidade de expressa os sentimentos que englobam a vivência dos seres em suas realidades como conflitos por exemplos.
Grafite
· forma de arte contemporânea de características essencialmente urbanas
·  O objetivo é, principalmente, tecer uma crítica social.
· Considerado por alguns como vandalismo e por outros como dignos exemplares de arte urbana, o grafite ocupa o espaço das ruas e atinge democraticamente todos causando admiração, repulsa ou indiferença.
· Tipos de grafite: spray art, promovida com o uso de spray; stencil art, feita a partir de um cartão com formas recortadas que são colocadas no local desejado e recebem o spray de tinta.
· Um ano chave para o grafite foi maio de 1968, quando na capital francesa surgiu um movimento contracultural que usou os muros para inscrever trabalhos de caráter político ou mesmo poético(nessa época os trabalhos feitos em muros eram pichações)
· O grafite está muito ligado ao hip hop porque esse grupo viu na arte de rua uma linguagem para denunciar a opressão e a condição desfavorecida vivida por uma minoria que tentava dar voz.
· O grafite ingressou no Brasil no final da década de 1970 especialmente no Estado de São Paulo influenciado pela cultura norte-americana(um período marcado pela censura provocada pela ditadura militar).
· A rua passou a ser um elemento principal na produção de arte \u2013arte de rua, feita para grandes grupos de pessoas. 
· Um dos maiores nomes no universo dos grafiteiros talvez seja Jean-Michel Basquiat (1960-1988), um americano que deixou mensagens poéticas e críticas nos prédios abandonados de Manhattan no final dos anos 1970.
Pichação 
· As pichações são expressões gráficas pintadas em muros e edificações das cidades.
· Podem ser palavras, textos ou mesmo imagens.
· Considerada crime no Brasil
· é utilizada como forma de expressão de grupos marginalizados da sociedade, em especial, jovens.
· Os participantes do movimento, defendem que a pichação é arte, pois é uma forma de expressão, porém uma parcela da população considera o ato como vandalismo.
· Muitas pichações, inclusive, são indecifráveis, já que os grupos de pichação criam grafias próprias e assinaturas que são reconhecidas apenas entre os grupos do movimento, essas assinaturas são conhecidas pelos integrantes dos grupos por \u201cpixo\u201d.
· começaram a se tornar comuns, as pichações eram feitas em muros baixos, mas a partir dos anos 90, essas pinturas começaram a subir andares.  Para pichar em lugares de alta visibilidade, os pichadores costumam escalar os prédios, colocando a própria vida em risco.
Origem da música
· Ainda na pré-história, há mais de 50 mil anos, os seres humanos começaram a desenvolver ações sonoras baseadas na observação dos fenômenos da natureza.
· Arqueólogos revelam que os seres humanos das primeiras comunidades utilizavam ossos-principalmente de aves, por serem ocos,-,peles de animais, bambus ou troncos de árvores para criar flautas e tambores antes mesmo da Era Glacial
· Com o objetivo de levar a música a seus rituais 
· O conhecimento mais elaborado na área musical só começou a ser desenvolvido na China ,com teorias complexas,cerca de 3000a.C.
Didgeridoo
· instrumento rústico de sopro
· confeccionado e amplamente utilizados pelos aborígenes do Norte da Austrália, que encontram na natureza a matéria-pima para sua feitura
· consiste em um tubo oco de bambu ou outro material, sem orifícios além das duas extremidades 
· Os tubos ocos se formam em uma árvore da família das acácias que sofreu ação de um tipo de cupim comum na Austrália 
· Atualmente também é tocado por artistas diversos, inclusive no rock
· Esse instrumento amplifica e modifica os sons produzidos pelo mecanismo que gera a voz: pulmões, pregas vocais, lábios, língua.
· Cada instrumento possibilita grande diversidade sonora, específica e particular, dependendo das características do material com que foi constituído e também da maneira como é tocado.
Música 
· Segundo Roland Candé (estudioso e historiador), a música pode ser compreendida como \u201cconjunto de sons agregados e organizados de acordo com um projeto comunicável\u201d a um ou mais ouvintes, ou seja, que possa ser interpretado por um ou mais ouvintes
Elementos do Som
· O som é produzido por vibrações 
· Sonoridade é a propriedade ou condição do que produz som; se relaciona com a intensidade e o timbre
· Timbre é uma espécie de colorido que os sons têm e que os diferencia uns dos outros, como se cada um tivesse uma cor 
· Intensidade , conhecida como volume, diz respeito à amplitude das ondas sonoras
· Altura se refere à qualidade que distingue os sons agudos dos graves, de acordo com a sua frequência .
· Para entendermos o que é altura em música temos que recorrer a um termo da Acústica, a qual é objeto de estudo da física: a frequência. Todo som é produzido por vibrações que são enviadas para a atmosfera pela fonte que o emite. Essas vibrações são transmitidas até o tímpano , que as transmite para os ossos do interior do ouvido , fazendo com que a pessoa possa escutar o som. Quanto maior a frequência (vibração mais rápida),mais agudo será o som. Inversamente quanto menor maior a frequência (vibração mais lenta) mais grave será o som.